Descubra Como Criar Metas Para Emagrecer em 2018

Você pretende emagrecer em 2018? Psicóloga ensina como criar metas para emagrecer sem  o risco de frustrações.

Olá, no artigo de hoje vamos falar sobre metas para emagrecer. Você sabia que é muito importante criar um planejamento para você atingir o seu objetivo de forma eficaz? E que é possível lidar com as falhas no processo de emagrecimento? E também é muito importante você ter o autoconhecimento sobre você para então criar metas para emagrecer realistas e desafiantes.

 Neste artigo vamos apresentar os seguintes tópicos:

  • O que é uma meta?
  • Qual a importância de um planejamento?
  • Como elaborar metas para emagrecer que sejam alcançáveis (curto/médio/longo prazo)?
  • Como lidar com as falhas do planejamento do emagrecimento?
  • O que fazer quando alcançar as metas?
Calendário - Metas Para Emagrecer
Calendário – Metas Para Emagrecer

O QUE É UMA META?

Vocês já ouviram falar muito em metas, não é mesmo? Metas para alcançar algum objetivo, metas para cumprir… Mas afinal o que realmente é uma meta?

No primeiro momento precisamos saber a diferença entre metas e objetivos. O termo objetivo diz respeito a um fim em que se quer atingir, ou seja, é aquilo que você pretende alcançar/realizar.  Como por exemplo, arrumar um emprego, emagrecer, cursar uma faculdade… Isso são exemplos de objetivos.

Agora… O que é uma meta? A meta é um conjunto de ações/comportamentos que eu vou realizar para alcançar o meu objetivo. Por exemplo, se eu tenho um objetivo de emagrecer eu vou criar metas, ações para chegar ao meu objetivo final.

Então o objetivo é aquilo que você quer alcançar, e a meta são os passos e os prazos para alcançar o seu objetivo.

E claro, para atingir uma meta é necessário, planejar, organizar e executar.

“Uma meta sem um plano é apenas um desejo”

QUAL A IMPORTÂNCIA DE UM PLANEJAMENTO?

Vocês sabem o que é um planejamento? Planejamento é uma palavra que significa o ato ou efeito de planejar, criar um plano para otimizar o alcance de um determinado objetivo.

Se você tem em mente em alcançar algum objetivo, seja ele emagrecer, a melhor forma de iniciar esse desejo é com o planejamento, assim você não irá perder tempo e terá metas para alcançar até chegar ao seu objetivo final.

E qual a importância do planejamento? Quando você realiza um planejamento, mesmo que simples, as chances de alcançar o seu objetivo é muito mais efetiva, por isso é importante planejar para então você chegar até o seu objetivo/desejo.

E como eu faço para realizar um planejamento? O primeiro passo é definir o seu objetivo, aquilo que você deseja, por exemplo, emagrecer. Após definir o seu objetivo você irá criar um planejamento de metas que você deverá cumprir vale ressaltar que essas metas devem ser desafiantes e realistas.

Agora eu vou compartilhar com vocês um planejamento para vocês realizarem e que ajuda a alcançar as suas metas, esse método se chama SMART.

bannerPortal

O Método Smart é uma ferramenta criada por Peter Drucker que auxilia na hora da definição de metas, sejam elas pessoais ou profissionais.

Smart é um acrônimo com as iniciais das palavras: Specific, Messurable, Achievable, Relevant e Time-based.

  • Specific( Especifíca): Uma meta precisa ser específica, algo que seja facilmente entendida por outra pessoa, logo, facilita também a nossa própria compreensão e foco. Por exemplo, o que significa quando você diz que vai ser mais saudável? Quer dizer que você só vai comer alimentos saudáveis? Ou que vai começar a praticar atividades físicas? Querer ser mais saudável não é uma meta específica. Uma meta específica seria “Quero correr a maratona da minha cidade” Nessa frase a pessoa especificou aonde quer chegar.

Algumas perguntas para você realizar para você mesmo.

O que eu quero alcançar/realizar?

Por que? Quais as razões para eu realizar o meu objetivo?

Onde eu vou realizar as atividades para alcançar a minha meta?

  • Measure(Mensurável): O “M” é como você irá medir, mensurar se o seu objetivo foi alcançado ou não. Porém esse objetivo ter que ser realista.

A pergunta essencial para este tópico é: Como eu vou saber se a minha meta está sendo alcançada?

  • Achievable(Alcançável): O seu objetivo precisa ser realístico e ser relevante ao seu contexto. E o mais importante você precisa acreditar que o seu objetivo pode ser alcançado.

A pergunta chave é: Como o objetivo pode ser cumprido?

  • Relevant( Relevante): Uma boa meta é aquela que traz grandes propósitos em sua vida.

A pergunta que você pode realizar nesse tópico é: Está meta está de acordo com os meus valores?

  • Time Based: Nesse tópico é necessário que o seu objetivo tenha um prazo para ser alcançado. Quando eu vou alcançar a minha meta?

Para muitas pessoas a definição de metas pode ser muito difícil, mas acredite é muito compensador quando conseguimos alcançar a nossa meta. E por isso a importância de realizar um planejamento.

COMO ELABORAR UMA METAS PARA EMAGRECER QUE SEJAM ALCANÇÁVEIS (CURTO/MÉDIO/LONGO PRAZO)?

Só quem está acima do peso sabe como é difícil emagrecer. Muitas pessoas começam a praticar alguma atividade, comer de forma saudável, mas depois de algum tempo param. Isso geralmente acontece devido à ansiedade e a frustração de não obter o resultado desejado. É necessário ter a consciência que os resultados não aparecem da noite para o dia. Para você atingir os seus objetivos é preciso em primeiro lugar estar disposto a mudanças tanto alimentares quanto comportamentais e emocionais. E para que um comportamento se torne um novo hábito é necessário que ele seja realizado diversas vezes e o que ajuda muito a criação de novos hábitos é o planejamento e as metas.

Como vimos anteriormente uma meta bem elaborada irá levar você a alcançar o seu objetivo final…Mas como conseguimos elaborar metas para emagrecer alcançáveis?

Anotar Metas Para Emagrecer
Anotar Metas Para Emagrecer

A primeira recomendação é…Esqueça um pouco a balança. De um modo geral se pesar não é algo muito agradável, e o fato de você querer se pesar todos os dias acaba virando um hábito, e isso pode fazer você se sentir ansioso durante a semana e sempre querendo saber se emagreceu de um dia para o outro. O mais importante é você focar no seu objetivo e as metas que você traçou.

Para emagrecer de forma efetiva é necessário traçar metas que sejam alcançáveis, e realizar um planejamento. Também é importante ter um prazo determinado, seja ele de curto, médio e longo prazo. Porém para definir o prazo é necessário que ele seja coerente com a sua realidade de vida no momento. De imediato a idéia é criar objetivos que são viáveis e alcançáveis, e respeitando sempre o seu tempo e limite.

Exemplos de metas para emagrecer:

  • Ser disciplinado com a sua nova meta.
  • Compartilhar a sua meta com a sua família e amigos próximos, pois eles irão te incentivar e te dar suporte para você alcançar o seu objetivo.
  • Criar um estilo de vida mais saudável, mesmo que seja difícil criar novos hábitos, não é algo impossível, pois o que você precisa é estar disposto e focado a alcançar o seu objetivo.

E claro é muito importante ter um plano de ação. Esse plano é tudo o que você precisa para atingir as suas metas traçadas. O plano de ação também te ajuda a organizar a sua rotina e otimizar o seu tempo.

“Quando você tem uma meta, o que era um obstáculo passa a ser uma etapa de um dos planos” Boehme.

Nota do siteSe você busca um emagrecimento saudável através de um método passo a passo que trabalha um plano de ação de curto, médio e longo prazo, assista a essa curta apresentação que ensina como as mulheres de todas as idades estão secando de 3 a 11kg sem passar fome e sem sofrimento clicando aqui -> Estudioso Revela Novo Método de Emagrecimento Que Está Secando as Mulheres.

COMO LIDAR COM AS FALHAS DO PLANEJAMENTO DO EMAGRECIMENTO?

Todos nós sabemos que quando planejamos alguma coisa, seja uma viagem, uma rotina e principalmente o plano de emagrecer pode acontecer de ocorrer algumas falhas no nosso planejamento, não é mesmo?

bannerPortal

E como eu posso lidar com essas falhas? O primeiro passo, principalmente quando o objetivo é emagrecer, é você ter consciência que demanda tempo e força de vontade… Na maioria das vezes as pessoas desistem no meio do caminho e ficam frustradas porque não conseguem os resultados esperados em um curto período de tempo, esse é um erro que acontece muito!! Por isso a necessidade de trabalhar a mente, de se conscientizar que o emagrecimento pode demorar, ou ser mais lento… Colocando isso na nossa cabeça fica mais fácil lidar com as frustrações, porque eu sei que estou conseguindo emagrecer, não no tempo que eu desejo, mas sei que eu estou me esforçando todos os dias e os resultados estão chegando.

Outra forma de lidar com as frustrações é o autoconhecimento. Quando nós nos conhecemos, nós criamos um planejamento mais realista, quando a gente faz um planejamento com uma exigência impossível de cumprir, é quase certeza que você vai se sentir frustrado porque você está exigindo demais de você, então o autoconhecimento nos ajuda a criar um planejamento realista, porém desafiante.

E quando algo não sai do jeito que planejamos é importante a gente aceitar, porque tem coisas que não depende de nós, e olhar para o nosso erro e aprender com ele, e no outro dia começar tudo de novo, porque nesse processo de emagrecimento vamos ficar frustrados, desmotivados e com os pensamentos sabotadores gritando!! Mas tudo isso faz parte do desafio, porque nada é fácil de conquistar, mas se você tem força de vontade, disciplina e apoio de pessoas queridas a sua caminhada no emagrecimento será mais suave.

“Não corrigir nossas falhas é mesmo que cometer novos erros” Confúcio.

O QUE FAZER QUANDO ALCANÇAR AS METAS?

Bom o primeiro passo para alcançar o seu objetivo, seja ele qual for é MANTER-SE MOTIVADO! A motivação é algo intrínseco, ou seja, ela vem de dentro de nós. É uma forma de manter motivado é ter AUTOCONFIANÇA, ou seja, é necessário acreditar que você é capaz, independente dos obstáculos que vão aparecer no decorrer da sua caminhada, acredite que você tem potencial e capacidade para alcançar o seu objetivo.

Objetivos e Metas Para Emagrecer
Objetivos e Metas Para Emagrecer

E como já vimos anteriormente quando temos um objetivo em mente é muito importante nós temos metas para alcançar… E o que fazer quando nós alcançamos as nossas metas? É preciso que a gente comemore as nossas vitórias por menores que elas sejam, COMEMORE… Porque somente você sabe o quanto foi difícil alcançar essa pequena vitória, cada pessoa é de um jeito, e o que pode ser fácil para uma pessoa, pode ser a dificuldade da outra, então VALORIZE as suas conquistas sempre! E uma dica muito importante nunca se compare com ninguém!  Se você quiser se comparar, compare o seu eu do passado com o seu eu do presente… Faça o exercício de vigiar os seus pensamentos, não deixa que os pensamentos sabotadores diminua as suas conquistas…Foque no positivo, que você conseguiu atingir a sua meta! Algo muito importante e que a maioria das pessoas não fazem é se VALORIZAR valorize a pessoa que você é, a sua vida, as suas qualidades… claro ninguém é perfeito, mas ter a consciência de que você é uma pessoa única, ajuda a melhorar a autoestima, porque quando a nossa autoestima está baixa tudo ao nosso redor parece não funcionar, então valorize a pessoa que você é, assim a sua caminhada será mais leve e feliz.

Psicóloga Simoni Parente.

Conteúdo Relacionado à Metas para emagrecer:

bannerPortal

Gostou dessas dicas para criar metas para emagrecer? Deixe um comentário logo abaixo contado quais são suas metas para 2018.

Referências

http://www.jrmcoaching.com.br/blog/metodo-smart-aprenda-a-definir-e-realizar-metas-inteligentes/

https://www.proteste.org.br/saude-e-bem-estar/emagrecer/noticia/metas-para-emagrecer-como-criar-objetivos-eficientes

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha com a imagem abaixo * TimLimite de tentativas alcançadas