O Que é Gordura Trans? Faz Mal? Engorda? [ Verdade Revelada ]

Você sabe o que é gordura trans? Quais são os alimentos ricos nessa gordura? Veja agora essas respostas e por que você deve parar de comer gordura trans a partir de hoje!

Muito provavelmente você já sabe o que é gordura trans e que ela traz malefícios a saúde e ao corpo, entretanto, depois de ler este texto acredito que você irá se esforçar ainda mais para fugir desse veneno que se encontra na maioria dos alimentos processados e que traz tantos prejuízos a saúde das pessoas.

Índice do conteúdo:

O QUE É GORDURA TRANS?

Nesse tópico vou explicar de forma um pouco mais técnica o que é gordura trans, mas fique tranquilo que você irá acompanhar facilmente o artigo.

Dentre a composição de gorduras e óleos, um de seus principais constituintes são os triacilgliceróis, que são compostos formados a partir de glicerol e ácidos graxos, que podem ser saturados ou insaturados, de acordo com a sua estrutura com conformação CIS ou TRANS.

O Que é Gordura Trans?
O Que é Gordura Trans?

Essas denominações de CIS ou TRANS são devido a conformação dos ácidos graxos (gordura) que se encontram nos alimentos e estão associados a estabilidade da molécula dos mesmos.

A maioria dos alimentos gordurosos encontrados na natureza, predominantemente apresentam uma conformação CIS de sua estrutura, apesar de haver alguns poucos que também apresentam conformação TRANS de sua estrutura.

Esses alimentos que apresentam naturalmente os ácidos graxos (gorduras) trans. não são maléficos a saúde, sendo que alimentos comuns à mesa das pessoas apresentam tais componentes, como por exemplo, ervilhas, romã, repolhos, carnes e alguns produtos lácteos.

Uma pequena ingestão de gordura trans de origem natural não irá trazer danos ao organismo, uma vez que o nosso corpo é capaz de degradar esses compostos e, naturalmente nós não ingeriríamos muito desse tipo de composto, já que é apenas uma pequena porção de alimentos que apresentam naturalmente esses ácidos graxos com tal estrutura, em uma pequena fração.

A gordura trans sempre fez parte da alimentação humana mediante o consumo de carnes, leite e seus derivados. No entanto, com a produção de substitutos para a manteiga e as gorduras animais por meio da hidrogenação parcial de óleos vegetais, houve uma significativa elevação da presença dos ácidos graxos trans. na dieta (Martin e cols., 2004).

O grande problema é a ingestão excessiva deste tipo de gordura de formação não natural.

É durante o processamento de alimentos que apresentam gorduras insaturadas, que é formada a gordura trans. de origem não natural, como por exemplo, o processo de fritura, processamento térmico de gorduras vegetais, de refino de óleos vegetais (milho, soja, canola e etc.) e hidrogenação parcial (processo que torna o óleo liquido em gordura sólida ou plástica, como é o caso da margarina e parte da composição da maioria dos alimentos industrializados).

Estes mecanismos foram desenvolvidos para proporcionar uma maior estabilidade térmica, maior durabilidade (vida útil ou de prateleira dos produtos), melhor palatabilidade e consistência dos produtos industrializados que apresentam as gorduras insaturadas ou poli-insaturadas (óleos vegetais), sem visar a qualidade nutricional e os malefícios que estes processos podem gerar aos alimentos e a saúde de quem os consome.

É quase impossível encontrar alimentos processados que não apresentem a gordura trans. estando presente em alimentos como biscoitos, salgadinhos, alimentos congelados como batata e pizza entre vários outros alimentos que você nem imagina, e por isso, o consumo se torna excessivo, antes mesmo de que a pessoa perceba que está ocasionando um grande problema a sua saúde. Mais à frente te mostrarei uma lista mais completa, com alimentos que contém a gordura trans.

Já as gorduras saturadas (banha de porco, carnes, ovos, óleo de coco e etc.), que durante muito tempo foram rotuladas como gorduras ruins, não apresentam uma estrutura capaz de se isomerizar (transformar) e formar gordura trans. e por isso, o consumo destas levam vantagem sobre os óleos vegetais em questão de saúde do organismo. Agora que você já sabe o que é gordura trans, quero te mostras os seus principais malefícios.

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PRINCIPAIS MALEFÍCIOS DA GORDURA TRANS

Hoje já se apresenta uma imensidão de estudos e artigos de cunho tanto observacionais quanto de ensaios clínicos que relacionam diretamente o consumo de gorduras trans. com malefícios a saúde, sendo possível encontrar mais de 500 mil artigos na literatura médica mundial, que abordam o assunto.

Segue uma lista sobre alguns dos malefícios decorrentes do consumo de gorduras trans.:

  1. INFLAMAÇÃO CRÔNICA DO ORGANISMO.

Um dos principais malefícios da gordura trans. é que ela promove a inflamação crônica ou silenciosa do organismo, onde este está diretamente relacionado com doenças crônicas não transmissíveis, incluindo doenças cardiovasculares, obesidade, diabete milito, entre tantas outras.

O consumo de gordura trans. vem sendo apontado como um dos principais fatores que levam a inflamação crônica do organismo, em conjunto com consumo de carboidratos (principalmente de alto índice glicêmico), consumo excessivo de álcool, tabagismo e sedentarismo.

  1. DESCONTROLA O COLESTEROL.

Atualmente já sabemos que o colesterol não é prejudicial a nossa saúde e que este é essencial ao funcionamento saudável do nosso organismo. O que não pode ocorrer é um descontrole entre as concentrações de seus componentes e, entre eles nós encontramos o HDL, intitulado de “bom colesterol” – (Lipoproteína de Alta Densidade) e o LDL, intitulado de “mal colesterol” – (Lipoproteína de Baixa Densidade).

Um dos prejuízos que o consumo de gorduras trans. nos promove é a desregulação da produção destes dois compostos essenciais ao nosso corpo, onde ocasiona o aumento do LDL e a diminuição do HDL, que devem estar sempre em concentrações balanceadas para não nos trazer malefícios, como uma baixa produção de alguns hormônios importantes, uma má síntese (produção) de substâncias lipossolúveis, algumas vitaminas por exemplo, entre outros problemas.

Gordura Trans Faz Mal
Gordura Trans Faz Mal

Para que você tenha maior noção, Mensik e Katan (1990), desenvolveram um estudo acometido com três grupos de pessoas submetidos a uma mesma dieta, variando apenas o tipo de ácido graxo, sendo que um dos grupos era o grupo controle. Quando comparado as taxas de HDL-colesterol, constatou-se que as pessoas submetidas às dietas com ácidos graxos cis e gorduras saturadas apresentaram a mesma concentração dessa lipoproteína (HDL), que era consideravelmente superior a concentração nos indivíduos cuja dieta continha ácidos graxos trans. Já para o LDL-colesterol, as concentrações foram consideravelmente maiores nas pessoas cuja alimentação continha ácidos graxos trans. do que as que se alimentaram com ácidos graxos cis.

Esses resultados levaram a concluir que o consumo de ácidos graxos saturados aumenta as concentrações de LDL, e que os ácidos graxos trans. além de aumentar o LDL como também diminuem o HDL, que como você viu anteriormente devem estar em concentrações balanceadas no organismo e não em uma disparidade de concentração uma da outra.

  1. MAIORES RISCO DE INFARTOS E ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL (AVC).

Quanto maior o consumo de alimentos ricos em gorduras trans. maior o risco de sofrer infartos e AVC, diz diversos estudos. Isso ocorre devido ao acúmulo de colesterol nos vasos sanguíneos, que advém com o processo inflamatório e degenerativo, chamado aterogênese, que forma placas nos ateromas (grandes artérias).

 Um fato importante a se destacar é que a grande maioria dos alimentos ricos em gordura trans. são ricos também em carboidratos refinados, sendo que o consumo destes são umas das principais causas da inflamação crônica e de doenças coronárias (coração) e o pior é que o coitado do colesterol acaba levando a culpa, por estar presente na cena do crime, o que não seria diferente, uma vez que constantemente há o transporte de colesterol pela corrente sanguínea para que ele chegue em seus destinos e desempenhe suas funções, como no fígado, coração, no cérebro e etc.

  1. INIBE ENZIMAS IMPORTANTES AO ORGANISMO.

Existem diversos tipos de enzimas que exercem papeis fundamentais no nosso corpo e, dentre elas, há um tipo específico de enzima em que sua ação está associada a desidrogenação de ácidos graxos no organismo e o consumo de gordura trans. é apontado com um dos inibidores deste tipo de enzima.

“Além da alteração dos níveis de colesterol, outros efeitos ao organismo vêm sendo associados à ingestão de ácidos graxos trans. Um desses efeitos consiste na inibição da ação de enzimas de dessaturação, que catalisam a reação de desidrogenação de ácidos graxos na biossíntese de ácidos graxos fundamentais aos processos metabólicos” (Costa e cols., 2006).

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  1. PREJUDICIAL PARA GESTANTES E LACTANTES.

Estudos científicos apontam que a gordura trans. é transportada através da placenta, sendo passada da mãe para o feto, tendo um efeito dose-resposta, que nada mais é, que quanto maior o consumo de alimentos que ricos em gorduras trans. não naturais durante a gestação, maior o risco de transferir a gordura trans. ao bebê em desenvolvimento.

Há ainda estudos que afirmam que a gordura trans. pode afetar o desenvolvimento intrauterino (refere-se ao interior do útero) do bebê, por inibição de enzimas e biossíntese de alguns ácidos graxos essenciais ao desenvolvimento fetal.

“Essa inibição pode ter efeitos na saúde materno-infantil, afetando o processo de crescimento e desenvolvimento da criança, pois os ácidos graxos podem ser transferidos tanto pela placenta quanto pelo leite materno” (Chiara e cols., 2002).

Já sabendo o que é gordura trans e o seus malefícios, vou te apresentar uma lista de alimentos que você deve evitar.

ALGUNS ALIMENTOS QUE APRESENTAM A GORDURA TRANS.

  1. Biscoitos, recheados ou não. (Inclusive a maior parte destes ditos “fit” ou “saudáveis”).
  2. Frituras em geral.
  3. Óleos vegetais (canola, soja, milho, mistos e etc.)
  4. Margarinas (sólidas, cremosas e vegetais).
  5. Salgadinhos (Chips, Cheetos, Doritos, Baconzitos e etc.)
  6. Produtos congelados (batata, pizza, lanches, lasanhas e etc.)
  7. Sorvetes
  8. Donuts
  9. Cookies (inclusive os integrais).
  10. Massas industrializadas para bolos e tortas.
  11. Pipoca de micro-ondas.
  12. Fast Foods.
  13. Nuggets
  14. Sobremesas prontas (Grande maioria).
  15. Miojo (Grande parte deles).
  16. Chantilly
  17. Massa de pastel.
  18. Achocolatados prontos.
  19. Vitaminados prontos.
  20. Alguns iogurtes e pudins embalados (atente-se ao rótulo).
  21. Balas, gomas e chicletes recheados.
Alimentos Ricos em Gordura Trans
Alimentos Ricos em Gordura Trans

COMO EVITAR O CONSUMO DE GORDURA TRANS?

  1. TROCAR ÓLEOS VEGETAIS POR BANHA DE PORCO NO PREPARO DOS ALIMENTOS.

Como você viu, os óleos vegetais apresentam gorduras trans. em sua composição, principalmente pelo processo de refino e uma boa opção para fugir destes “veneninhos” é a substituição dos mesmos por banha de porco, que além de apresentar a gordura saturada que é benéfica a saúde, irá nos proporcionar uma maior saciedade, evitando a compulsão alimentar e nos auxiliando na perda de peso.

  1. TROCAR A MARGARINA PELA MANTEIGA.

A margarina é um dos alimentos que mais apresentam gorduras trans., pois o seu processo de fabricação é basicamente a transformação de óleos vegetais em gordura plástica ou sólida, através da hidrogenação, que acarreta na formação de mais gordura trans. do que os óleos vegetais refinados já apresentam.

Já a manteiga além de ser rica em gorduras saturadas e monoinsaturadas, são extremamente nutritivas apresentando boas quantidades de vitaminas, sais minerais e até mesmos antioxidantes naturais.

  1. PROCURE PREPARAR A SUA PRÓPRIA COMIDA.

Sempre que optamos por comer fora ou alimentos congelados, nós estamos susceptíveis a ingerir grandes quantidades de gorduras trans., uma vez que não sabemos como a comida de restaurantes é preparada, podendo ter boas quantidades de óleo vegetal. Além de que os alimentos congelados estão entre os campeões de gorduras trans.

  1. EVITE ALIMENTOS FRITOS E/OU FRITURAS.

Não é surpresa para ninguém que as frituras não são saudáveis a saúde e promovem o aparecimento de diversos tipos de doenças do coração, a obesidade entre tantas outras.

Com isso, procure sempre assar os seus alimentos ao invés de fritas, você irá se surpreender com a variedade de alimentos que são comumente fritos mais que ficam extremamente saborosos também quando assados, como por exemplo, carnes e peixes.

  1. MODERE OU ELIMINE OS FAST FOODS.

Como já comentado anteriormente, os fast foods também entram na lista dos alimentos que mais contém gorduras trans.

Comer uma comida quentinha preparada na hora, com variação de carnes, folhas e legumes é sempre a melhor opção para manter a saúde e ainda proporcionar o emagrecimento.

  1. ATENTE-SE AS SUAS SOBREMESAS.

Uma grande parte dos doces apresentam gorduras trans. em sua composição, principalmente os industrializados ou enlatados, como o pudim ou o chatilly por exemplo, além de que estes em quase 100% apresentam grandes quantidades também de açúcares e aditivos químicos, como corantes e conservantes.

Com isso, procure sempre uma opção saudável quando for saborear uma sobremesa, como por exemplo uma fruta cítrica ou um chocolate de verdade, sem adição de leite ou açúcar.

Agora que você sabe o que é gordura trans e está mais consciente dos seus malefícios, eu gostaria de te apresentar uma curta apresentação que eu fiz sobre a Dieta da Fibra, uma nova metodologia baseada em alimentação saudável, que acelera o metabolismo das mulheres e ajuda perder até 3kg na primeira semana, sem contar as coisas que você mais ama.

Clique aqui para assistir ao vídeo enquanto está no ar, não posso garantir isso por muito mais tempo.

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Gostou de aprender o que é gordura trans e seus malefícios? Então, deixe um comentário logo abaixo dizendo se você consome alguns desses alimentos listados no artigo e se eu te ajudei de alguma maneira. 🙂

FONTES DE PESQUISA

http://www.bmj.com/content/357/bmj.j1858.full

http://www.bmj.com/content/351/bmj.h4583

http://www.producao.usp.br/handle/BDPI/6006

http://files.msjoseoliveira.webnode.com.br/200000296-1b3f21c38f/O%20que%20%C3%A9%20uma%20gordura%20Trans%20-%2004-CCD-9509.pdf

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27302008000600006

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