O Que é Metabolismo? Veja Porque Ele é a Chave do Emagrecimento

Você sabe o que é metabolismo? Como Funciona? Veja Agora como regular o seu organismo para emagrecer.

É comum as pessoas relacionarem o metabolismo com engordar ou emagrecer afirmando terem um metabolismo rápido ou lento. Porém, inicialmente é importante esclarecer que o processo metabólico não está relacionado somente com o peso corporal, mas com todas as reações que envolvem o organismo.

Por isso, você saberá o que é metabolismo neste artigo, como ele está dividido e qual a sua relação com o peso corporal.

O que é metabolismo?

É o conjunto de reações químicas que ocorrem no interior das células do nosso organismo onde há a síntese de compostos orgânicos ou a degradação desses compostos para a geração de energia.

O que é Metabolismo?
O que é Metabolismo?

O processo metabólico é, portanto, um processo de construção e desconstrução de moléculas e é necessário para que haja a manutenção das atividades do organismo para que este possa manter-se vivo.

Tipos de Metabolismo

Como vimos, o metabolismo envolve reações de síntese e degradação de compostos orgânicos e ele pode dividir-se da seguinte forma:

  1. Anabolismo

O anabolismo é a síntese de substâncias ou moléculas a partir de outra substância para que seja utilizada pelo organismo. Essa substância que participa da síntese dos compostos orgânicos são moléculas ou unidades menores que formam produtos com estruturas maiores cujas funções podem ser divididas em estrutural e funcional.

Esses compostos formados exercem, então, algumas finalidades no organismo como reparação, manutenção ou crescimento de órgãos e tecidos do organismo.

Um exemplo de processo anabólico é a formação de proteínas a partir de unidades menores que são os aminoácidos. As proteínas produzidas são utilizadas para a reparação e a construção dos tecidos musculares. Por isso que muitos adeptos de atividades físicas que visam a hipertrofia muscular como a musculação consomem bastante proteínas para que estes nutrientes possam ser quebrados em aminoácidos e, assim, estes aminoácidos possam produzir novas proteínas para que possam exercer sua função de crescimento muscular.

  1. Catabolismo

O catabolismo é a quebra de uma molécula complexa em moléculas simples para a geração de ATP (energia). Essa energia gerada é utilizada pelo organismo para diversas atividades como respiração, movimentos, controle da temperatura e várias outras.

Em outras palavras, o catabolismo inclui a degradação das moléculas dos alimentos através dos processos digestivos para produzirem energia. Além disso, inclui também a degradação de proteínas presente nos músculos e as reservas de energia na forma de carboidratos e gorduras para a produção de energia quando o organismo está com deficiência de energia, ou seja, com pouca ou nenhuma energia obtida através da alimentação.

Além dessas funções, o catabolismo também atua diretamente no anabolismo, pois gera energia para que o processo do anabolismo possa ocorrer.

  1. Metabolismo basal

É a condição onde uma energia mínima presente no organismo é suficiente para mantê-lo funcionando adequadamente como, por exemplo, manter atividades como a respiração, o bombeamento de sangue pelo coração, entre outras.

Metabolismo - Termogênicos
Metabolismo – Termogênicos

Metabolismo x Emagrecimento

Como vimos, a atividade metabólica não está relacionado somente com o emagrecimento ou o ganho de peso. Podemos dizer que estes dois processos fazem parte do metabolismo e não são apenas o metabolismo como muitos pensam.

Em relação ao peso, sabe-se que a velocidade do processo metabólico pode variar para cada indivíduo. Além disso, há uma linha de afirmadores que acredita que o metabolismo lento influencia na questão da obesidade e outros não. Algumas pesquisas afirmam que existe um gene no DNA de pessoas obesas que altera o metabolismo e, consequentemente, atinge diretamente o peso.

Dúvidas à parte, o que é comprovado é que, para o corpo emagrecer, tendo este um processo metabólico lento ou não, é fundamental adotar hábitos de vida saudáveis, principalmente uma alimentação correta e a prática de atividade física regular. Esses dois aspectos juntos é que fazem com que o corpo consiga emagrecer de forma saudável e satisfatória.

Além da alimentação saudável, que deve fazer parte de toda dieta de emagrecimento saudável, alguns alimentos podem ajudar a acelerar a atividade metabólica para que o corpo consiga emagrecer de forma mais rápida, neste caso, para quem possui o metabolismo mais lento.

Alguns desses alimentos são os alimentos termogênicos. São alimentos que contêm substâncias que aumentam a temperatura corporal fazendo com que o trabalho metabólico fique mais acelerado e estimule ainda mais a perda de peso. Alguns exemplos de alimentos termogênicos são: café, gengibre, canela, chá verde, chá mate, vinagre de maçã, guaraná em pó e cacau puro em pó.

bannerPortal

Outra forma de acelerar o metabolismo para facilitar o emagrecimento é tomar água gelada. É comprovado que a água gelada também ajuda a acelerar o processo metabólico porque, quando ingerida, o corpo trabalha mais para normalizar a temperatura da água. Por isso, o corpo consegue gastar mais energia para normalizar a temperatura da água gelada ajudando, então na perda de peso.

Outra forma de você manter o seu metabolismo sempre ativo e estimular ainda mais o emagrecimento é se alimentar em horário regulares evitando pular refeições, mas se alimentando em pequenas porções. Isso ajuda a manter o corpo em constante funcionamento e a manter o trabalho metabólico mais acelerado. Ao contrário disso, quando você passa horas sem se alimentar, principalmente por dias repetidos, seu corpo estagna e o metabolismo passa a ficar mais lento, o que prejudica o processo de emagrecimento.

Praticar atividade física também ajuda a acelerar o trabalho metabólico e a fazer com que o corpo perca peso de forma mais rápida. O recomendado é praticar as atividades aeróbicas que são de baixa intensidade e longa duração e que trabalham todos os grupos musculares ao mesmo tempo fazendo com que haja maior gasto energético. Isso ajuda o corpo a eliminar mais calorias proporcionando a perda de peso. As atividades físicas são recomendadas tanto para quem possui metabolismo lento quanto acelerado, pois é benéfica não somente para o emagrecimento, mas também para a saúde de forma geral.

Distúrbios do metabolismo

Ocasionalmente, alguns distúrbios do metabolismo podem ocorrer alterando alguma via metabólica e, consequentemente, prejudicando o funcionamento normal do organismo.

Com isso, a alteração do metabolismo pode causar distúrbios como, por exemplo, intolerância à lactose, fenilcetonúria, hipo e hipertireoidismo, obesidade, entre outros.

Nutricionista Samara da Silva.

Posts relacionados:

bannerPortal

Gostou de saber o que é metabolismo? Deixe um comentário logo abaixo contando se o seu é rápido ou lento 🙂

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha com a imagem abaixo * TimLimite de tentativas alcançadas