Lugol Emagrece? Saiba O Que É e Seus Efeitos Colaterais

Você conhece o lugol e seus efeitos colaterais para quem utiliza para emagrecer? Nesse artigo eu mostro o que é, para que serve e se o lugol emagrece.

Muitas são as pessoas que desejam emagrecer buscando diversos métodos que não sejam através da alimentação e a prática de atividade física. Sabemos que estes dois hábitos de vida saudáveis são os mais eficazes para um emagrecimento saudável, porém, é cada vez maior a busca por métodos como, por exemplo, medicamentos para emagrecer e um deles é o lugol.

Por isso, falaremos um pouco mais neste artigo sobre o lugol. Saiba o que é, para que serve, seus efeitos colaterais e se ele realmente o lugol emagrece.

Lugol Emagrece
Lugol Emagrece

O que é lugol?

Lugol é um medicamento em forma de solução à base de iodo e iodeto de potássio indicado para suprir a deficiência de iodo no organismo.

O iodo é um mineral que, entre outras funções, é necessário para manter o funcionamento normal da glândula tireoide. Sua deficiência pode causar o bócio endêmico que é caracterizado pelo aumento da glândula tireoide, aumento este que é visível no pescoço.

Além disso, a deficiência de iodo pode causar outros problemas e doenças como, retardo mental, atraso no crescimento e desenvolvimento do cérebro, doenças neurológicas, problemas na gestação e até vários tipos de câncer.

Para que Serve?

O lugol é indicado para suprir a deficiência de iodo no organismo e para tratar o hipertireoidismo, condição caracterizada pelo aumento da glândula tireoide e pela produção excessiva de hormônios da tireoide.

O lugol funciona, então, reduzindo o tamanho da glândula tireoide e a quantidade dos hormônios que essa glândula produz, pois o iodo, que está presente nesse medicamento é o principal regulador do funcionamento da glândula tireoide.

Outra função do lugol é para remover substâncias tóxicas como os metais pesados estocados no organismo como o chumbo, o alumínio, o mercúrio, o flúor e vários outros metais que prejudicam o funcionamento do organismo e que podem, inclusive, causar doenças neurológicas como o Alzheimer, por exemplo.

bannerPortal

O lugol emagrece?

Teoricamente, o lugol é utilizado por muitas pessoas com a finalidade de perda de peso. A justificativa para isso seria que esse medicamento normalizaria o metabolismo corporal à medida que normalizasse o funcionamento da tireoide.

Com o metabolismo normalizado, o organismo poderia melhorar os níveis calóricos já que passaria utilizar normalmente as calorias sem que houvesse estoques energéticos e o armazenamento excessivo de gorduras.

Porém, muito já se sabe que nem o lugol emagrece e nem qualquer outro medicamento comercializado com a finalidade de emagrecimento proporciona uma perda de peso de forma que seja saudável e permanente. Quem utiliza medicamentos para emagrecer geralmente tem o peso de volta ou um peso até maior ao que tinha antes de iniciar o uso do medicamento.

Esse retorno do peso ocorre porque quem faz uso de medicamentos para emagrecer geralmente não se preocupa em ter uma mudança dos hábitos alimentares e não faz uma reeducação alimentar com acompanhamento nutricional. Com isso, ao término do tratamento, mesmo que haja a perda de peso desejada, a pessoa mantém os mesmo hábitos alimentares errados fazendo com que o corpo volte a ganhar peso.

Essa perda e ganho de peso constante é a condição que se chama de efeito sanfona e muitas pessoas sofrem com esse efeito. Além disso, o peso também retorna porque ninguém toma remédios para emagrecer a vida toda, o que faz com que uma hora o emagrecimento pare.

Além disso, muitas pessoas, ao tomarem remédios para emagrecer, também realizam dietas muito restritivas em calorias, o que faz com que o corpo inevitavelmente perca peso. Porém, ninguém faz dieta a vida toda e, por isso, ao termino do tratamento, o corpo provavelmente volta a ganhar peso.

Isso demonstra que o emagrecimento através de medicamentos não é saudável, nem para o peso que reduz e aumenta constantemente, e nem para a saúde, já que pode causar diversos efeitos adversos no organismo.

Um emagrecimento saudável é feito de forma natural e sem precisar do uso de medicamentos, de dietas restritivas ou de qualquer outro método extremo ou sacrificial que vai contra os hábitos saudáveis, o bem estar e a qualidade de vida.

O lugol funciona?

Como vimos, o lugol funciona para a finalidade a qual se destina, ou seja, para suprir a deficiência de iodo no organismo e para regular o funcionamento da glândula tireoide normalizando a produção dos seus hormônios e, assim, do metabolismo. Mas, para isso, o seu uso só pode ser feito através de indicação médica.

Porém, para a finalidade de emagrecimento, como já vimos, o lugol não exerce nenhum efeito positivo. Por isso, para um emagrecimento eficaz, nem o lugol emagrece e nenhum outro medicamento é recomendado.

Para que o corpo possa emagrecer com saúde e de forma duradoura, é necessário haver uma mudança completa dos hábitos de vida para hábitos mais saudáveis.

Entre esses hábitos mais saudáveis estão uma alimentação adequada que deve ser feita através de uma reeducação alimentar que exclui os alimentos considerados prejudiciais ao peso e à saúde e inclui os alimentos saudáveis. Além disso, e a prática de atividade física regular também deve ser realizada.

Toda essa mudança de hábitos alimentares e a prática de atividade física deve ter o acompanhamento de profissionais como o nutricionista e o educador físico, respectivamente.

bannerPortal

Efeitos Colaterais

O lugol pode causar diversos efeitos colaterais e alguns deles são:

  • Ardor e inchaço na boca
  • Gengivas doloridas
  • Dor de garganta
  • Aumento salivar
  • Irritação nos olhos
  • Inchaço no pescoço
  • Secreção nasal
  • Dor de cabeça
  • Formigamento no corpo
  • Confusão mental

Recomendações

Como vimos, o lugol, para o uso a qual se destina, pode ser utilizado somente com indicação médica. Nunca tome esse e nenhum outro medicamento, seja para emagrecer ou não, por conta própria. Além disso, o uso do lugol apresenta algumas contraindicações. Daí a necessidade do seu uso ter indicação médica.

Observamos, então, que os medicamentos para emagrecer não são a melhor opção, pois além de não proporcionarem um emagrecimento saudável e eficaz, ainda podem causar efeitos adversos no organismo sem nenhuma necessidade.

Por isso, mudar os hábitos alimentares e realizar exercícios físicos regulares é mais em conta financeiramente, além de ser mais saudável do que o uso do lugol e dos demais medicamento para emagrecer.

Gostou de saber do verdadeiro motivo de que o lugol serve e de que o lugol não emagrece? Deixe um comentário logo abaixo com a sua opinião e me conta se você já ouviu falar dos efeitos colaterais do lugol.

Comentários

Comentários

2 Comentários


  1. Quero uma lista de café da manhã lanche almoço e jantar pra perde peso e gordura

    Responder

    1. Olá Erika, tudo bem? Espero que sim =)
      Aqui no portal temos artigos mostrando como funciona o processo de emagrecimento, inclusive damos dicas e listas de alimentos que ajudam a perder peso e queimar gordura, também passamos em alguns dos artigos quais são aqueles alimentos que nós devemos evitar, para conseguirmos perder peso mais rápido, quais os exercícios entre outros fatores que ajudam nesse processo. Dê uma olhada com calma, acho que o conteúdo pode te ajudar bastante. =)
      Qualquer dúvida, ficarei feliz em poder ajuda-la. Grande abraço, fique com Deus. 😉

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha com a imagem abaixo * TimLimite de tentativas alcançadas