Rotina Para Emagrecer: Como Criar Hábitos Saudáveis Para Emagrecer

Psicóloga ensina como criar hábitos e uma rotina para emagrecer de forma saudável e natural.

Olá, no artigo de hoje vamos falar sobre rotina para emagrecer. Você sabia que é muito importante ter uma rotina para começar o nosso dia? E que a rotina traz benefícios sim. E que é possível criar um novo hábito com algumas técnicas e muita força de vontade. E procrastinar, você já ouviu sobre isso? E que esse comportamento pode trazer malefícios a saúde?

Neste artigo vamos apresentar os seguintes tópicos sobre rotina para emagrecer:

  • O que é uma rotina?
  • Qual a importância de criar rotinas?
  • Como criar uma rotina ou hábito?
  • Como seguir essa rotina ou hábito no dia a dia?
  • O inimigo das rotinas / hábito (procrastinação, o que é)? O que fazer?
  • Como lidar com a procrastinação?
Rotina Para Emagrecer - Hábitos Saudáveis
Rotina Para Emagrecer – Hábitos Saudáveis

O QUE É UMA ROTINA?

Vocês sabem o que é uma rotina, é possível usar uma rotina para emagrecer? A rotina nada mais do que um hábito de fazer algo sempre do mesmo modo. E uma curiosidade é que já foi provado que ter uma rotina é a melhor forma de tornar a vida do ser humano, independente da idade, mais tranquila, pois gostamos da previsibilidade.

É sabido que o corpo necessita de rotina para seu funcionamento adequado. Da mesma forma, a mente precisa de tempo e calma para organizar o pensamento lógico, que reúne elementos, avalia cenários e toma decisões. O processo acadêmico, portanto, se desenvolve a partir de rotina para os estudos, de forma que basta a sua carência para comprometer significativamente o processo de aprendizagem do jovem, além de afetar sua integridade emocional. Ora, a espontaneidade nunca deixará de ser um valioso ativo – mas nada se constrói sem disciplina e organização. (trecho do texto conversa sobre a importância da rotina)”

A rotina é importante para todo o ser humano, pois ela colabora para o desenvolvimento pessoal e profissional, e assim torna as pessoas mais confiantes em executar as atividades do dia a dia. Além disso, ela contribui para a organização da sua vida, pois através de uma rotina é possível dividir o seu tempo de maneira eficaz, além dos benefícios como a maior autonomia para você decidir qual decisão tomar ou qual caminho você deve escolher.

Todos nós precisamos de um ponto de partida quando vamos iniciar alguma atividade não é mesmo? Precisamos nos preparar para o que vamos realizar, e a rotina nada mais é do que esse ponto de partida. Isso serve até mesmo quando queremos começar uma dieta ou ter uma vida mais saudável, por isso ter uma rotina para emagrecer é muito importante para quem quer perder alguns quilinhos.

Vale ressaltar que quando você usa uma rotina por muito tempo você acaba adquirindo um hábito, e o hábito pode ser ativo ou passivo. Ativo é quando eu quero aprender algo, ou seja, quando eu quero aprimorar algum tipo de comportamento que eu tenho… Já o passivo são aqueles hábitos que nós adquirimos de forma espontânea.

É IMPORTANTE TER UMA ROTINA PARA EMAGRECER?

A rotina para emagrecer é de extrema importância. Não só para emagrecer, mas para qualquer coisa que queremos aprender, pois é através da rotina que criamos os nossos hábitos e consequentemente com a repetição diária dos nossos comportamentos é possível fazermos o nosso organismo funcionar de forma adequada, evitando estresse e ansiedade e assim nós tornamos pessoas mais seguras.

A médica clínica geral Camila Pinto explica que: “Quando não temos uma rotina levamos o corpo a um estresse, pois ele não consegue organizar as funções metabólicas. Por exemplo, o organismo não sabe quando vai receber um alimento, então libera hormônios anabólicos para armazenar a comida já ingerida”.

Não é à toa, que a repetição leva ao aprendizado, pois se você quer ser uma pessoa que ouve mais as outras, você irá praticar esse comportamento e enxergar os ganhos desse comportamento de ouvir mais, ou seja, todo o comportamento que você quiser adquirir ou melhorar é através da repetição e da rotina, porém com a rotina já estabelecida é importante você sempre analisar e avaliar para o que de novo você pode inserir em sua vida, para não ficar estagnado e assim desenvolver uma nova rotina para emagrecer ou para aprender coisas novas.

Vale ressaltar que você deve sempre utilizar da coerência e flexibilidade, pois a sua rotina deve ser feita de acordo com o seu dia, pois não adianta você estabelecer alguns hábitos que não fazem sentido e que não cabem no seu tempo.

COMO CRIAR UMA ROTINA PARA EMAGRECER OU HÁBITO?

O primeiro passo para criar uma rotina para emagrecer ou para qualquer outra coisa é escrever tudo o que você irá fazer durante o dia. Tente fazer uma lista para cada dia da semana. Após realizar essa lista, você irá organizar o seu tempo para fazer as atividades que você colocou em sua lista. Vale ressaltar, que é importante respeitar o seu tempo, como por exemplo, se você demora 30 minutos para tomar o café da manhã, então coloque o tempo certo para tomar o seu café de forma tranquila.

Outra dica é reserve tempo suficiente para dormir, é necessário a gente ter entre 7 a 8 horas de sono por noite, pois é no momento do sono que o nosso cérebro irá fixar as nossas novas memórias, o nosso corpo irá descansar e também irá trabalhar para manter o equilíbrio do nosso sistema imunológico, endócrino e neurológico.

É importante também após você criar a sua rotina para emagrecer você fazer um teste para ver se ela está funcionando ou se está longe da sua realidade, após esse teste se você perceber que não funcionou a sua rotina para emagrecer ou para aprender algo novo é necessário você rever os pontos que não funcionaram, o motivo é tentar de outra forma, com outra atividade ou até mesmo substituir o que não deu certo.

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E o hábito como criamos?  A palavra hábito no dicionário significa inclinação por alguma ação, ou disposição de agir constantemente de certo modo, adquirida pela frequente repetição de um ato.

Manter um hábito é fácil, agora criar um exige dedicação. Demoramos 21 dias para criar um hábito, 21 dias de dedicação e esforço é o que você precisa para criar um novo hábito.

Durante esses 21 dias você deverá lembrar que tem que fazer alguma atividade por um determinado período, e mesmo cansando ou frustrado você deverá fazer o que se propôs, pois conforme os dias vão passando você irá perceber que essa “obrigação” irá se tornar um novo hábito. E o mais importante esses 21 dias tem que ser de forma consecutiva, ou seja, sem parar.

COMO SEGUIR ESSA ROTINA PARA EMAGRECER OU HÁBITO NO DIA A DIA?

Agora vou compartilhar com vocês algumas dicas para seguir a rotina ou o hábito no nosso dia a dia.

Rotina para emagrecer ou aprender algo novo:

  • Motive-se para seguir a sua rotina. Lembre-se o motivo pelo qual você está criando essa rotina e se apegue a ele, pois esse motivo é algo que você deseja muito…
  • Pense em sua rotina. Tire alguns minutos logo pela manhã para você relembrar o que precisa fazer.
  • Encontre atividades que o façam se sentir renovado. É importante realizarmos atividades que nos dão prazer tanto emocional quanto prazer físico, como atividades que aumentam a nossa energia e nossa disposição.

Criando um hábito em 21 dias, dicas:

  • Defina o que você quer fazer. Defina o que você deseja que se torne um hábito em sua vida.
  • Faça uma promessa para você mesmo:que você vai fazer isso durante 21 dias não importa o que aconteça!
  • Arrume um modo, algo que possa te manter informado do hábito.Programe seu celular para te avisar, use o site 43things, fale para sua mãe te lembrar, etc. O importante é que, caso você não lembre, alguém te lembre (se puder, te obrigue).
  • Não desanime!Lembre-se que os primeiros  21 dias são difíceis, mas depois você vai colher os frutos! Não pense no antes nem no depois. Nem mesmo pense, faça!
  • Use um calendário! Ou algo em que você possa marcar seu progresso e deixe-o em alguma lugar bem visível (cole no teto, em cima da sua cama!). Você precisa ver seu sucesso, isso vai te estimular.

E o mais importante NÃO IMPORTA O QUE ACONTECER, SIGA EM FRENTE.

O INIMIGO DAS ROTINAS (PROCRASTINAÇÃO, O QUE É)?

Vocês sabem que existe um fator que pode prejudicar a nossa rotina para emagrecer ou a nossa tentativa de adquirir um novo hábito? Existe e esse inimigo se chama procrastinação.

A palavra procrastinação significa o adiamento de uma ação, ou seja, é aquela mania de deixar tudo para depois. Um exemplo de procrastinação é quando você acaba adiando o dia para começar uma dieta, comer de forma saudável e iniciar alguma atividade física.

No momento que procrastinamos deixamos de fazer algo. Por isso é importante analisar a si mesmo e verificar em quais momentos você está procrastinando.

Agora vou compartilhar com vocês algumas dicas para a procrastinação passar beeeem longe…

  • Tenha autoconhecimento. Preste atenção no seu modo de ser e agir, observe em quais momentos você realiza as suas atividades com prazer.
  • Enumere as suas tarefas. Priorize as tarefas mais importantes e urgentes, pois se você ficar pensando o que deve fazer a chance de procrastinar será maior.
  • Defina prazos. Depois de ter feito sua lista coloque o prazo máximo para realização. Em inglês, falamos que ter uma dead line, um prazo final e máximo, é a diferença que faz a diferença entre fazer e não fazer. Segundo Napoleon Hill, “um objetivo é um sonho com um prazo máximo” – “A goal is a dreamwith a deadline“.
Rotina Para Emagrecer - Lista de tarefas
Rotina Para Emagrecer – Lista de tarefas

Porque, imagine, você. Se você tem um sonho e pensa que poderá levar 30 anos, você vai começar a realizar agora? Provavelmente vai deixar para depois. Se o sonho tiver um prazo de 5 ou até de 1 ano, mesmo assim, talvez você protele. Porém, se o que você quer fazer ou o que você tem que fazer “é pra ontem” você não terá escolha, senão fazer. Então, ao invés de deixar tudo ficar “pra ontem”, estabeleça prazos e siga-os a risca.

  • Faça imediatamente. Não pense muito para realizar alguma tarefa da lista, faça imediatamente. Pois se pensar muito, irá procrastinar. Outro erro comum é ficar planejando, criando mil listas para fazer (to-do lists) ou permanecer na argumentação e na contra-argumentação: “não fiz isso, não fiz aquilo. Se eu fizer isso agora, vou deixar aquilo para depois. Mas eu tenho que fazer isso também. Então, se eu fizer aquilo outro primeiro, vai dar tempo e conseguirei….”

Lembrando se você tiver uma dificuldade em lidar com a procrastinação é necessário a ajuda de um profissional da saúde.

COMO LIDAR COM A PROCRASTINAÇÃO?

Como vimos anteriormente procrastinar é o ato de deixar as coisas para amanhã… E como podemos lidar com isso?

Rotina Para Emagrecer - Procrastinação
Rotina Para Emagrecer – Procrastinação

Vou compartilhar com vocês algumas dicas para lidar com a procrastinação.

  • Não comece o seu dia procrastinando. Esqueça a função soneca, quando o alarme tocar levante de cama.
  • Remova as distrações. Ter que conviver com os “ladrões da atenção” só torna o hábito de procrastinar mais provável. Se a internet é o problema, porque não desligar o wifi enquanto você trabalha?
  • Faça uma coisa de cada vez.
  • Se você quer realizar uma tarefa com frequência como ir para a academia, coloque como a sua prioridade.
  • Faça uma lista de tarefas. Escolha no máximo 3 itens de prioridade que você queira alcançar e que estejam alinhado com o seu objetivo. Importante: Não coloque nenhum item novo enquanto não finalizar os três já estipulados.
  • Peça a ajuda de algum amigo quando a tarefa se tornar difícil demais para começar ou terminar.
  • Comece logo. Quando tiver alguma atividade para realizar, já faça.

E vocês sabiam que a procrastinação faz mal a saúde?  Pois é. O ato de procrastinar afeta a nossa saúde, porque nós não nos sentimos bem quando adiamos uma meta importante. Pessoas que têm o costume de adiar apresentam mais dores de cabeça, de estômago e ficam doentes mais freqüentes. E, além disso, procrastinar pode ocasionar o aumento de nível de estresse, baixando as defesas do sistema imunológico e abrindo espaço para doenças infecciosas como resfriado ou gripe.

Por isso não deixe para depois o que você pode fazer agora.

Psicóloga Simoni Parente.

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Referências

http://vidaorganizada.com/2011/08/20/rotina-de-organizacao-e-importante/

http://g1.globo.com/pr/parana/bom-dia-pr/videos/v/saiba-a-diferenca-entre-habito-rotina-e-vicio/5026211/

http://gnt.globo.com/bem-estar/materias/rotina-saiba-a-importancia-de-repetir-comportamentos.htm

http://www.comoaprenderjapones.com/como-criar-um-habito-em-21-dias/

http://www.psicologiamsn.com/2014/09/o-que-e-procrastinacao-4-dicas-para-acabar-com-ela.html

https://viverdeblog.com/procrastinar/

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