Sucos Industrializados ou Refrigerantes – Qual é mais saudável?

Sucos Industrializados ou refrigerantes? Será que o consumo de sucos industrializados substitui bem os refrigerantes? E o suco em pó, faz mal a saúde? Veja essa e outras respostas nesse curto artigo

Sucos Industrializados ou Refrigerantes
Sucos Industrializados ou Refrigerantes

Você consome refrigerantes ou sucos industrializados com frequência? Se sua resposta for sim, ou se consome diariamente, você não pode deixar de ler este artigo, acredito que você irá rever seus conceitos sobre ingerir estes tipos de bebida.

Bebidas industrializadas em quase 100% das vezes não é uma boa opção, em especial os refrigerantes e os sucos de caixinha, principalmente pelo excesso de aditivos e açúcar que elas contêm, como corantes e aromatizantes artificiais podendo levar a graves problemas de saúde, como obesidade, problemas do coração e até mesmo o câncer.

Dentre tantas bebidas industrializadas oferecidas no mercado os refrigerantes e sucos industrializados ganham destaque devido ao seu alto consumo, tanto em países desenvolvidos como subdesenvolvidos e também por estarem envolvidos em intensos debates a respeito de suas reais consequências a saúde humana.

Para que você tenha noção, de acordo com um artigo publicado pela Divisão de Ensino de Química da Sociedade Brasileira de Química, o Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking mundial de maiores produtores de refrigerante do mundo, contendo cerca de 750 fábricas espalhadas pelo país, que produzem aproximadamente 11 bilhões de litros de refrigerante ao ano.

refrigerantes x sucos industrializados

REFRIGERANTE

Todo mudo está cansado de saber que o refrigerante engorda, portanto deve ser consumido de forma extremamente controlada, mas o que nem todo mundo sabe é que o refrigerante, inclusive o light e o diet causa outros problemas graves a saúde, iguais ou piores que a obesidade, por apresentarem mais aditivos e agentes químicos para manter o sabor doce e não obter grande alteração de sabor em comparação ao comum. Problemas a curto e longo prazo estão diretamente relacionados com o refrigerante, como por exemplo, gastrite, envelhecimento precoce, pressão alta e câncer.

Ele é constituído principalmente de açúcares, conservantes e corantes, mas além destes também fazem parte da sua composição, alto teor de sódio, cafeína e ácido fosfórico que podem levar a problemas como, desenvolvimento de processos alérgicos, pressão arterial descontrolada, infarto do miocárdio, ataque cardíaco, insônia, má absorção de cálcio pelos ossos, osteoporose entre outros problemas de saúde.

PRINCIPAIS MALEFÍCIOS DO REFRIGERANTE

1 – DIEABETES

Os refrigerantes apresentam grandes quantidades de açúcar, que elevam a glicose no sangue de forma agressiva, que pode levar a resistência ou insensibilidade a insulina, um dos principais fatores relacionados com o desenvolvimento do diabetes tipo 2 (caso queira entender melhor sobre a insulina, leia o artigo sobre resistência a insulina).

Além desses problemas o consumo excessivo de açúcar pode levar a outros problemas de saúde, como disfunção hormonal e aumento dos triglicérides no sangue, uma das principais causas de infarto.

2 – GASTRITE

Os ácidos presentes nos refrigerantes agridem o nosso estômago, atacando as células gástricas, causando azia e gastrite. O consumo corriqueiro destas bebidas acidifica o ambiente do seu estômago levando a um mal funcionamento dele e a gastrite, que se não tratado, o problema pode evoluir para úlceras estomacais (lesões na parede do estômago).

jejum-intermitente-passo-a-passo

3 – PRESSÃO ALTA

Na maioria dos refrigerantes são adicionados cafeína e sódio, que se consumidos em excesso e de forma constante, provocam o aumento da pressão arterial. A pressão alta é um grande fator de risco para infartos e outros problemas cardíacos.

4 – CÁRIE

Os níveis elevados de açúcares e ácidos nos refrigerantes prejudicam a saúde dos dentes, corroendo seu esmalte, o qual é responsável por protege-los contra lesões e bactérias. Além disso, os ácidos contidos nos refrigerantes agridem a boca e a gengiva, podendo levar a problemas como a gengivite e sangramento constante da gengiva.

5 – DOENÇAS CARDIOVASCULARES

Uma terrível combinação de obesidade, taxas elevadas de glicose e gordura no sangue são fatores que levam a doenças cardiovasculares, onde os três problemas estão relacionados ao consumo regular de refrigerantes, devido ao alto teor de açúcar, conservante, aromatizantes, estabilizantes, ácidos e outros aditivos. Estudos desenvolvidos por pesquisadores da Universidade de Harvard revelou que o consumo diário de refrigerantes aumenta em 20% o risco de infarto durante um período de 22 anos.

6 – OSTEOPOROSE

Grande parte dos refrigerantes, principalmente os de cola, possuem o ácido fosfórico, composto que elevada a acidez do sangue, problema que o nosso organismo tenta combater utilizando o cálcio disponível para neutralizar essa acidez, propiciando a osteoporose entre outros problemas ósseos. Para que você tenha noção, um estudou realizado com mulheres que bebiam cerca de 3 refrigerantes de cola por semana, mostrou que elas perderam em média, 4% da massa óssea, primordialmente no quadril.

7 – CÂNCER

Os refrigerantes possuem diversas substâncias químicas que são usadas para dar cor, aroma e sabor a bebida. Esses aditivos químicos (substâncias que não agregam valor nutricional) são tóxicos para as células do nosso organismo e propiciam o câncer. Entre essas substâncias, os ácidos (ácido cítrico no sabor de laranja, ácido fosfórico, no sabor cola e etc.) são componentes que também proporcionam o desenvolvimento dos cânceres, pois estes acidificam o sangue, o que torna um ambiente favorável ao câncer, já que com o PH sanguíneo ácido, o nosso corpo não consegue retirar os agentes tóxicos do organismo de forma eficaz, onde estes ataquem as células saudáveis do corpo e ainda dificultam com os radicais livres sejam neutralizados de forma eficiente pelos antioxidantes.

suco-industrializados-maleficios

SUCOS INDUSTRIALIZADOS (CAIXINHA)

Um dos principais malefícios dos sucos industrializados é a quantidade de açúcar que estes contêm. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda um consumo máximo de 4 colheres de sopa de açúcares por dia para pessoas saudáveis, incluindo os açúcares que você já obtém dos alimentos, no entanto, um copo de suco de caixinha de 200ml equivale à metade desta recomendação, onde muitas outras análises nutricionais apontam um teor ainda maior tanto em sucos industrializados quanto em um copo de refrigerante.

Os sucos de caixinha devem atender uma exigência de pelo menos 40% de suco natural de fruta, a questão é que isso dificilmente é seguido de forma correta. Esses sucos que contém em média 29g de açúcar a cada 200ml de suco ainda contém em sua composição, alto teor de sódio e aditivos químicos como corantes, aromatizantes e espessantes artificiais que intoxicam o nosso organismo, já que o organismo humano não foi moldado para eliminar de forma eficiente esses tipos de substância, já que naturalmente não se encontra este tipo de substâncias nos alimentos. De forma resumida, esses sucos contém água com açúcar e agentes químicos para dar aroma, cor e sabor a bebida.

Existem algumas poucas opções de sucos que não são maléficos ou pelo menos não apresentam adição de açúcar e um nível reduzido de aditivos, como por exemplo, os sucos integrais de uva, maracujá, caju e etc. lembrando que vale sempre ler com muita atenção os rótulos desses produtos, para que você tenha realmente certeza de que estes não foram também envenenados com açúcar e aditivos químicos.

Esses sucos integrais sem nenhuma adição de açúcar ou aditivos são uma boa opção para quem quer manter uma vida mais saudável e balanceada, mas claro que o suco preparado da fruta fresca é sempre a melhor opção, valendo ressaltar que as frutas naturalmente já possuem açúcar, a frutose, então caso esteja em um processo de emagrecimento ou redução de açúcares como em uma dieta low carb, vale optar por bastante água e chás naturais sem adição de açúcar ou outras fontes de carboidratos, como o mel por exemplo.

MALEFÍCIOS DOS SUCOS INDUSTRIALIZADOS

1 – EXCESSO DE AÇÚCAR

Este teor elevado de açúcar que se encontra nos sucos industrializados é um fator de grave risco a saúde, podendo levar a obesidade e diabetes tipo 2, isso sem levar em consideração os outros problemas que isso pode ocasionar, devido ao aumento de peso.

2 – PRESENÇA DE ADITIVOS QUÍMICOS

Esses corantes, aromatizantes, conservantes que contém nessas bebidas são acumulativos no organismo, nos intoxicando, sobrecarregando principalmente o fígado e os rins, que são os principais órgãos de desintoxicação do nosso corpo, podendo levar a diversos problemas de saúde, como pedras nos rins, disfunção dos rins e do fígado até uma desregulação hormonal, já que são órgãos diretamente ligados com a produção de diversos hormônios e substâncias que mantém o bom funcionamento do corpo.

3 – DESENVOLVIMENTO DE PROCESSOS ALÉRGICOS

Como você já deve ter entendido, esses aditivos químicos não fazem parte da composição natural dos alimentos e podem nos intoxicar, mas além disso eles podem ocasionar reações alérgicas para algumas pessoas, principalmente devido aos aromatizantes artificiais, que são de difícil excreção do organismo.
jejum-intermitente-passo-a-passo

4 – BAIXO VALOR NUTRICIONAL

A grande maioria desses sucos apresentam uma concentração do suco da fruta muito baixo, oferecendo pouco ou nenhum tipo de vitamina que proporcionaria um aumento da saúde, sem contar que o próprio processamento desses sucos faz com o teor que já é pequeno de vitaminas e sais minerais seja ainda mais reduzido.

5 – BÔNUS (SUCOS INDUSTRIALIZADOS EM PÓ)

Suco em pó é ainda pior, pois estes não apresentam nada da fruta de verdade, contendo cerca de apenas 1% da mesma. Sem contar que a sua composição é formada basicamente de açúcar, aromatizantes, corantes, espessantes (para dar consistência a bebida), conservantes artificiais entre outros aditivos. Estes são na minha opinião uma das piores opções de bebida para quem quer manter uma vida saudável e balanceada.

Caso você queira, mudar sua vida completamente, eu fiz uma apresentação com algumas sugestões que realmente podem mudar a sua vida por completo. Gostou deste conteúdo? Então conheça essa apresentação que eu fiz pra você. Eu revelo nessa apresentação um segredo que pode fazer você conquistar o corpo que você jamais sonhou ser possível! Clique aqui.

Se você está procurando mais informações sobre alimentação saudável, como esse artigo dos sucos industrializados x refrigerantes, eu recomendo fortemente os artigos:

bannerPortal

Deixe o seu comentário com a opção de bebida que você mais consome, sucos industrializados, refrigerantes, sucos naturais ou outros. Eu vou ficar muito feliz em te responder.

Grande Abraço