Conheça Agora 7 Benefícios da Meditação Para a Sua Saúde

Você conhece os benefícios da meditação? Psicóloga explica nesse artigo completo, o que é meditação, os tipos, benefícios, como funciona e ainda indica aplicativos para praticar hoje mesmo.

Olá, no artigo de hoje vamos falar sobre a meditação. Você sabia que existem mais de 6 tipos de meditação? E que estudos recentes mostram que a meditação traz benefícios a nossa saúde? E que ela também pode ajudar na redução de sintomas de depressão, ansiedade e dores crônicas? E, além disso, podemos meditar através de aplicativos disponíveis nos celulares…

Neste artigo vamos apresentar os seguintes tópicos sobre meditação:

O Que é Meditação?

A meditação é o ato consciente de estar consigo mesmo no momento presente. É a arte do silêncio, atenção e relaxamento.

A palavra meditação vem do latim meditare, que significa voltar-se para o centro e desligar-se do mundo externo. Ou seja, a meditação é a concentração da mente, é deixar as nossas preocupações de lado e viver o AQUI e o AGORA. É se conectar com o campo de pura energia, inteligência e consciência.

Meditar é olhar para dentro de si no silêncio… Silêncio esse que desperta a alma.

E você sabia que qualquer pessoa é capaz de praticar a meditação, ela pode ser realizada em qualquer lugar e a qualquer hora independente se você tem religião ou não. Porém é necessário ter determinação e disciplina, afinal meditar não é refletir.

“A meditação é uma maneira de ir para dentro de si mesmo, de perceber que você não é o corpo e você não é a mente. É um modo de fixar em nós mesmos, no mais profundo centro do nosso ser; e uma vez que você encontrou o seu centro, você terá encontrado tanto suas raízes quanto suas asas.”
Osho 

Quais São os Tipos de Meditação?

Há vários tipos de meditação, por exemplo, em grupo ou individual, os que entoam mantras e os que ficam quietos, medita-se de olhos abertos ou fechados… Enfim existem no mínimo dez tipos de meditação.

Tipos de Meditação
Tipos de Meditação

Abaixo vou compartilhar com você alguns tipos de meditação.

  • Budismo kadampa: Meditação para uma vida moderna. O objetivo é transmitir os ensinamentos de Buda adaptados à confusa vida que as pessoas levam. E a finalidade é ensinar as pessoas a fazerem escolhas, transformando as mentes negativas em mentes positivas de amor, paz, compaixão e felicidade.
  • Meditação transcendental: Rumo à fonte dos pensamentos. Essa meditação consiste em atingir níveis cada vez mais refinados da mente até chegar à fonte dos pensamentos. A ferramenta utilizada é um mantra individual.
  • Meditação zazen. Essa é outra forte vertente da meditação. Ela surgiu do budismo de tradição chinesa e defende o não-pensamento, ou seja, a mente deve ficar livre e não se concentrar. Para isso, todos os praticantes se reúnem em uma sala silenciosa e escolhem um lugar para se acomodar (é bem normal que se sentem em almofadas conhecidas como zafu). Essa é uma maneira de desacelerar e controlar o estresse, tudo isso por meio do controle da respiração.
  • Meditação yoga. A yoga tem práticas de controle de pensamentos que podem se aliar muito à prática da meditação, potencializando os resultados. Pense que você já prepara o corpo, a postura e, assim, consegue chegar ao estado de equilíbrio com mais facilidade. Além disso, não podemos esquecer que existem muitos exercícios respiratórios que ajudam a equilibrar as emoções e a energia, uma técnica muito importante para quem quer ter bons resultados quando medita.
  • Meditação cristã. Para fechar, não poderíamos deixar de falar dessa meditação que reúne milhões de adeptos. Ela também tem suas particularidades, já que a ideia é focar em Deus ou, ainda, na repetição de determinada oração ou texto bíblico. O objetivo é garantir um relacionamento mais próximo com Deus. Outro ponto importante é, também, garantir as revelações do Espírito Santo, que traz sabedoria e orientação para a vida.

Quais São os Benefícios da Meditação?

Olhar para si mesmo durante a correria do dia a dia é um ato de conexão com a sua essência, atenção e relaxamento, devido a isso a meditação vem ganhando cada vez mais espaço em nossas vidas… e além desse olhar para si mesmo e conexão a meditação traz benefícios que foram comprovados cientificamente, são eles:

  • Meditar equilibra seu organismo. A prática meditativa diminui a tensão e relaxa mais o nosso corpo, o que consequentemente nos faz ter um sono melhor. O simples fato de controlar a respiração, como é feito na prática, é o que regula mais nossos impulsos nervosos e faz com que todo o corpo se equilibre. Além de melhorar o sono, os ganhos podem ir além e ajudar em nossa saúde, já que esse controle ajuda a diminuir o stress, a ansiedade, o nervosismo e outros sentimentos impulsivos que temos.
  • Meditar te deixa mais moderado. Falando em ser impulsivo, a prática da meditação também te torna mais moderado. A habilidade que ela nos traz de centrarmos mais nossos pensamentos e controlarmos impulsos faz com que não sejamos tão assediados pelos desejos e vontades diárias, podendo até nos ajudar a emagrecer ou controlar melhor nossa vida financeira.
  • Meditar equilibra o seu ritmo. Essa é a parte que chamamos de “ficar mais Zen”. Para aqueles que são bem agitados ou estão sempre fazendo atividades, a meditação traz o equilíbrio de não precisarmos correr com nossas tarefas, nos atrasarmos sempre ou fazer tudo sob pressão. Ela nos centra em nossas atividades diárias, dando mais foco, tirando a ansiedade dos pensamentos e fazendo com que tudo se resolva em um tempo mais ideal.
  • Meditar melhora seus relacionamentos. Por nos deixar mais equilibrados nos pontos anteriores, a meditação nos traz também uma reflexão mais leve, não tão conturbada com tantos pensamentos ou julgamentos mentais. Diminuindo o ritmo de pensamentos, podemos responder a atitudes de outras pessoas de forma mais racional e resolver problemas de maneira mais simples. Conseguimos respeitar mais as ideias alheias também. As pessoas ao nosso redor sentem essa diferença, o que harmoniza nossos relacionamentos ou conversas que temos ao longo de nossos dias.
  • Meditar te faz ouvir mais a si mesmo. A autorreflexão é um dos grandes ganhos da meditação. É possível entender mais o que se passa dentro de você e ouvir mais aquela vozinha interna que só quer o seu bem. A vozinha, muitas vezes chamada de intuição, nos faz tomar atitudes mais conscientes e equilibrar nossas decisões, o que causa uma grande melhoria em diversos aspectos de nossas vidas.
  • Meditar ajuda a entender mais sua vida. Entendendo mais a si mesmo, entender o que acontece em sua vida se torna ainda mais simples. Acontecimentos e imprevistos se tornam cada vez mais conectados e conseguimos perceber quais atitudes nossos nos levam a resultados ruins ou resultados bons. Faz também percebermos que é possível controlar mais esses acontecimentos em nossas vidas, alinhando as nossas intenções verdadeiras e puras com o que acontece ao nosso redor.
  • Meditar te conecta com seu ser interior. Por fim, a meditação te conecta a algo maior. Te faz estar mais alinhado a seus propósitos mais profundos de vida e te motiva a seguir um caminho pacífico e que beneficia não só a você, mas ao mundo ao seu redor também. Apesar de parecer uma prática simples, essa conexão eleva seu ser e você pode sentir energias boas fluindo dentro de você, o que te mantém em harmonia com a vida.
Benefícios da Meditação
Benefícios da Meditação

A Meditação Funciona?

Sim, meditar funciona e existem estudos que comprovam o benefício dessa pratica. Além disso a meditação atualmente está sendo recomendada como uma terapia alternativa.

Pesquisas comprovam que com a pratica da meditação é possível observar alterações físicas no cérebro. A meditação avançada não é apenas o alcançar de um estado de espírito em determinado momento, mas está relacionado ao aumento da destreza mental e dos níveis de concentração, da capacidade de gerar sentimentos de compaixão e de entrar nesses estados mentais com uma maior facilidade e rapidez.

A meditação enquanto prática continuada dá-nos ferramentas duradouras – os tais traços alterados – que nos permitem ter um maior controle sobre os nossos sentimentos e emoções e, esse sim, deve ser o foco principal. Estas ferramentas podem ajudar-nos a atenuar os níveis de estresse do dia a dia e ter consequências para a nossa saúde, ao reduzir o risco de contrairmos doenças como o diabetes ou a hipertensão.

Meditar Ajuda Quem tem Depressão e Ansiedade?

Nos últimos anos estudos compravam que meditar é mais do que relaxar, ela pode ter efeitos concretos na saúde de uma pessoa.

Um estudo realizado na Universidade Johns Hopkins, Estados Unidos, afirma que meditar todos os dias por 30 minutos pode ajudar a aliviar os sintomas da ansiedade, depressão e dores crônicas, porém esses benefícios da meditação valem para as pessoas que não sofrem de formas mais graves dos problemas citados acima.

Segundo estudos a meditação de plena consciência, uma técnica budista que consiste em parar de pensar em si e se concentrar exclusivamente no presente, foi o tipo da prática mais associado a benefícios à saúde.

A meditação ajuda na redução do estresse. Pessoas que meditam há mais de dez anos têm uma diminuição na produção de adrenalina e cortisol, hormônios associados a distúrbios de ansiedade, déficit de atenção, hiperatividade e o estresse.

A pratica de meditar apresenta uma melhoria do sistema cardiovascular podendo evitar ataque cardíaco e infarto.

Técnicas de relaxamento profundo, colocadas em prática durante o dia, podem melhorar a quantidade e a qualidade do sono. É o que aponta um estudo de 2008, do Northwestern Memorial Hospital, de Illinois. Cinco pessoas, com 25 a 45 anos e sofrendo de insônia crônica, foram submetidas a meditação durante dois meses. Passaram a dormir duas horas a mais por dia e alcançaram níveis de sono REM mais próximos do considerado saudável.

Em muitos casos, a insônia é sintoma de depressão. Meditar também funciona para atacar a causa. A Universidade da Califórnia conseguiu reduzir os casos de depressão entre 20 idosos com um simples programa de oito semanas de relaxamento, meia hora por dia. “No limite, meditar atrasar o aparecimento de sintomas do Alzheimer. A depressão na terceira idade é um fator de risco para o desenvolvimento desta doença”, afirma o psiquiatra Michael Irwin, professor do Semel Institute for Neuroscience and Human Behavior da universidade.  O psicólogo Michael Posner e o neurocientista e professor da Universidade de Tecnologia do Texas Yi-Yuan Tang mediram a densidade dos axônios de pessoas que começaram a meditar. Quanto mais densos, maior a capacidade de realizar conexões cerebrais e menores os riscos de sofrer distúrbios mentais, de depressão a esquizofrenia.

“A quantidade de conexões cerebrais está diretamente relacionada à saúde mental. Neste sentido, podemos dizer que a meditação é um exercício para a mente, excelente para deixá-la mais musculosa e prevenir doenças”, afirma o professor Posner.

Como meditar?

O primeiro passo para praticar a meditação é encontrar um lugar confortável e que você se sinta bem, pode ser em casa ou em qualquer outro ambiente que seja silencioso e confortável.

Como Meditar?
Como Meditar?

Posteriormente você irá controlar a respiração, a respiração é um ponto importante na hora de meditar, pois ela tem o poder de controlar os pensamentos e acalmar a mente.  É necessário respirar conscientemente para viver o aqui e o agora. Respire pelo nariz e solte pela boca.

A posição para meditar é estar sentado em uma posição firme e confortável, é necessário que a coluna esteja ereta e o queixo alinhado. Sente-se de uma maneira que você consiga ficar na posição durante toda a pratica de meditação.

Vale ressaltar que não importa a técnica, a posição ou o tempo que irá praticar, os benefícios da meditação vão depender do SEU interesse. Tenha paciência que os resultados irão aparecer!

Aplicativos de Meditação Guiada.

Você sabia que existem vários aplicativos que nós ensinam a meditar?? SIM! .E não é necessário meditar por horas…alguns minutos são suficientes. E esses aplicativos nos dão uma mãozinha na correria do dia a dia… só precisamos estabelecer um local em que vamos meditar.

Abaixo vou compartilhar com você alguns aplicativos de meditação guiada… são eles:

  • Medite.se… Tem como objetivo a introdução da meditação de forma simples.
  • Lojong: Meditação e mindfulness… Tem como objetivo ensinar a meditação de forma simples.
  • Vivo Meditação… Tem como objetivo desenvolver a concentração e a capacidade de lidar com o estresse e a ansiedade através de meditações.
  • Zen – Relax and Meditations… Tem como objetivo a busca maior do equilíbrio emocional.
  • Calm…O aplicativo tem como objetivo reduzir o estresse do dia a dia.

“A paz vem de dentro de você mesmo. Não a procure à sua volta.” Siddhartha Gautama

Psicóloga Simoni Parente.

Conteúdo Relacionado ao artigo:

Referências

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *