Sorvete ou Açaí? Qual o mais saudável?

eu atleta acai engorda (Foto: eu atleta)

SORVETE OU AÇAÍ?

Quando está aquele calorão, você prefere o sorvete ou o açaí? Eles são muito parecidos no aspecto visual, porém a composição de cada um deles é bem diferente. Acompanhe este artigo comigo por alguns minutinhos que você já vai descobrir quem é o vilão dessa história de verão.

Ambos são consumidos para se refrescar nas tardes de calor aqui nesse país tropical que é quente na maior parte do ano. A questão é que um pode te prejudicar, e muito, e outro pode te beneficiar, claro que se consumido da forma correta.

AÇAÍ x SORVETE

O açaí é uma palmeira originária da mata nativa amazônica, que produz um fruto roxo, sendo considerado um dos alimentos mais nutritivos, pois é excelente fonte de vitamina E, fibras, cálcio, potássio e magnésio, aminoácidos, além de conter um alto poder antioxidante. Tal fruta que vem sendo cada vez mais consumida pelos brasileiros, principalmente na forma de creme tem sido rotulada como engordativa e calórica. Mas será que é mesmo?

O principal problema do açaí é a forma em que este é consumido, pois em sua forma de creme congelado, além da polpa do açaí, é adicionado xarope de guaraná, mel entre outros carboidratos para conferir sabor doce ao creme, já que naturalmente o açaí tem um gosto meio amago e a intensidade do sabor doce não é muito alta.

O creme do açaí puro é uma opção muito saudável para quem busca uma fonte energética de origem natural. A questão é que além de a maioria das indústrias que produzem o açaí adicionarem o xarope de guaraná para deixa-lo mais doce, os próprios locais de venda ainda o disponibilizam com ainda mais xarope de guaraná, achocolatados, mel, leite em pó, leite condensado entre diversos outros adicionais que tornam o açaí uma verdadeira bomba calórica, chegando a ser comparado com o sorvete em questão de calorias, quando consumido dessa forma.

A composição do sorvete, diferentemente do açaí puro, já é muito calórica, por apresentar alto teor de açúcar, gordura hidrogenada (gordura trans.), além de conservantes, aromatizantes, corantes e aditivos químicos para que o sorvete mantenha aquele aspecto cremoso e claro, o seu sabor doce.

Imagem relacionada

ALGUNS BENEFÍCIOS DO AÇAÍ

1 – RICO EM ANTIOXIDANTES

A maioria das frutas apresentam em sua composição os antioxidantes, e o açaí não está de fora. Este contém antioxidantes, substâncias que combatem moléculas que degradam as células do nosso organismo, conhecidas como radicais livres.

Os radicais livres em si, não é um verdadeiro vilão, pois ele também responsável por atacar células defeituosas do nosso corpo, a questão é quando estes estão em excesso, pois além das células ruins eles acabam atacando as células saudáveis do corpo, podendo levar a problemas sérios de saúde relacionados com a reconstrução celular, envelhecimento precoce, doenças cardíacas e até mesmo o câncer. Por isso uma quantidade equilibrada de antioxidante na dieta é muito benéfico para a saúde.

2 – AÇÃO ANTI INFLAMATÓRIA

Outra grande vantagem do açaí é a sua ação anti-inflamatória, que como o próprio nome já diz, são compostos que atuam sobre a inflamação localizada ou inflamação crônica (atinge o organismo todo), que levam a sérios problemas de saúde, incluindo doenças cardíacas, sobrepeso, disfunção hormonal entre outros.

3 – CONTROLA OS NÍVEIS DE COLESTEROL

Estudos publicados pela revista Nutrição, mostrou que ratos alimentados com dietas ricas em gordura, juntamente com a polpa pura do açaí tinham níveis controlados de colesterol total e mais baixo colesterol LDL (conhecido como mal colesterol) do que os ratos que foram alimentados apenas com dietas ricas em gorduras, sem a polpa de açaí. Isso devido as antocianinas presentas no açaí, que tem também papel antioxidante.

4 – AJUDA NA SAÚDE DO CORAÇÃO

Um estudo publicado pela Atherosclerosis mostrou que substâncias contidas no açaí protege contra a aterosclerose (entupimento ou endurecimento das artérias), inibindo a produção de citocinas pró-inflamatórios, fator que contribui para o desenvolvimento desse mal (aterosclerose). Estudos também relacionam a antocianinas como um dos principais agentes sobre essa atuação.

5 – AUMENTO DO SISTEMA IMUNOLÓGICO

Além de ser rico em antioxidantes o açaí também é rico em Vitamina C, sendo apontado com um alimento para auxiliar o sistema imunológico humano.

 

 

ALGUNS MALEFÍCIOS DO SORVETE

O sorvete é uma mistura gelada a base de laticínios como leite ou nata, frutas e aditivos químicos. A maior parte deles contém alto teor de açúcar e mesmo os que não contem (dieta e/ou light) não fogem dos malefícios que estes proporcionam, pois, para substituir o sabor doce do açúcar é necessário utilizar mais conservantes, corantes, aromatizantes e adoçantes artificiais.

1 – AUMENTA O RISCO DE DIABETES TIPO 2

Como você já deve ter entendido, o alto consumo de açúcar pode levar a uma disposição para a obtenção do diabetes tipo 2. E o sorvete sendo um dos produtos que mais contém açúcar em sua composição, está nos líderes da lista de alimentos que fazem mal a saúde.

2 – PROBLEMAS DO CORAÇÃO

O sorvete é um produto que além de muito açúcar e aditivos, também é riquíssimo em gorduras ruins, gorduras vegetais hidrogenadas principalmente. O consumo excessivo deste tipo de gordura tem sido apontado como um dos principais fatores de risco ao coração, levando a diversos problemas de saúde, como aterosclerose, infarto do miocárdio, ataque cardíaco entre outros.

3 – OBESIDADE

Novamente o sorvete está envolvido com sérios problemas de saúde, principalmente devido à combinação de açúcares de baixo valor nutricional (alto índice glicêmico) e gorduras ruins, pois essa combinação dificulta o processo de quebra tanto do açúcar quanto da gordura, fazendo com que estes sejam facilmente acumulados pelo organismo, fazendo com o indivíduo tenha facilidade para acumular gordura e dificuldade para perde-la.

RESUMO PARA APLICAÇÃO PRÁTICA

O consumo excessivo de açúcar tem sido mostrado como um dos principais problemas de saúde por diversos profissionais da saúde, inclusive pela Organização Mundial de Saúde (OMS), com isso a ingestão de carboidratos (açúcar) deve ser controlada para qualquer tipo de pessoa, desde crianças até os adultos.

Para que você tenha uma opção mais saudável de se refrescar nesses dias quentes que enfrentamos aqui no nosso país, o açaí é uma opção mais saudável que o sorvete em diversos aspectos, mas vale ressaltar que a composição do açaí deve ser sempre fiscalizada, buscando sempre a polpa de açaí pura, sem adição de açúcares, xaropes de guaraná ou aditivos.

A frequência em que se pode consumir o açaí é muito relativa, pois existem diferentes tipos de pessoas, com diferentes metabolismos. O açaí em si é uma fruta, e toda fruta apresenta em sua composição uma certa quantidade de açúcar (frutose), com isso, caso esteja passando por um processo de emagrecimento, ou redução de carboidratos como em dietas low carb, o seu consumo também deve ser controlado, sendo uma opção mais saudável para se refrescar se consumido de forma esporádica e não corriqueira.

Vale sempre lembrar que a orientação do seu médico deve ser sempre levada em consideração, pois ele te passará orientações específicas ao seu estado de saúde e ao seu metabolismo. Espero ter ajudado com esse breve texto sobre o açaí x sorvete. Um grande abraço, Gustavo Silva.