Xenical Funciona Mesmo? Nutricionista Revela a Triste Verdade

Xenical funciona? Emagrece mesmo? Quais os efeitos colaterais? Veja as respostas nesse curto artigo.

Hoje em dia, é muito grande a taxa de pessoas que estão acima do peso, seja com sobrepeso ou obesidade e, de acordo com as projeções futuras, a tendência é que essa população vai crescer ainda mais em todo o mundo.

Ao passo que muitas pessoas vêm engordando, muitas também desejam emagrecer. Por isso, recorrem a métodos de emagrecimento rápido como medicamentos e dietas restritivas, até mesmo sem orientação médica ou nutricional. O problema é que a grande maioria desses métodos de emagrecimento não é tão eficaz assim e em vez de contribuírem para o bem estar desse das pessoas que querem emagrecer, acaba prejudicando a saúde.

Por isso, neste artigo, abordaremos sobre um desses medicamentos utilizados para o emagrecimento conhecido como xenical. Saiba mais sobre esse medicamento, o que ele é, para que serve, se realmente o xenical funciona e quais os seus efeitos colaterais.

Xenical Funciona? O que é?
Xenical Funciona? O que é?

O que é xenical?

Antes de saber se o xenical funciona ou não, é importante entender o que é esse medicamente.

Xenical é um fármaco indicado para o tratamento da obesidade. É indicado para pessoas obesas (IMC acima de 30 kg/m2) ou para pessoas com sobrepeso (IMC acima de 28 kg/m2) que apresentam algum risco associado ao peso.

A forma como esse medicamento atuaria sobre o peso é por causa da sua ação sobre a lipase pancreática. Esta é uma enzima liberada pelo pâncreas que digere as gorduras presentes no intestino. O xenical, então, impede a ação dessas lipases diminuindo a absorção de gorduras pelo intestino em até 30%.

O xenical contém um composto chamado orlistate que é justamente o princípio ativo desse fármaco que age diretamente na ação da enzima lipase sobre as gorduras.

Para que Serve?

Como vimos, o xenical é um medicamento que promete a redução do peso, inclusive de forma rápida.

Muitos medicamentos para emagrecer atuam diretamente no sistema nervoso central agindo diretamente sobre hormônios e mecanismos que suprimem a fome, porém, o xenical não age dessa forma. Esse fármaco atua diretamente no intestino agindo sobre as enzimas lipases, como vimos, impedindo a absorção de gorduras fazendo com estas sejam eliminadas junto com as fezes.

Além disso, esse medicamento, além de prometer a perda de peso, também promete controlar algumas doenças associadas à obesidade como hipertensão arterial, diabetes tipo 2 e dislipidemias que é a alteração das taxas normais do colesterol e dos triglicerídeos.

O Xenical Funciona? Emagrece?

O xenical é um medicamento que pode ajudar a emagrecer, porém, para que isso aconteça, sua indicação de uso é que seja associado a uma dieta hipocalórica, ou seja, pobre em calorias e também a pratica de atividade física regular.

Por isso, esse medicamento pode, de certa forma, estimular a perda de peso de forma rápida, contudo, é uma perda considerada não saudável e veremos o porquê no próximo item, pois vamos ver em detalhes se o xenical funciona.

bannerPortal

O Xenical Funciona?

O medicamento xenical, como já foi abordado, promete o emagrecimento através da redução da absorção de gorduras. Porém, para que ele possa fazer efeito, é indicado para ser associado à realização de exercícios físicos e a uma dieta hipocalórica, além de reduzir da alimentação o consumo de alimentos ricos em gorduras como frituras, fast foods, carnes gordas, embutidos, doces, guloseimas e outros alimentos.

É verdade que esse fármaco pode estimular a perda de peso, contudo, essa perda de peso não ocorre exclusivamente por causa do uso do xenical, mas por meio da dieta hipocalórica e dos exercícios físicos diários.

Por isso, qualquer pessoa que deseja emagrecer, se realizar uma dieta pobre em calorias, retirar os alimentos que prioritariamente contribuem para o ganho de peso e manter a prática de atividade física regular, consegue emagrecer sem a ajuda de nenhum tipo de medicamento recomendado para perder peso.

Além disso, a gordura não é o principal causador do ganho de peso. Ela pode até contribuir por ser calórica, mas o principal influenciador do aumento de peso e da obesidade são os açúcares e os carboidratos refinados presentes, por exemplo, em massas, cereais refinados como o arroz branco, bolos, pães, biscoitos, entre outros.

Os açúcares e os carboidratos refinados, quando ingeridos, são absorvidos muito rapidamente pelo intestino e isso faz com que haja aumento brusco da glicose sanguínea. Quando há o consumo frequente de açúcares e carboidratos refinados, o que acontece é que ocorre muito aumento de glicose no organismo também e parte dessa glicose, a que não vai para dentro das células para ser utilizada como fonte energética, é transformada em gordura. Essa gordura é armazenada na forma de tecido adiposo como reserva de energia para o organismo utilizar em épocas de escassez energética.

Xenical funciona? Emagrece?
Xenical funciona? Emagrece?

Portanto, vemos que não são as gorduras os maiores influenciadores do aumento do peso e sim os açúcares e os carboidratos ruins que provocam o ganho de peso não saudável, ou seja, na forma de gordura. Há o ganho de peso considerado saudável que é através do ganho de massa muscular seguindo uma alimentação rica em proteínas e exercícios físicos de musculação, mas, é totalmente diferente do ganho de peso através do consumo dos carboidratos.

O xenical, além de não favorecer diretamente o emagrecimento, ainda pode causar o que se chama de efeito sanfona, ou seja, o corpo perde peso somente durante o período que está usando o medicamento, mas depois que termina essa fase, a probabilidade de recuperação do peso é muito grande.

O efeito sanfona é muito comum nas pessoas que perdem peso tomando algum tipo de medicamento ou fazendo dietas muito restritivas em calorias porque essas pessoas não passam por um processo conhecido como reeducação alimentar.

A reeducação alimentar é um processo onde há uma transformação completa dos hábitos alimentares com a inclusão de uma alimentação mais saudável, além de regular os horários e o volume das refeições e a ingestão diária de água.

Quando a pessoa que deseja emagrecer passa pelo processo de reeducação alimentar, ela aprende a se alimentar da forma correta e emagrece de forma saudável. Esse emagrecimento passa a ser eficaz e duradouro porque os hábitos alimentares saudáveis são mantidos por toda a vida para que o peso também possa ser mantido.

Nos tratamentos para a perda de peso, seja com medicamentos ou dietas restritivas, como não há esse processo de reeducação alimentar, inevitavelmente o corpo volta a ganhar peso porque os velhos hábitos alimentares errados são retomados. Além disso, ninguém é capaz de manter uma perda de peso somente com medicamentos e dietas restritivas, pois ninguém passa a vida toda tomando remédios para emagrecer e nem fazendo dietas para perder peso.

Portanto, podemos afirmar que o xenical, assim como os outros medicamentos, para emagrecer, não funciona. Ele pode sim causar outros efeitos que não é o emagrecimento como carências nutricionais e efeitos gastrointestinais desconfortáveis, além de ser um gasto financeiro desnecessário.

O recomendado para um emagrecimento saudável e eficaz é manter hábitos alimentares saudáveis e praticar atividade física de forma regular com a ajuda dos profissionais adequados para ambas as recomendações.

A alimentação para perder peso consiste basicamente em trocar os alimentos não saudáveis como frituras, doces, carboidratos refinados, açúcares, fast foods, alimentos industrializados, entre outros, por alimentos realmente saudáveis como os alimentos naturais, entre eles as frutas verduras, legumes, leguminosas, sementes, cereais integrais, carboidratos complexos, carnes magras e gorduras boas (azeite, óleo de coco).

bannerPortal

Quanto à atividade física, a mais recomendada é a atividade aeróbica. Este tipo de atividade ajuda na perda de peso porque ela é de baixa intensidade e de longa duração e trabalha todo o corpo ao mesmo tempo estimulando maior gasto energético. A atividade física seja para perder peso, para manter o peso ou para manter ou melhorar a saúde, deve ser feita de forma regular, caso contrário, não exercerá os efeitos benéficos esperados sobre o, peso, o corpo e a saúde.

Dessa forma, você conseguirá perder peso de forma saudável e permanente, contribuindo, também, para a melhoria e manutenção da sua saúde.

Efeitos Colaterais

O xenical é um medicamento que, assim como outros medicamentos que prometem a redução do peso, causam diversos efeitos colaterais.

Os efeitos adversos causados pelo xenical estão mais relacionados ao sistema digestivo. Como esse fármaco impede a absorção de gorduras pelo intestino através da supressão das atividades das lipases, as gorduras acabam sendo eliminadas pelas fezes, como já foi dito.

Essa eliminação das gorduras causa também a eliminação de alguns nutrientes como vitaminas lipossolúveis que são as vitaminas A, D, E e K. Essa classe de vitaminas necessita das gorduras para serem absorvidas e quando essa absorção não ocorre de forma adequada, pode causar deficiência nutricional.

Xenical Funciona - Efeitos Colaterais
Xenical Funciona – Efeitos Colaterais

Além disso, como esse medicamento elimina parte das gorduras intestinais, as gorduras boas também acabam sendo eliminadas e prejudicando o equilíbrio nutricional.

O correto, então, não seria tomar o medicamento para eliminar as gorduras que acaba prejudicando a absorção das gorduras saudáveis, mas sim evitar a ingestão das gorduras considerada maléficas. Entre elas estão as gorduras trans presentes, em sua maioria, nos produtos alimentícios industrializados, e o consumo excessivo das gorduras saturadas que estão presentes nos alimentos de origem animal.

Outros efeitos adversos com o uso do xenical são os desconfortos intestinais causados pela eliminação das gorduras com as fezes. Alguns desses desconfortos são:

  • Flatulências
  • Dores abdominais e na região anal
  • Fortes odores
  • Fezes muito oleosas
  • Diarreia
  • Esteatorreia (diarreia gordurosa)

Resumo – Xenical Funciona?

O xenical, como já foi abordado no decorrer deste artigo, é um fármaco que promete o emagrecimento por meio da redução da absorção das gorduras pelo intestino através do seu princípio ativo, o orlistate. Esse medicamento promete eliminar até 30% das gorduras pelas fezes, o que, teoricamente, seria o principal fator para a perda de peso.

Porém, ao passo que o xenical deva ser ingerido, é indicado também realizar uma dieta hipocalórica e praticar atividades físicas para que o emagrecimento realmente possa ocorrer.

Como podemos ver, então, não é o medicamento em si que contribui para a perda de peso e sim a realização da dieta e a prática da atividade física. Por isso, toda pessoa que seguir uma dieta pobre em calorias e em alimentos que promovem o ganho de peso, além de realizar exercícios físicos aeróbicos com regularidade, consegue emagrecer com muita facilidade e sem precisar tomar nenhum tipo de medicamento emagrecedor.

As gorduras que são eliminadas com o uso do xenical não influenciam em muita coisa o ganho de peso, pois o principal causador do aumento de peso são os carboidratos ruins que são os açúcares e os carboidratos refinados. Estes sim são considerados os maiores vilões para o ganho de peso não saudável (na forma de gordura), pois quando há muita ingestão de carboidratos e com bastante frequência, o organismo transforma esses carboidratos em gordura para ser armazenada no corpo. Com isso, ocorre o ganho de peso.

O que pode acontecer com a eliminação dessas gorduras não é a redução do peso em si, mas sim efeitos desconfortáveis no sistema digestivo. Além disso, podem ocorrer desordens nutricionais como a carência das vitaminas lipossolúveis e até a eliminação das gorduras boas junto com toda a gordura que é eliminada nas fezes.

Com isso, podemos observar que a melhor forma de passar por um processo de emagrecimento saudável é ter uma mudança total dos hábitos de vida para hábitos mais saudáveis. Esses hábitos incluem uma alimentação saudável e a prática de atividade física regular, além de evitar outros hábitos ruins como o álcool e o fumo.

Seguir uma alimentação adequada através da reeducação alimentar é fundamental para não somente perder peso, mas conseguir manter o peso perdido a fim de evitar o famoso efeito sanfona, além de garantir a saúde, a qualidade de vida e a longevidade.

É sempre bom procurar ajuda profissional quando se deseja emagrecer. O profissional é habilitado para promover o emagrecimento saudável com a mudança dos hábitos alimentares, no caso do nutricionista, e a inclusão da atividade física, no caso do educador físico.

Portanto, não acredite em medicamentos para emagrecer, seja o xenical ou qualquer outro, e nem também em dietas restritivas que prometem o emagrecimento rápido. Os medicamentos somente garantem o lucro da indústria farmacêutica prejudicando a saúde das pessoas. Uma simples mudança de estilo de vida já é o suficiente para garantir a perda de peso saudável, eficaz e duradoura e também a saúde.

Nutricionista Samara da Silva.

Posts relacionados:

bannerPortal

Depois de ler esse artigo, gostaria da sua opinião: Xenical funciona? Vale a pena tomar? Deixe a sua resposta nos comentários logo abaixo.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha com a imagem abaixo * TimLimite de tentativas alcançadas