Como Criar Uma Motivação Para Emagrecer Inabalável – O Guia Definitivo

Você já começou alguma dieta e desistiu no meio? Anote 2 simples e poderosas técnicas de motivação para emagrecer e não deixe mais a sua mente sabotar a sua dieta

Olá, no artigo de hoje vamos falar sobre a motivação para emagrecer. Sabia que a motivação é fundamental para qualquer objetivo que você queira alcançar? E que existem algumas estratégias para manter-se motivado, daqui a pouco vou te mostrar 2 dessas técnicas para colocar em prática hoje mesmo.

Neste artigo vamos apresentar os seguintes tópicos sobre motivação para emagrecer:

Motivação para emagrecer
Motivação Para Emagrecer e Alcançar o Seu Peso Ideal

O QUE É MOTIVAÇÃO?

Motivação é o impulso interno que leva a ação, ou seja, é um motivo para você alcançar os seus objetivos. A motivação é algo intrínseco, que vem de dentro de nós, onde vamos descobrir quais os motivos para realizar determinada tarefa, atividade, ou para alcançar algum objetivo.

A motivação está ligada com a intensidade, direção e persistência do esforço realizado para alcançar determinada meta.

  • Intensidade: é a quantidade de esforço desempenhado;
  • Direção: é o foco, a meta a qual se quer alcançar;
  • Persistência: é a quantidade de tempo utilizada para chegar ao seu objetivo.
Motivação para emagrecer - Woody Allen
Motivação para emagrecer – Woody Allen

COMO SE MANTER MOTIVADO?

Ter uma meta para ser alcançada é sempre importante para manter-se motivado. Mas como saber qual é essa meta? No primeiro momento você precisa ter conhecimento sobre os seus desejos e anseios e o que realmente se quer alcançar para então ser possível estabelecer a sua meta final. Após estabelecer a sua meta, você deverá criar estratégias para alcançá-la.

Vou compartilhar algumas estratégias para manter-se motivado, elas podem ser aplicadas em todas as áreas da sua vida e inclusive para se ter uma grande dose de motivação para emagrecer.

  • A principal estratégia para alcançar o seu objetivo e manter-se motivado é a AUTOCONFIANÇA. É necessário acreditar que você é capaz, independente dos obstáculos, acredite na sua capacidade e potencial para chegar a sua meta final.
  • Outra estratégia importante é comemorar cada pequeno progresso do seu dia a dia. Dar valor as pequenas conquistas que irão te levar ao seu objetivo.
  • Evitar metas fracas. Evite frases como “eu vou tentar…” Prefira frases como “eu quero…” “eu devo…”
  • Condicione a sua mente. Trabalhe o seu cérebro para sempre enxergar o lado positivo de cada situação.
  • Realize atividades prazerosas. A melhor maneira de fugir da falta de motivação é fazer atividades que proporcionem bem estar. Pense em atividades que você gostaria de realizar e comece a praticar.

Abaixo vou compartilhar 10 dicas para se manter MOTIVADO:

  • Acredite em você;
  • Não desiste de lutar;
  • Tenha sonhos;
  • Aprenda com os erros;
  • Realize atividades que fazem você feliz;
  • Reserve tempo para refletir;
  • Pense positivo;
  • Estabeleça metas;
  • Não reclame. Ache Soluções;
  • Comemore as conquistas.

Com os passos citados acima, você já vai ter mais motivação para emagrecer, mas ainda quero te passar 2 simples técnicas para alcançar os seus objetivos e que podem ser aplicadas ainda hoje.

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COMO CRIAR UMA META E ALCANÇA-LÁ?

Já que agora sabemos o que é motivação, motivo para realizar uma ação, vamos falar como podemos criar uma meta e alcança – lá

No primeiro momento é fundamental que você estabeleça metas que sejam realistas e desafiantes. Essa meta tem que te deixar motivado, e nunca desanimado ou cansado. Nunca estabeleça metas absurdas, como emagrecer muito em um curto período de tempo, se isto está totalmente fora da sua realidade.

Como diz o autor Hyrum W. Smith, uma meta é um sonho com prazo, com uma meta o sonho adquire vida própria e cria um tempo dentro do qual poderá ser realizado. O simples fato de criar uma meta começa a liberar o poder e o impulso que o ajudarão a alcançá-la. Mas para chegar a isso é necessário planejar todas as etapas que terá de vencer para chegar lá.

Não tenha medo do poder que existe em planejar. Uma das maiores razões que geralmente impede as pessoas de planejarem é o medo do compromisso e de seu primo em primeiro grau: o medo do fracasso. Não há problema quando se trata de pensar no que precisamos fazer para realizar alguma coisa, mas se traçamos planos bem definidos e o colocamos no papel, podemos fracassar.

Por isso, faça um planejamento realista e deixe-o ser a força motivadora que o levará até o fim, por exemplo, crie um plano de motivação para emagrecer. E lembre-se: a diferença entre um sonho e uma meta está no ato de planejar. Se você não o planejar, sua meta permanecerá apenas um sonho de “algum dia”.

motivação-para-emagrecer-planejamento
Planejamento da Motivação para Emagrecer

E como podemos planejar a nossa meta e ter motivação para emagrecer? Em primeiro lugar é necessário que você defina a sua meta, por exemplo, emagrecer. Após a definição da meta é preciso criar um plano de ação com as seguintes perguntas:

  • O que fazer? Qual é o seu objetivo, no caso emagrecer.
  • Por que fazer? Qual é a sua motivação para emagrecer?
  • Como fazer? Quais os tipos de ações/tarefas que eu posso realizar para alcançar o meu objetivo. (Procurar um médico, realizar exames, fazer uma dieta, praticar atividade física entre outros)
  • Quando fazer? Qual o prazo que irei colocar para alcançar o meu objetivo.
  • Quanto custa? Qual será o valor do investimento para eu alcançar a minha meta.

Uma dica importante é: escreva a sua meta em um papel, para que ela possa ter mais precisão e autoridade.

COMO SE RECOMPENSAR PARA ALCANÇAR AS METAS?

Como você pode se recompensar por alcançar as metas no emagrecimento?  A primeira dica é:

  • Faça uma lista de todas as mudanças positivas que os novos hábitos alimentares lhe trouxeram – Não foque somente na mudança visual (no caso perder peso), preste atenção nos benefícios como maior disposição para realizar atividades, maior energia para praticar exercícios e a sua saúde física, como melhoras do colesterol, diminuição da pressão arterial entre outros.
  • Uma vez por semana anote como a sua perda de peso o faz se sentir mais disposto – Esse hábito vai ajudar a ter mais motivação para emagrecer.
  • Foque no que está indo bem- Procure sempre focar nos objetivos alcançados.
  • Comemore as pequenas vitórias- Uma vez que você tenha atingido o seu objetivo, mesmo que pequeno, comemore, pois cada progresso mesmo o menor é um passo a mais para atingir o seu objetivo.

O QUE SÃO PENSAMENTOS SABOTADORES?

Pensamentos sabotadores são aqueles pensamentos que nos impedem de agir, que nos fazem procrastinar (adiar algo). São pensamentos que influenciam o nosso comportamento de forma negativa. Alguns desses pensamentos na dieta são:

  • Emagrecer é tão difícil…
  • Nunca vou emagrecer…
  • Eu mereço comer porque tive um dia difícil hoje…
  • Vou comer bastante só hoje porque irei a uma festa…
  • Eu não consigo seguir nenhuma dieta…

Esses pensamentos agem dentro de nós como se fossem uma única verdade, e influenciam o nosso comportamento de forma negativa, pois acreditamos que não somos capazes de perder peso e acabamos com a nossa motivação para emagrecer.

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Motivação para Emagrecer – Pensamentos Sabotadores

E como lidar com esses pensamentos sabotadores?

O primeiro passo é identificar esses pensamentos sabotadores e então questioná-los, por exemplo, “porque eu não consigo seguir nenhuma dieta? Isso é realmente verdade, o que prova isso?” E posteriormente encontrar os motivos que provem que você consegue seguir uma dieta sim, como por exemplo, lembrar de uma dieta que conseguiu fazer e obteve sucesso.

Técnica STOP – Controle sua mente e tenha motivação para emagrecer

Existe também uma simples técnica chamada STOP, onde você irá aceitar o pensamento que se apresenta para então substituí-lo, ela consiste em 4 passos:

S-  (stop) PARE -Quando perceber que está com o pensamento sabotador fale em voz alta: “pare agora esse pensamento e essa imagem nesse minuto”.

T- (take time) GANHE TEMPO- Respire e inspire preste atenção na sua respiração, pois a falta de respiração pode aumentar a ansiedade, então respire fundo.

O – (observer) OBSERVE- Olhe a sua volta, perceba onde você está e observe que nada está errado.

P – (Premium) PARABENIZE-SE, por ter encerrado o ciclo de pensamentos sabotadores.

COMO LIDAR COM AS FALHAS DURANTE O EMAGRECIMENTO?

Algo que acontece muito durante o processo de emagrecimento são as falhas, as frustrações e os pensamentos sabotadores que colaboram para a gente acreditar que não é capaz de alcançar o nosso objetivo e então desistir dele.

Bom, é comum a gente ter dias ruins em nossas vidas, não é mesmo? Têm dias que estamos desanimados, cansados, desmotivados e às vezes a correria do dia a dia nós impede de ter uma alimentação saudável e praticar exercícios, assim a nossa motivação para emagrecer vai água abaixo.

Mas como podemos lidar com esses dias ruins que podem ocorrer durante o processo para emagrecer? Em primeiro lugar é preciso consciência que as falhas vão acontecer, o cansaço vai aparecer e algo pode dar errado no seu dia… E então o que fazer? O primeiro passo é não se culpar por acontecimentos externos, acontecimentos que não depende de você. Outra dica importante é criar um hábito, pois a partir do momento que criamos um hábito de ter uma alimentação saudável, de praticar exercícios mesmo com a correria do dia a dia você irá cumprir a sua rotina, pois você já tem o hábito de fazer determinada tarefa. Essa é a segunda técnica que se aplicada a partir de hoje, os seus objetivos vão acontecer praticamente de forma automática e a sua motivação para emagrecer será inabalável.

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Hábitos para Manter a Motivação para Emagrecer

Como criar um hábito em 21 dias para ter uma mente inabalável.

E como se cria um hábito?  Existe uma técnica dos 21 dias, por exemplo, você tem dificuldade em praticar exercícios, então durante 21 dias consecutivos (incluindo finais de semana) é necessário praticar exercícios, após esses 21 dias você terá criado o hábito de exercitar-se.

A “técnica dos 21 dias” não é uma teoria em si mesma, e sim uma prática derivada de conceitos da sabedoria antiga, já ensinados na Índia e outras culturas milenares. Um indivíduo, para modificar um comportamento, melhorar uma habilidade, modificar ou formar um hábito, necessita manter acesa a chama da motivação e persistir praticando por um período suficiente até que esteja consolidado e comece a aparecer espontaneamente, tanto no corpo quanto na mente. Essa técnica pode ser usada em qualquer área da nossa vida

Outra dica é: assuma a sua responsabilidade, não tente colocar a culpa em alguém, ou na falta de tempo, reconheça que você falhou naquele dia, e comece tudo de novo, mais motivado e aprenda com os erros para não repetir o mesmo comportamento negativo.

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Para finalizar esse artigo vou compartilhar 10 frases para se ter motivação para emagrecer:

“Você provavelmente terá de entrar em uma batalha mais de uma vez para vencê-la” – Margaret Thatcher, política

“Seja feliz com o que você tem, mas fique animado com a chance de ter mais” – Alan Cohen, empreendedor

“Muitas das falhas da vida ocorrem quando não percebemos o quão próximos estávamos do sucesso na hora em que desistimos” – Thomas Edison, inventor

Se você ouvir uma voz dizendo ‘não faça’, isso significa que você deve fazê-lo, acima de tudo. A voz vai se calar” – Vincent Van Gogh, pintor

“Sempre se lembre de que você tem mais fibra que acredita, é mais forte que parece e mais esperto do que você pensa que é” – Christopher Robin Milne, escritor

“Todos os seus sonhos podem se tornar realidade se você tem coragem para persegui-los” – Walt Disney, desenhista e empreendedor

“Ter sucesso é falhar repetidamente, mas sem perder o entusiasmo” – Winston Churchill, político

“Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente. Quem sobrevive é o mais disposto à mudança” – Charles Darwin, biólogo

“Não tenha medo de desistir do bom para perseguir o ótimo” – John D. Rockefeller, empreendedor

“Comece de onde você está. Use o que você tiver. Faça o que você puder” – Arthur Ashe, tenista

Gostou do artigo sobre motivação para emagrecer? Deixe um comentário logo abaixo, vou ficar muito feliz em saber a sua opinião.

Conteúdo relacionado ao emagrecimento saudável:

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Psicóloga Simoni Parente.

Referências:

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