Quitosana Emagrece? Funciona? Nutricionista Responde Agora

Nutricionista responde nesse guia completo e gratuito: Quitosana Emagrece? Funciona? Para que serve? E os efeitos colaterais?

Vários são os produtos existentes no mercado que prometem inúmeros benefícios à saúde, inclusive o emagrecimento. A quitosana é um desses produtos que, entre outros benefícios, promete a perda de peso e ainda se diz benéfico para a saúde intestinal e para o controle do colesterol.

Mas será que esse produto exerce mesmo todos esses benefícios para a saúde? Continue acompanhando este artigo para descobrir.

Nesse artigo você vai aprender sobre a quitosana:

O que é Quitosana?

Quitosana é um produto derivado da quitina, um polissacarídeo presente no exoesqueleto de crustáceos como siri, caranguejo, camarão, lagosta, entre outros. O exoesqueleto é uma camada externa presente nesses animais que é bastante resistente. Funciona como uma estrutura para o corpo e uma proteção para esses animais.

A quitosana é, portanto, uma fibra natural insolúvel de origem animal. Estruturalmente, é parecida com a celulose, o polissacarídeo mais abundante na natureza, mas diferem nos seus componentes.

Quitosana - Crustáceos
Quitosana – Crustáceos

Quitosana – Para que serve?

Assim como a celulose, a quitina, que é derivada do exoesqueleto de alguns animais, quando está presente no trato digestivo das pessoas, ele não é digerido. Por isso, a quitosana age como uma fibra no trato intestinal e estimula um melhor funcionamento do intestino. Isso ocorre porque as fibras melhoram o trânsito intestinal, estimulam os movimentos intestinais e ajudam na formação do bolo fecal facilitando a evacuação.

Outra função da quitosana é para absorver as gorduras presentes no intestino. Isso acontece porque esse produto forma uma espécie de gel no intestino que captura as gorduras envolvendo-as levando a eliminação dessas gorduras pelas fezes. Seria esse o modo como ocorreria o emagrecimento, pois não ocorreria a absorção de gorduras e, consequentemente, de calorias, facilitando a perda de peso.

Ao passo que a quitosana é usada para absorver as gorduras presentes no trato digestivo, também promete controlar as taxas de colesterol sanguíneo. Essa fibra tem sido indicada para controlar as taxas do colesterol ruim (LDL) sem alterar os níveis Do colesterol bom (HDL).

Além dessas funções, mais uma indicação da quitosana é para cicatrização de feridas. Esse produto ajudaria na cicatrização de ferimentos de forma mais rápida.

bannerPortal

A Quitosana Emagrece?

Primeiro precisamos lembrar que emagrecimento milagroso não existe. Pílulas, medicamentos e suplementos existentes aos montes no mercado sempre prometem emagrecimento rápido e garantido.

Sabemos que, na maioria das pessoas, o que faz o corpo engordar é uma alimentação desbalanceada rica em calorias e alimentos que contribuem para o aumento de peso rápido. Entre esses alimentos estão os carboidratos, principalmente os refinados como doces, arroz branco, massas, pães, bolos, biscoitos, entre outros alimentos, além de hábitos considerados não saudáveis como o sedentarismo. Todos esses hábitos ruins podem levar a uma desregulação hormonal que interfere diretamente no peso.

Existem casos onde o aumento de peso está ligado a algumas patologias. Nesses casos, o recomendado, além de acompanhamento nutricional, é fazer primeiramente um acompanhamento médico para que a patologia seja tratada e, posteriormente, o corpo consiga emagrecer.

Mas no geral, portanto, se o corpo engorda basicamente através da alimentação, obviamente ele também emagrece através da alimentação. Neste caso, através de uma alimentação adequada que prioriza alimentos saudáveis e evita alimentos que contribuem para o ganho de peso.

Além da alimentação adequada, a prática de atividade física regular também é um impulsionador da perda de peso, além de ser indispensável para a manutenção da saúde.

A quitosana, como vimos, promete emagrecer à medida que elimina do corpo as gorduras presentes no intestino. Isso só seria benéfico se as gorduras eliminadas fossem as gorduras trans e hidrogenadas, que são as gorduras realmente maléficas para o corpo. Porém, ao passo que a quitosana promete eliminar essas gorduras, ela pode acabar eliminando as gorduras nosso corpo precisa como as gorduras insaturadas (presentes em peixes, azeite, oleaginosas e outros alimentos) e as saturadas (presente principalmente nos alimentos de origem animal) e isso pode causar deficiência de gordura no organismo.

Quitosana Emagrece?
Quitosana Emagrece?

Além disso, o que é recomendado é consumir esse produto a uma dieta hipocalórica, ou seja, uma dieta baixa em calorias. Isso mostra que o corpo pode até emagrecer, mas não pelo uso da quitosansa, e sim pela dieta hipocalórica. Portanto, apenas seguido a dieta e praticando exercícios, o corpo já conseguiria emagrecer sem a ajuda desse produto. Seria, então, um consumo desnecessário desse produto.

Portanto, bloquear a absorção das gorduras com o pensamento de que isso ajudará a emagrecer é totalmente equivocado. Um emagrecimento eficaz e duradouro que evita danos ao organismo com a falta de nutrientes, além de prevenir o temido efeito sanfona, só é possível com a mudança total dos hábitos de vida que incluem uma alimentação correta e a prática de atividade física regular.

Como emagrecer de forma saudável?

O emagrecimento eficaz ocorre através de um planejamento de forma que, como vimos, os hábitos alimentares sejam modificados. Essa modificação é o que se chama de reeducação alimentar que inclui uma alimentação totalmente saudável, sem esquecer da atividade física.

Essa mudança de hábitos alimentares, além de favorecer o emagrecimento saudável, também evita o temido efeito sanfona, como vimos. O efeito sanfona é a perda de peso seguida da recuperação rápida do peso perdido, às vezes, até um peso maior.

A mudança dos hábitos alimentares também proporciona mais saúde para o corpo, o que previne o aparecimento de doenças garantindo uma boa qualidade de vida.

É importante lembrar que nunca se deve fazer as chamadas dietas da moda. Essas dietas são muito restritas tanto em termos de calorias (e hoje já sabemos que perder peso não está relacionado somente à quantidade de calorias) quanto de nutrientes. Isso pode causar desordens nutricionais deixando o organismo propenso à deficiência de nutrientes e ao aparecimento de doenças, além de não garantirem a manutenção da perda de peso após o término da dieta, já essas dietas da moda não promovem uma reeducação alimentar.

Uma alimentação é considerada saudável quando inclui alimentos naturais e nutritivos que fornecem todos os nutrientes dos quais o organismo necessita para manter o seu bom funcionamento, além de ser balanceada em termos de quantidade.

A alimentação saudável também contempla todos os grupos alimentares que são: carboidratos, leguminosas como o feijão, frutas, verduras e legumes, leite e derivados, carnes e as gorduras boas.

Você deve sempre priorizar as versões mais saudáveis dos grupos alimentares. No caso dos carboidratos, prefira os integrais; em relação aos derivados do leite, prefira os pobres em gorduras; quanto às carnes, escolha as que possuem menos gordura aparente e em relação às gorduras, prefira as insaturadas que são as mais benéficas para a saúde.

bannerPortal

A Quitosana Funciona?

Como vimos, a quitosana para emagrecer não funciona. O fato de apenas eliminar gorduras do corpo não leva ao emagrecimento, mas sim causa deficiência de gordura no organismo. Por isso, se você seguir as orientações sobre alimentação saudável e, claro, procurar a ajuda de um profissional nutricionista, você irá emagrecer de forma eficaz e duradoura.

As outras funcionalidades da quitosana têm sido estudadas por pesquisadores que têm encontrado bons resultados na ação dessa fibra para a saúde intestinal e para o controle do colesterol.

A quitosana, no sentido de controlar a absorção do colesterol se mostra eficaz. Nesse sentido, poderia ser utilizada para quem tem problemas com alteração do colesterol para diminuir o colesterol ruim. Porém, é preciso muito cuidado com o seu uso já que pode tanto reduzir a absorção de gorduras maléficas causadoras do aumento do colesterol como as gorduras trans e as hidrogenadas, como vimos, quanto a absorção das gorduras que nosso corpo precisa. Daí a necessidade de tomar esse produto sempre com prescrição e acompanhamento médico ou nutricional.

Mesmo oferecendo alguns benefícios à saúde, a quitosana só poderá exercer seus efeitos se consumida com uma alimentação saudável. Portanto, tomar esse produto visando seus benefícios e continuar mantendo hábitos de vida, incluindo a alimentação, totalmente desregulados, não servirá de nada.

Mesmo a quitosana oferecendo os seus principais benefícios que é de controlar as taxas de colesterol e melhorar o funcionamento do intestino, isso pode ser facilmente conseguido somente através de uma alimentação adequada controlando, principalmente, o consumo de gorduras trans presente nos alimentos industrializados como margarinas, biscoitos recheados, entre vários outros alimentos, no caso do colesterol, e aumentando o consumo de fibras e água para melhorar o funcionamento do intestino.

Efeitos Colaterais da Quitosana

Um dos maiores efeitos colaterais do uso da quitosana é a redução das gorduras, inclusive as gorduras necessárias para um bom funcionamento do organismo, com vimos, que são as gorduras insaturadas e as saturadas.

Efeitos Colaterais da Quitosana
Efeitos Colaterais da Quitosana

Outro efeito colateral é a eliminação das vitaminas lipossolúveis que são as vitaminas A, D, E e K. Como a quitosana elimina as gorduras do intestino, essas vitaminas não conseguem ser absorvidas adequadamente, pois necessitam de gorduras para serem absorvidas. Isso pode causar deficiência dessas vitaminas no organismo.

Outro efeito colateral com o uso da quitosana são possíveis crises alérgicas em pessoas que apresentam alergias a frutos do mar, pois, como vimos, a esse produto é derivado de crustáceos.

Recomendações

O uso da quitosana só deve ser feito com orientação de um médico nutrólogo ou nutricionista. Se você deseja consumir esse produto, não faça por conta própria, pois estes profissionais é que vão definir se você pode ou não consumir esse produto e, em caso positivo, a quantidade e horários de consumo.

Evite consumir esse e qualquer outro medicamento ou suplemento alimentar por conta própria para evitar excessos no organismo e possíveis prejuízos à saúde.

Resumo

Vemos, portanto, que a quitosana é um produto que pode exercer benefícios quando se fala em saúde intestinal e controle do colesterol. Alguns autores têm relacionado a ação dessa fibra natural de origem animal na melhora do trânsito intestinal e da evacuação promovendo, assim, um melhor funcionamento do intestino. Isso é benéfico não só para ajudar a regular o intestino, mas também na prevenção de doenças intestinais como a constipação e até doenças mais sérias como o câncer de intestino.

Porém, uma alimentação rica em alimentos fontes de fibras como verduras folhosas e alimentos integrais, por exemplo, também exerce o mesmo efeito benéfico que a quitosana de regulação do funcionamento do intestino e prevenção de doenças intestinais.

Outro benefício da quitosana, como vimos, é o controle do colesterol já que esse produto age como uma fibra no intestino controlando a absorção das gorduras.

Porém, o mesmo produto que ajuda no controle do colesterol também pode causar algumas deficiências nutricionais no organismo que são a falta das gorduras benéficas como as gorduras insaturadas e as vitaminas lipossolúveis. A alimentação por si só também ajuda a controlar a absorção das gorduras que favorecem o aumento do colesterol e são justamente os alimentos fontes de fibras que exercem esse benefício.

O consumo da quitosana pode ser útil e benéfico em pessoas que não consomem diariamente alimentos fontes de fibras. As fibras, como já vimos, são importantes para manter um bom funcionamento do intestino e regular a absorção de gorduras e também de açúcares no intestino para que futuras doenças como as cardiovasculares e a diabetes tipo 2, respectivamente, sejam prevenidas.

Já em relação ao emagrecimento, a quitosana não é comprovadamente eficaz, pois apenas a eliminação de gorduras do trato intestinal pelas fezes, como a quitosana promete, não promove uma perda de peso, mas sim, uma deficiência de gorduras no organismo.

Nesse caso, mais uma vez a alimentação, de forma balanceada em termos de qualidade e quantidade, é capaz de promover um emagrecimento saudável e permanente, aliado à prática de atividade física regular. Essas atividades devem ser, de preferência, atividades que ajudem a queimar mais calorias como as atividades aeróbicas que são, por exemplo, corrida, ciclismo, natação, dança, entre outras.

Como vimos, o uso da quitosana só pode ser indicado por um nutrólogo ou nutricionista, que são os profissionais aptos a indicar suplementos nutricionais levando em considerações as necessidades individuais. Nunca tome nenhum tipo de medicamento ou suplemento por conta própria para que você possa prevenir prejuízos à sua saúde e lembre-se: hábitos de vida saudáveis como uma alimentação saudável e a prática de atividade física são a melhor forma e você cuidar da sua saúde e garantir uma boa qualidade de vida.

Nutricionista Samara da Silva.

Posts relacionados à Quitosana:

bannerPortal

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *