Vinagre de Maçã Emagrece? Faz Mal? Nutricionista Responde Agora

Você sabe se o vinagre de maçã emagrece? Se Faz mal? Nutricionista responde essas perguntas, mostra 8 benefícios e 5 formas simples de consumir esse poderoso alimento.

O vinagre é um produto que sempre foi utilizado na preparação de pratos e receitas. Hoje, o vinagre, em especial o vinagre de maçã, tem sido muito utilizado para fins medicinais e para ajudar no emagrecimento.

Mas será que o vinagre de maçã emagrece e realmente possui propriedades medicinais que contribuem para prevenir e combater doenças?

Você saberá sobre essas e outras questões relacionadas a esse produto ao longo deste artigo. Por isso, continue acompanhando a leitura.

Além de aprender se o vinagre de maçã emagrece, você vai ver:

Vinagre de Maçã Emagrece? Quais Benefícios?
Vinagre de Maçã Emagrece? Quais Benefícios?

Para que serve?

Como vimos, o vinagre de maçã é muito utilizado, principalmente, em preparações culinárias. Pode ser usado, principalmente, como tempero de receitas e molho para saladas.

Além do uso na culinária, ele também serve para ser usado na pele e no cabelo e a principal utilidade desse vinagre é para fins medicinais como veremos mais detalhadamente adiante.

Composição do vinagre de maçã

O vinagre de maçã é um produto elaborado por meio da fermentação do suco da maçã. Isso ocorre através das leveduras que transformam o açúcar da maçã em álcool. O álcool, então, é transformado em ácido acético através da ação das bactérias acetobacter.

O principal componente desse vinagre é o ácido acético também conhecido como ácido etanoico. Esse ácido é um composto orgânico que apresenta cheiro e sabor forte. Em média, o ácido acético está na quantidade de 5% e os outros 95% do vinagre é composto por água.

O vinagre de maçã é pobre em calorias e carboidratos e é rico em fitoquímicos (polifenóis), vitaminas e minerais, principalmente o potássio.

A composição desse vinagre, principalmente a quantidade de ácido acético, pode variar de fabricante para fabricante, bem como o seu processo de fermentação. O ideal é que o vinagre de maçã seja orgânico, não filtrado e na porcentagem de acidez em torno de 6%.

Antes de te contar se o vinagre de maçã emagrece ou faz mal, quero te mostrar os benefícios desse super alimento.

Benefícios do vinagre de maçã

Os benefícios que esse vinagre oferece ao organismo e à saúde ocorrem, principalmente, por causa da presença do ácido acético. Portanto, os principais benefícios oferecidos por esse vinagre são:

  1. Combatem microorganismos patogênicos

O vinagre de maçã combate microorganismos patogênicos como as bactérias, ou seja, que são causadores de doenças, inclusive matando-as. Assim, impede a ação desses microorganismos no organismo.

  1. Ajuda no controle do diabetes

O ácido acético presente no vinagre de maçã ajuda no controle do diabetes, principalmente o diabetes tipo 2, porque inibe a ação de enzimas que degradam os carboidratos.

Assim, a absorção dos carboidratos fica diminuída ajudando no controle glicêmico ao passo que mantém os níveis de glicose sanguínea sempre estabilizados.

Além disso, o ácido acético melhora a sensibilidade à ação da insulina e também diminui a quantidade de insulina e açúcar no sangue, principalmente após uma refeição rica em carboidratos.

Para o diabetes, pesquisas mostram que o controle glicêmico ainda é mais eficaz quanto esse vinagre é consumido em jejum pela manhã ou à noite antes de dormir.

  1. Ajuda a controlar o colesterol

Mais um benefício do vinagre de maçã é a redução do colesterol ruim (LDL) e dos triglicerídeos e o aumento do colesterol bom (HDL). Isso é eficaz para a proteção do sistema cardiovascular evitando o aparecimento de doenças ligadas ao coração.

  1. Ajuda a controlar a pressão arterial

O vinagre de maçã também ajuda a manter a pressão arterial mais controlada porque inibe a enzima responsável pelo estreitamento dos vasos sanguíneos. O controle da pressão arterial também ajuda a proteger o coração, já que a hipertensão é um grande causador de problemas do coração. Por isso, esse vinagre é eficaz para quem possui hipertensão.

  1. Ajuda na prevenção de algumas doenças

Como o vinagre de maçã possui ação antioxidante por causa da presença dos fitoquímicos, esse produto ajuda a prevenir doenças como doenças cardiovasculares e câncer. Além disso, também ajuda a retardar o envelhecimento.

Isso acontece porque os fitoquímicos presentes nesse vinagre combatem a ação dos radicais livres, compostos que, quando presentes no organismo, danificam células saudáveis causando vários danos ao corpo e, consequentemente, à saúde.

  1. Melhora a saúde das articulações

Mais um benefício desse vinagre é a redução da rigidez das articulações por causa da ação do ácido acético. Dessa forma, há uma melhorara da saúde das articulações.

  1. É bom para a pele e cabelos

O vinagre de maçã também ajuda na saúde da pele e dos cabelos. Para a pele é um ótimo tônico facial, pois possui a ação adstringente ajudando no controle da oleosidade. Além disso, ameniza a irritação na pele causada por mordidas de mosquito.

Já para o cabelo e o couro cabeludo esse vinagre é indicado para cabelos quebradiços ou porosos finalizando a hidratação com cremes para fechar a cutícula e garantir o brilho dos fios. Também ajuda a controlar a caspa, já que possui ação antifúngica.

  1. Possui ação desinfetante

A ação desinfetante do vinagre de maçã ocorre em ferimentos na pele anulando o efeito patogênico de bactérias que se instalam no local. Para essa finalidade, o vinagre deve ser diluído em água para evitar manchas e queimação na pele.

bannerPortal

Vinagre de maçã faz mal?

O vinagre de maçã, quando consumido na quantidade recomendada, não é prejudicial para a saúde. Porém, se consumido de forma exagerada, pode fazer mal.

Outro prejuízo da ingestão excessiva desse vinagre o desgaste do esmalte dos dentes aumentando o risco de cáries e também causar lesões na garganta, esôfago e estômago.

Se for ingerido puro também pode causar irritação e lesões no aparelho digestivo e se for usado puro diretamente na pele com frequência sem diluir pode causar ardor, vermelhidão e até queimar a pele.

Quando ingerido em excesso, esse vinagre também pode interagir com alguns medicamentos como os para diabetes e para a hipertensão como os diuréticos.

Por isso, sempre faça o uso do vinagre de maçã sempre diluído e em quantidades orientadas por médico ou nutricionista.

Como vimos, esse alimento se consumido da maneira correta e com moderação, não faz mal algum. Então agora quero te explicar se o vinagre de maçã emagrece e depois como você pode consumir para não correr nenhum risco.

Vinagre de maçã emagrece?

É comprovado que esse vinagre ajuda no processo de emagrecimento. Isso ocorre por causa de alguns fatores e falaremos quais são eles.

Sabemos que esse vinagre é uma ótima fonte de ácido acético. O ácido acético age no organismo inibindo a ação de algumas enzimas como amilase, sacarase, maltase e lactase. Essas enzimas têm como função degradar os carboidratos para que sejam absorvidos.

Como o vinagre de maçã ajuda a estabilizar os níveis de ácido acético no organismo diminuindo a degradação dos carboidratos, estes nutrientes, ao serem ingeridos, não são digeridos e passam direto pelo trato digestivo sendo eliminado pelas fezes. Isso significa que esses carboidratos se comportam como fibras insolúveis, o que contribui para a redução do peso.

O consumo de carboidratos, principalmente de rápida absorção, estimula o aumento brusco e constante da glicose sanguínea. Isso é prejudicial para o peso porque, quando isso acontece, ocorre liberação rápida de insulina que retira rapidamente a glicose do sangue e isso reduz drasticamente esse açúcar do sangue. Esse mecanismo causa aumento rápido da sensação de fome. Com esse ciclo se repetindo constantemente a tendência é o corpo ganhar peso.

Além disso, a ingestão frequente de carboidratos leva à formação de gorduras. Quanto há muita glicose no sangue, parte que não é utilizada como fonte de energia acaba sendo transformada em gorduras para serem armazenadas no organismo na forma de tecido adiposo como reserva de energia, o que também prejudica o peso.

Com o consumo regular do vinagre de maçã, ocorre a sensação de saciedade e ele também evita que haja rápida liberação da insulina e redução brusca do açúcar o sangue. Consequentemente, o aparecimento da fome fica mais retardado. Com isso, vemos que o vinagre de maçã atua como um inibidor da fome.

Vinagre de Maçã Emagrece? Faz Mal?
Vinagre de Maçã Emagrece? Faz Mal?

Esse vinagre ainda possui ação termogênica, o que favorece a queima de gordura. Isso acontece porque esse vinagre, ao ser ingerido, aumenta a temperatura corporal e, consequentemente, o trabalho do metabolismo fazendo com que haja maior queima de gordura. Esse benefício termogênico do vinagre de maçã se á por causa do ácido acético.

Apesar de ser um forte estimulante do peso, o vinagre de maçã deve ser associado a uma alimentação saudável para que possa contribuir ainda mais para o emagrecimento e oferecer seus benefícios à saúde.

Para o emagrecimento, o vinagre deve ser diluído em água na proporção de 2 colheres de sopa do vinagre para 1 copo de água.

Essa solução de vinagre de maçã com água pode ser ingerida em jejum (logo antes do café da amanhã) antes do almoço e antes do jantar ou conforme a orientação do seu médico ou nutricionista, pois pode variar para cada caso.

Onde encontrar?

O vinagre de maçã pode ser encontrado em grandes redes de supermercado, em lojas de produtos naturais e pela internet.

5 formas de consumir o vinagre de maçã

Como já vimos, o vinagre de maçã nunca deve ser consumido puro. Seu uso é mais indicado para ser associado com outro alimento como saladas, em receitas que vão ao fogo e forno e para fins medicinais associado com a água para ser ingerido.

Abaixo estão 5 formas de consumir esse vinagre.

  1. Diluído em água

Para fins medicinais, emagrecimento e uso tópico o vinagre de maçã deve ser ingerido diluído em água, pois se utilizado puro pode causar alguns danos como vimos.

  1. Como tempero

Outra forma de uso desse vinagre é como tempero em preparações culinárias, principalmente de carnes.

  1. Como molho para saladas

Também pode ser utilizado puro ou na forma de molho com outros ingredientes para temperar saladas cruas.

  1. Preparação de receitas

O vinagre de maçã pode ser utilizado para o preparo de diversas receitas que levam carne, peixe, frango, vegetais e outros alimentos.

  1. Como remédio

Outra forma de consumo desse vinagre é como remédio caseiro. Para isso, ele pode ser consumido com outros produtos para alguns casos como sinusite, tosse, resfriados e combater microorganismos patogênicos como já vimos.

bannerPortal

Resumo – Vinagre de Maçã Emagrece? Quais Benefícios e Como Consumir?

O vinagre de maçã é um produto com diversas aplicações e que comprovadamente oferece vários benefícios à saúde, além de ajudar de forma eficaz para a perda de peso associado à uma alimentação saudável e à pratica de atividade física regular.

A principal ação benéfica desse produto se dá por causa da presença do ácido acético. Esse ácido é produzido através da fermentação do suco da maçã onde leveduras transformam o açúcar da maçã em álcool e este é transformado em ácido acético através das bactérias acetobacter.

Mas além do ácido acético, esse vinagre também contém substâncias antioxidantes, vitaminas e minerais, principalmente o potássio que se encontra em grande quantidade.

Entre os seus benefícios estão, principalmente, a destruição de microorganismos patogênicos; o controle glicêmico, do colesterol e da pressão arterial; o emagrecimento; a saúde da pele e dos cabelos e a prevenção de doenças como o câncer por causa da sua ação antioxidante.

Vimos que o vinagre de maçã emagrece. Isso ocorre porque esse vinagre inibe a ação de enzimas que degradam os carboidratos fazendo com que eles não sejam digeridos e passem direto pelo trato intestinal.

Vinagre de Maçã Emagrece? Como Consumir?
Vinagre de Maçã Emagrece? Como Consumir?

Além disso, o vinagre de maçã retarda o aparecimento da fome ao passo que mantém os níveis glicêmicos mais controlados e também possui ação termogênica aumentando a queima de gordura.

Esse vinagre pode ser utilizado de várias formas. Para emagrecimento e fins medicinais (ingerir ou uso tópico) deve ser diluído em água e, nesses casos, nunca pode ser utilizado puro para evitar efeitos adversos. Esse vinagre também pode ser utilizado em preparações culinárias como temperos e molhos e também para a preparação de remédios caseiros.

Consuma esse vinagre sob orientação médica ou nutricional e evite o consumo em excesso, pois pode causar efeitos indesejáveis como problemas dentários (desgaste do esmalte e cáries); irritações e lesões no aparelho digestivo (boca, garganta, esôfago e estômago) e interações com alguns medicamentos. Se utilizado puro diretamente na pele com muita frequência pode causar irritação e até queimação.

Portanto, o vinagre de maçã é totalmente recomendado para ser incluído na nossa alimentação diária, além de ajudar no combate à vários problemas de saúde, mas, para isso, deve ser utilizado com consciência e da forma correta.

Nutricionista Samara da Silva.

Posts relacionados ao artigo Vinagre de Maçã Emagrece? :

bannerPortal

Gostou do conteúdo? Você acha que o vinagre de maçã emagrece ou faz mal? Deixe um comentário logo abaixo com a sua opinião e me conta se você já consome esse poderoso alimento. 🙂

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha com a imagem abaixo * TimLimite de tentativas alcançadas