5 Dicas Testadas Para Controlar a Vontade de Comer Doces

Psicóloga disponibiliza gratuitamente manual completo para você controlar a vontade de comer doces e conseguir emagrecer de forma saudável.

Olá no artigo de hoje vamos falar sobre como controlar a vontade de comer doces. Você sabia que existe um motivo pelo qual sentimos vontade de comer doces? E que o consumo excessivo de doces pode ocasionar diversas doenças? E que existe algumas formas de controlar a vontade de comer doces?

Neste artigo vamos apresentar os seguintes tópicos:

  • Porque sentimos vontade de comer doces?
  • O que a serotonina causa no organismo?
  • Riscos do consumo excessivo de doces?
  • 5 Dicas para controlar a vontade de comer doces?
Como controlar a vontade de comer doces
Como controlar a vontade de comer doces

PORQUE SENTIMOS VONTADE DE COMER DOCES?

A vontade de comer doces não é só uma tentação, mas uma necessidade fisiológica do organismo. O açúcar é o alimento dos neurônios, as células cerebrais. E para se manter vivo, o corpo humano necessita dessa substância.

E de onde vem essa vontade de comer doces?

Quando alguém precisa de energia, o corpo pede açúcar, que é o principal alimento do cérebro. A pessoa que gastou todo o estoque de carboidrato começa, então a queimar gordura. O nosso cérebro tem um sistema de recompensa que, quando ativado, produz uma sensação de prazer. O doce é um desses interruptores de dopamina, que tem como principal função ativar os circuitos de recompensa do cérebro. E o doce aumenta a sensação de prazer.

E você sabia que o desejo de comer doce é mais frequente no final da tarde, quando o corpo sofre uma redução da serotonina, neurotransmissor ligado ao humor.

Vale ressaltar que a atividade física melhora o condicionamento das células preguiçosas e acelera a absorção do açúcar. Além disso, quanto menos doces comemos, menos ficamos viciados, já que o sistema de dependência do açúcar atua da mesma forma que o tabagismo e alcoolismo.

Depois do almoço ou jantar, a vontade de comer doces aumenta, pois os alimentos mais pesados demoram a ser processados, e o corpo continua com fome. A lembrança de algo gostoso aumenta ainda mais o desejo de comer doces.

Uma dica para evitar o doce após essas refeições é ingerir uma fruta pouco antes da refeição.

Quando caem no sangue, os doces produzem um pico de insulina. E logo vem aquela sensação de energia, porém em pouco tempo a fome volta, e nessa hora se a pessoa não tomar cuidado irá comer algo a mais do que o necessário. E dessa forma o pâncreas se acostuma a produzir altos níveis de insulina.

Uma dica para diminuir a ingestão de doces em excesso é ir substituindo aos poucos o doce pela fruta.

O QUE A SEROTONINA CAUSA NO ORGANISMO?

A serotonina é um neurotransmissor que atua no cérebro regulando o humor, sono, apetite, ritmo cardíaco, temperatura corporal, sensibilidade a dor e as funções intelectuais.

E como ela atua no nosso organismo? Como um neurotransmissor, a serotonina transmite sinais entre as células nervosas (neurônios), regulando sua intensidade, além de regular os sinais entre os neurônios, a serotonina desempenha um papel fundamental no sistema nervoso central, bem como no funcionamento geral do corpo e no trato gastrointestinal.

Quais são as funções da serotonina?

  • Função intestinal: Ela regula a função intestinal e desempenha um papel importante na redução do apetite ao consumir uma refeição.
  • E como foi dito anteriormente, a serotonina regular o sono, humor, temperatura do corpo, funções intelectuais como a atenção e funções sexuais.

Além dessas funções acima citada, a serotonina ajuda a controlar a vontade de comer açúcar, pois quando a pessoa está com as taxas de serotonina normal, a pessoa atinge facilmente a saciedade e consegue controlar a vontade de ingerir açucares.

E como saber que a serotonina está baixa?

A baixa concentração de serotonina no organismo pode levar ao aparecimento de:

  • Mau humor pela manhã.
  • Sonolência durante o dia.
  • Inibição do desejo sexual.
  • Vontade de comer doces.
  • Irritabilidade
  • Déficit na memória.
Como diminuir a vontade de comer doces
Como diminuir a vontade de comer doces

E você sabia que é possível aumentar o nível de serotonina através de alguns alimentos? E são eles:

  • Vinho tinto
  • Chocolate preto
  • Banana
  • Abacaxi
  • Tomate
  • Carnes magras
  • Leite e seus derivados
  • Castanha do Pará

Alimentos como estes devem ser consumidos em pequenas porções algumas vezes ao dia.

RISCOS DO CONSUMO EXCESSIVO DE DOCES?

Você sabia que o excesso de açúcar pode trazer sérios problemas a sua saúde? Segundo uma pesquisa da Califórnia o consumo de açúcar deve ser controlado da mesma maneira que o álcool e o tabaco, PORÉM esse controle diz a respeito ao EXAGERO de açúcar que deve ser evitado. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) o limite ideal para adultos equivale a 50 gramas/dia o equivalente a dez colheres de chá. Estima-se que no Brasil o consumo seja de 22 colheres, mais que o dobro que o recomendado.

Abaixo eu vou compartilhar com vocês alguns problemas de saúde provocados pela o excesso de açúcar.

  • Obesidade: No final do ano passado, a OMS divulgou um artigo confirmando a relação entre obesidade e consumo de açúcar. Uma das bases dessa teoria é que ele é viciante: uma vez ingerido, o ingrediente eleva a produção de hormônios que causam a sensação de bem-estar. O efeito é momentâneo e, logo que passa, você fica tentada a atacar mais uma guloseima.
  • Diabetes tipo 2: O açúcar e os carboidratos são convertidos em glicose e usados como energia pelo corpo. Mas quem exagera na ingestão pode ter resistência à ação do hormônio insulina, que retira a glicose do sangue e o envia às células para ser utilizado ou estocado.
  • Problemas cardíacos: Muito se fala sobre os efeitos do sal na pressão arterial, mas pesquisadores do Imperial College London (Inglaterra) descobriram que ingerir bebidas doces em excesso também eleva o risco de hipertensão. A relação não foi 100% decifrada, mas uma das hipóteses é que o açúcar desequilibra o tônus dos vasos sanguíneos, causando o sintoma. O aumento da gordura abdominal, que é consequência de uma dieta açucarada, ativa a produção de substâncias com potencial inflamatório. Estas, por sua vez, aumentam o risco da formação de placas de gordura nas artérias, que podem levar a infartos e derrames.
  • Envelhecimento Precoce: O ingrediente acelera o processo de glicação, um dos responsáveis pelo envelhecimento celular.
  • Falhas na memória: Uma pesquisa da Universidade da Califórnia (EUA) realizada com ratos mostrou que os bichos que ingeriram xarope de milho rico em frutose (tipo de açúcar encontrado nos refrigerantes, por exemplo) tiveram prejuízo na memória e queda no número de ligações entre os neurônios, o que deixava o cérebro mais lento.

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COMO CONTROLAR A VONTADE DE COMER DOCES?

A vontade de comer doces geralmente aparece logo depois do almoço, ou no meio da tarde, não é mesmo? Porém o excesso de açúcar no nosso organismo pode ocasionar em alguns problemas como vimos anteriormente.

Devido a isso eu vou compartilhar com vocês algumas dicas para controlar a vontade de comer doces.

  • Consuma alimentos ricos em triptofano, eles atuam na produção de serotonina, que é um neurotransmissor que ajuda a regular o sono, fome e a controlar a ansiedade. Alguns desses alimentos são aveia, banana e sementes oleaginosas.
alimentos ricos em triptofano
alimentos ricos em triptofano
  • Pratique exercícios físicos, pois eles estimulam a liberação da endorfina, que gera a sensação de bem-estar.
  • Consuma frutas, pois elas contêm um açúcar chamado frutose, que prolonga a sensação de saciedade.
  • Tente diminuir o consumo de doces aos poucos, não tire o doce de uma vez da sua alimentação, pois provavelmente você irá retornar a ingerir em quantidades maiores. Por isso diminua aos poucos o consumo de doces.
  • Controle a ansiedade e o estresse, o doce libera a serotonina que causa a sensação de bem estar, assim muitas vezes os doces acabam sendo usados como antidepressivos. Por isso a necessidade de controlar o estresse e ansiedade.

Psicóloga Simoni Parente.

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Gostou do artigo sobre como controlar a vontade de comer doces? Deixe um comentário aqui embaixo com a sua opinião e também me conta se você come doces com muita frequência. Vou ficar muito feliz em te ajudar de alguma maneira :).

Referências

http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2011/06/vontade-por-doces-nao-e-so-tentacao-mas-necessidade-fisica-diz-medico.html

https://www.tuasaude.com/serotonina/

https://mdemulher.abril.com.br/saude/acucar-os-perigos-do-excesso-para-a-saude/#

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