O Que Comer Na Dieta Low Carb? Veja Os 7 Alimentos Permitidos

Você sabe o que comer na dieta low carb? Nesse guia absolutamente completo, vou te mostrar os 7 alimentos permitidos e os proibidos durante a dieta low carb.

O que Comer na Dieta Low Carb?

Você sabe o que são e o que comer na dieta Low Carb ou dietas sem açucares? Fica bem fácil deduzir com um nome desses não é verdade. Rsrs. Mas você sabe como ela realmente funciona?

Nesse guia você vai aprender:

O que é uma dieta Low Carb?

Eu gravei um curto vídeo para te explicar melhor o que é, como funciona, se é saudável e depois eu te conto o que comer na dieta low carb, acompanhe o vídeo abaixo.

A low carb, é uma dieta focada em fornecer uma nutrição específica ao seu organismo, ao mesmo tempo que retira alguns alimentos que o seu corpo não requer, em suma, carboidratos sem valor nutritivo. Objetivando diminuir ou eliminar o excesso de peso, focado em um emagrecimento mais eficaz.

Eu não gosto muito de colocar a alimentação como uma forma tabelada de se seguir, pois cada organismo é único e cada pessoa apresenta dificuldades diferentes quando se trata de alimentação e emagrecimento, porém nutricionistas e profissionais da saúde aconselham uma ingestão total de carboidratos de 20 gramas ou menos por dia.

Pesquisas mostram benefícios impressionantes sobre a baixa ingestão de carboidratos, principalmente os de baixo valor nutricional, que são os alimentos que apresentam muito carboidrato, poucas vitaminas, sais minerais e fibras. Consumir pouco desses carboidratos de baixo valor nutricional mostrou-se um forte fator de redução da fome e da ansiedade alimentar, redução do nível de açúcar no sangue, pressão arterial e triglicérides mais estáveis e por aí vai.

O bom dessa dieta é que ela não é complexa de ser entendida e seguida, pois consiste basicamente em optar pelos alimentos que apresentam baixo teor de carboidratos, como carnes, verduras, legumes e gorduras boas, antes de te mostrar o que comer na dieta low carb, quero que você veja, o motivo dela funcionar tanto.

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Por Que Dieta Low Carb Funciona?

Quando os alimentos entram no nosso organismo eles sofrem um processo de degradação, para que o nosso corpo consiga absorver os nutrientes, os sais minerais, as vitaminas e claro, utilizá-los como fonte de energia.

Todos os macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras) têm a capacidade de se transformar em açúcar (glicose) no nosso corpo para que possamos utilizar como fonte de energia, a questão é a quantidade e a velocidade que esses alimentos oferecem de glicose ao seu corpo, por isso é tão importante saber o que comer na dieta low carb. A glicose no organismo deve ser controlada, pois todo o excesso de glicose no corpo será armazenado na forma de gordura para que tenhamos reservas energéticas para quando necessário.

O duro é que a hora de usarmos essa reserva de gordura nunca chega, rsrs, pois sempre que precisamos de energia a gente vai lá e come de novo ao invés de utilizarmos a gordura como fonte de energia, isso é um ciclo vicioso que se inicia com a ingestão de carboidratos.

As dietas Low Carb tem como princípio básico manter os níveis de glicose sempre bem controlados para que não haja excesso de glicose e consequentemente não haja o acúmulo de gordura. Imagine que o seu corpo precise constantemente de certa quantidade de glicose circulando na corrente sanguínea para utilizá-la como energia, para se movimentar, trabalhar, lavar a louça, cuidar das crianças, respirar e etc., mas todo excesso será armazenado como gordura.

Os carboidratos são os alimentos que mais oferecem glicose para o corpo e de maneira mais rápida do que os demais alimentos, por isso que é tão fácil extrapolar nos níveis de glicose através de uma alimentação rica em carboidratos e acabar engordando. Com isso, vem a pergunta, o que comer na dieta low carb?

o que comer na dieta low carb?

O Que Comer Na Dieta Low Carb

Alguns alimentos que apresentam baixa concentração ou nenhum carboidrato são os recomendados para esse tipo de alimentação. Segue um vídeo e uma lista para você saber o que comer na dieta low carb.

– Ovos:

Os ovos são considerados um dos alimentos mais saudáveis para se ter em uma alimentação, eles são repletos de diversos nutrientes, sais minerais e gorduras boas importantes para a saúde, sem contar que a quantidade de carboidratos é praticamente zero.

– Liberado: Todo tipo de ovo, como o de galinha, pato, codorna e etc.

– Carnes:

A grande maioria das carnes apresentam carboidratos praticamente zero, com exceção de alguns órgãos, como o fígado por exemplo. Sem contar que as carnes nos oferecem aminoácidos essenciais, boas quantidades de proteína e gorduras boas.

– Liberado: Carne de vaca, porco (inclusive bacon), frango, cordeiro, peru, vitela entre outras.

– Peixes e frutos do mar:

Esses alimentos são incrivelmente nutritivos e saudáveis. Se você quer saber o que comer na dieta low carb, essa é uma das melhores opções. Grande parte deles apresentam vitaminas do complexo B, iodo, ômega 3, gordura saturada de qualidade entre outros importantes nutrientes para a nossa saúde que dificilmente é encontrado em outros alimentos e assim como as carnes, os peixes e frutos do mar apresentam praticamente zero de carboidratos.

O Que Comer na Dieta Low Carb? Peixes e Frutos do Mar
O Que Comer na Dieta Low Carb? Peixes e Frutos do Mar

– Liberado: Salmão, truta, sardinha, tilápia, crustáceos, camarão, lagosta, atum, bacalhau, linguado, arenque e etc.

– Legumes:

A grande maioria dos vegetais são baixos em carboidratos, como folhas verdes, legumes e vegetais crucíferos que além de ter pouco carboidrato também apresentam boas quantidades de fibras, forte aliada na regulação da glicose no organismo, da digestão mais lenta e da saúde intestinal.

– Liberado: Brócolis, tomates, cebolas, couve de Bruxelas, couve-flor, couve, pepino, berinjela, pimentões, aspargo, espinafre, repolho, acelga, abobrinha, aipo e etc.

Com exceção dos vegetais de raiz amiláceos (batata, mandioca, batata doce, etc.) todos os vegetais são pobres em carboidratos e em boa parte também apresentam fibras.

– Frutas:

As frutas são ótimos alimentos, pois apresentam vitaminas, sais minerais e fibras, mas nem sempre são indicadas em uma alimentação Low Carb, pois algumas delas apresentam grande quantidade de frutose, um tipo de carboidrato que as frutas apresentam, que em relação aos vegetais pode ser muito maior.

Contudo ainda assim existem algumas frutas que apresentam baixas concentrações de frutose, pois são mais gordurosas ou apresentam simplesmente pouco carboidrato.

– Liberado: abacate, avocado, azeitonas, morangos, damascos, limões, kiwi, framboesas, laranjas.

– Nozes e sementes:

São ótimas aliadas em dietas Low Carb pois são ricas em gordura, fibras, proteínas e várias micronutrientes.

– Liberado: Amêndoas, nozes, castanha de caju, semente de girassol, linhaça, gergelim, e etc.

– Gorduras boas:

Existem diversos tipos de gorduras e óleos saudáveis e que são fortes aliados de uma alimentação Low Carb, pois estes disponibilizam energia de qualidade, de lenta degradação e absorção e não contem quantidade significativas de carboidratos. Apenas certifique-se de evitar óleos refinados ou hidrogenados como o óleo de soja, de milho, de girassol, canola e outros do gênero.

– Liberado: Manteiga, azeite extra virgem, óleo de coco, banha de porco.

– Bebidas:

As bebidas sem adição de açúcar são bem aceitadas na alimentação Low Carb, atente-se apenas a alguns pontos, como por exemplo, o excesso de suco de frutas pois algumas delas são ricas em carboidratos. Caso opte por sucos, procure fazer os das frutas indicadas no tópico frutas liberadas.

– Liberado: Água, café, chás e sucos com baixo teor de carboidratos. Lembrando que é sem adição de açúcar em qualquer uma das bebidas.

O que Comer na Dieta Low Carb – Bônus:

Agora que você viu o que comer na dieta low carb, vou deixar mais uma dica: Utilize bastante ervas e especiarias no preparo da sua comida, em grande parte estes oferecem sais mineiras, complexos vitamínicos e também são ótimos termogênicos naturais.

– Liberado: Alho, pimenta, gengibre, canela, mostarda, orégano, açafrão, curry e etc.

Alimentos Proibidos na Dieta Low Carb!

Tão importante quanto saber o que comer na dieta low carb, é entender o  que não se deve comer. Todos os alimentos aqui listados estão excluídos da alimentação Low Carb por apresentarem quantidades significativas de carboidratos que possam prejudicar a sua o emagrecimento ou favorecer o ganho de peso.

– Pães e grãos (Todos eles são riquíssimos em carboidratos, principalmente o de farinha de trigo refinada)

– Alguns legumes: Beterraba, cenoura, batata, batata doce, milho e etc.

– Feijões e leguminosas: Lentilha, ervilha, feijão, feijão preto, grão de bico e etc.

– Cereais.

Refrigerantes.

– Cerveja.

– Sucos ricos em frutose (Principalmente de caixinha).

– Açúcar.

– Mel.

– Amido de milho.

– Iogurte adoçado.

– Bolos.

– Massas.

– Biscoitos.

– Batata frita.

– Salgadinhos industrializados (Batata chips, doritos e etc.)

– Farinhas de trigo.

– Produtos industrializados com adição de amido, trigo ou açúcar.

 Atente-se sempre aos rótulos dos produtos, os ingredientes estão listados em ordem de concentração (quantidade) no produto. Se caso os ingredientes do produto comece com açúcar, amido, farinha de trigo você já pode esquecê-lo da sua alimentação. Lembre-se que agora você já sabe o que comer na dieta low carb e existem vários alimentos como os diets e light que apesar de apresentarem baixas ou nenhuma quantidade de açúcar são repletos de conservantes, aromatizantes e agentes químicos que podem intoxicar o seu organismo e te trazer problemas sérios de saúde, inclusive o ganho de peso.

Gostou do assunto sobre o que comer na dieta low carb? Espero ter ajudado de alguma forma, aumentando o seu conhecimento a respeito de saúde, alimentação e emagrecimento, para que você consiga atingir todos os seus objetivos, com um corpo mais saudável, atraente e feliz e se você quiser conhecer a Dieta da Fibra, o método que eu criei e já ajudou mais de 17 mil mulheres em todo o Brasil, basta clicar aqui.

Você já sabia o que comer na dieta low carb? Deixe um comentário logo abaixo, contando a sua alimentação e se você já tentou a dieta low carb. Vou ficar muito feliz em te responder.

Grande abraço.

Gustavo Silva. =)

Comments

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2 Comentários


  1. Olá Gustavo! Ouvi dizer que não se deve transformar frutas em sucos porque aumenta a concentração de glicose. Isso é mito ou é verdade?

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    1. Boa tarde Ivane Almeida, tudo bem? Espero que sim. =)
      Desculpe a demora no retorno. As frutas, tanto em sucos quanto como alimento apresentam boas quantidades de carboidrato, porém ao se preparar o suco você não irá aumentar a concentração de glicose, mas sim, irá diminuir os efeitos das fibras contidas nas frutas, que por sua vez, essas fibras ajudam a retardar a absorção de glicose pelo organismo. Sempre que optar por preparar um suco detox por exemplo, procure acrescentar fibras a ele. Temos um artigo falando sobre os sucos detox e outro sobre as fibras, falando quais são as melhores para utilizar no dia a dia . Espero ter ajudado, um grande abraço. Gustavo Silva

      Responder

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