Linhaça Dourada – 5 Benefícios Surpreendentes Para Saúde

Você conhece a linhaça dourada e os seus benefícios para saúde? Nesse artigo eu mostro os 5 melhores e 3 formas de consumir esse super alimento.

Você sabia que a linhaça dourada é o alimento vegetal que mais possui ômega 3 em sua composição? É um alimento barato, que não confere sabor intenso aos pratos preparados e o melhor de tudo, traz inúmeros benefícios a saúde!

Acompanhe este breve artigo comigo pelos próximos minutos que você irá entender o que é a linhaça dourada, para que serve, quais seus benefícios e se ela realmente ajuda a emagrecer!

O que você irá aprender nesse artigo sobre a linhaça dourada:

Linhaça Dourada - Benefícios
Linhaça Dourada – Benefícios

O QUE É A LINHAÇA DOURADA?

A linhaça é caracterizada como semente do linho, tendo Linum usitatissimum como seu nome científico, sendo um alimento utilizado a milhares de anos por diversas culturas espalhadas no planeta, tanto ocidentais quanto orientais.

Existem basicamente dois tipos de linhaça comumente utilizadas na alimentação, sendo estas, linhaça marrom e dourada, onde o seu consumo tem tomado grande destaque e crescimento entre os amantes da alimentação saudável, após a publicação de vários estudos que comprovam os seus benefícios a saúde.

A principal diferença entre as duas está principalmente na pigmentação, com apenas algumas mudanças na composição nutricional das duas. Existem alguns estudos científicos que apontam a linhaça dourada sendo mais rica em alguns componentes, como ômega 3 e proteína do que a linhaça marrom, sendo a primeira, conhecida como o alimento vegetal com maior concentração de ômega 3 disponível ao consumo humano, porém, são necessários mais estudos que façam comparações isoladas entre as duas sementes para que possa evidenciar uma diferença realmente significativa.

COMPOSIÇÃO NUTRICIONAL DA LINHAÇA.

Além de boas quantidades de ômega 3, a linhaça dourada apresenta em sua composição também fibras, proteínas, vitaminas A, E, B1, B6, B12, potássio, sódio, fosforo, ferro, zinco entre outros minerais.

A linhaça dourada é um alimento rico em lipídios de qualidade, proteínas vegetais, carboidratos de baixo índice glicêmico, além de fibras dietéticas e alguns minerais importantes a manutenção do organismo, tendo sua composição nutricional disposta da seguinte forma, segundo a TACO (Tabela Brasileira de Composição de alimentos).

Composição nutricional em 100g de Linhaça dourada (semente):

Proteínas = 14,1g

Lipídios = 32,3g

Colesterol = 0g

Carboidrato = 43,3g

Fibra alimentar = 33,5g

Cinzas = 3,7g (Outros minerais além do cálcio e magnésio)

Cálcio = 211mg

Magnésio = 347mg

Composição lipídica (Ácidos Graxos) em 100g de linhaça semente, dividida da seguinte forma:

Saturados = 4,2g

Monoinsaturados = 7,1g

Poli-insaturados = 25,3g

PARA QUE SERVE A LINHAÇA DOURADA?

Nas últimas décadas tivemos a publicação de centenas de estudos com informações técnicas, clinicas e pré-clínicas evidenciando as propriedades nutricionais, preventivas e terapêuticas da linhaça contra diversos tipos de doenças e disfunções do como, tais como, diabetes, câncer, constipações e doenças do intestino, doenças cardiovasculares, obesidade entre outros.

São estas características que caracterizam a linhaça dourada como um alimento funcional, que além do papel nutricional, são capazes de agir em benefício da saúde, prevenindo e combatendo doenças, sendo apontada até mesmo como um superalimento.

Por ser um alimento rico em nutrientes, de valor comercial relativamente baixo e que agrega pouca intensidade de sabor a preparação de pratos e sobremesas, a linhaça dourada é um alimento extremamente importante na alimentação diária para quem quer melhorar a saúde de forma equilibrada e natural.

bannerPortal

LINHAÇA DOURADA – BENEFÍCIOS PARA SAÚDE

  1. MELHORA A SAÚDE DO CORAÇÃO.

Os principais benefícios da linhaça se dá por sua alta concentração de ômega 3, que de forma resumida auxilia o organismo a controlar os níveis de colesterol sanguíneo, aumentando o HDL e diminuindo o LDL a níveis regulares e saudáveis, sendo estes, lipoproteínas importantes ao transporte de substâncias pelo sangue entre diversas outras funções.

As características que fazem com que o ômega 3 atue oferecendo seus benefícios são suas frações de ácido eicosapentaenoico, EPA e ácido docosaexaenoico e DHA basicamente, sendo que 2 destes são encontrados em maior concentração nos ácidos graxos ômega 3 oriundos de peixes, como o salmão por exemplo.

Por algum tempo acreditava-se que os ácidos graxos ômega 3 de origem vegetal não apresentavam tais componentes, no entanto, com a o desenvolvimento de novos estudos, de evidenciação clínica e resultados diretos na alimentação humana comprovaram, que apesar dos vegetais apresentarem menores concentrações de alguns componentes do ácido ômega 3 que os peixes, ainda assim, estes trazem “basicamente” os mesmos benefícios a saúde.

  1. AJUDA NO CONTROLE DO DIABETES E RESISTENTES A INSULINA.

A insulina é o hormônio responsável por retirar a glicose circulante do sangue e levar para as células do organismo utilizarem como fonte de energia.

Os principais problemas de quem apresenta resistência à insulina é que este hormônio passa a não ser percebido pelo organismo com o decorrer do tempo e, as concentrações de glicose no organismo não são distribuídas para as células de forma correta.

 Um dos principais fatores que levam a não percepção da insulina pelo organismo, é o consumo excessivo de carboidratos, principalmente os de alto índice glicêmico, que são aqueles que aumentam drasticamente a concentração de glicose no sangue e que por consequência, aumentam também a concentração de insulina.

A linhaça dourada apresenta em sua composição grandes quantidades de fibras dietéticas, que atuam sobre o metabolismo da glicose, ocasionando uma diminuição da concentração de glicose no sangue e consequentemente aumentando a percepção da insulina pelo organismo.

Obviamente o consumo de linhaça não irá acabar com a resistência à insulina ou irá resolver o problema dos diabéticos, porém, esta auxilia o organismo a manter as taxas de glicose e insulina mais controlada e, se consumida de forma regular em conjunto com práticas saudáveis, te ajudará a evitar ou a controlar os problemas relacionadas a insulina.

  1. CONTROLE DE INFLAMAÇÕES.

Um dos componentes do ômega 3 é o ácido alfa linoleico, presente também na linhaça dourada. Estudos indicam que este componente tem a capacidade de desenvolver reações anti-inflamatórios no organismo humano, combatendo além das inflamações agudas (aquela que se deposita em um lugar específico do corpo) a inflamação crônica ou silenciosa (aquela que abrange o organismo todo).

  1. AUXILIA A PREVENÇÃO DE DETERMINADOS TIPOS DE CÂNCER.

Estudos recentes apontam a linhaça dourada como um alimento antitumoral, principalmente em mulheres devido a relação das lignanas da linhaça com os hormônios estrógenos da mulher.

Tais hormônios têm associação com a formação de fitoestrógenos, substâncias relacionadas com o câncer de mama, sendo que a lignanas presentes na linhaça apresentam características que formam uma espécie de “proteção” ao hormônio estrogênio, dificultando a formação dos fitoestrógenos.

  1. MELHORA A SAÚDE DO INTESTINO E AUMENTA O SISTEMA IMUNOLÓGICO.

O nosso intestino é responsável por cerca de 80% do nosso potencial imunológico e ao favorecer o seu bom funcionamento, você irá favorecer a saúde do seu corpo como um todo.

Linhaça Dourada - Benefícios
Linhaça Dourada – Benefícios

A linhaça é um alimento rico em fibras dietéticas, sendo tais compostos divididos em dois grupos, fibras solúveis e insolúveis. As fibras solúveis apresentam a capacidade de atuar sobre o metabolismo da glicose, reduzir a concentração dos hormônios que geram a fome, como a grelina por exemplo, além de servirem de alimento para as bactérias benéficas do intestino. Tais microrganismos atuam sobre a saúde do intestino, combatendo bactérias maléficas a ele e, ao disponibilizar “suplemento” para o crescimento das bactérias benéficas, estas aumentam a sua população e são fortificados ao combater os microrganismos ruins do intestino, melhorando a sua saúde e aumentando o seu sistema imunológico.

Já as fibras insolúveis desempenham um papel mecânico sobre todo o sistema gastrointestinal, uma vez que estas apresentam maior rigidez, e ao passarem pelo sistema digestivo fazem uma espécie de arraste de substâncias tóxicas alojadas nos mesmo, tais substâncias prejudiciais ao organismo são adquiridas através de uma alimentação rica em aditivos químicos, como conservantes, aromatizantes, entre outros.

A LINHAÇA DOURADA AJUDA NO EMAGRECIMENTO?

Sim, a linhaça dourada é uma ótima aliada do emagrecimento, pois é considerada um alimento funcional, sendo rico em fibras dietéticas, que como você viu estão associadas com o metabolismo glicose, a diminuição de hormônios que geram fome, além de melhorar a saúde do intestino e realizar uma desintoxicação do corpo, através do arraste de toxinas presentes no sistema digestivo.

Uma parte importante do emagrecimento é reestruturar a produção dos hormônios que nos auxiliam nesse processo e diminuir a produção de outros que facilitam o ganho de peso. As taxas hormonais começam a se desestabilizar durante o ganho de peso, decorrente de maus hábitos alimentares, consumindo produtos cheios de aditivos químicos, que atrapalham a funcionalidade de diversos órgãos produtores de hormônios importantes para a manutenção do peso, além de frituras, ingestão excessiva de carboidratos e, pouca ou nenhuma prática de atividade física.

E ao aumentar a saúde do intestino e retirar toxinas do seu corpo as suas taxas hormonais vão sendo estabilizadas e a perda de peso se torna natural e muito mais fácil.

bannerPortal

COMO CONSUMIR A LINHAÇA DOURADA?

É de extrema importância saber que você só irá adquirir os benefícios da linhaça se esta for consumida triturada.

A casca da linhaça é uma forma de proteção do vegetal para que ela consiga se manter intacta até a sua germinação, para o desenvolvimento de uma nova planta.

O nosso sistema digestivo também não tem a capacidade de romper a casca da linhaça e com isso as substâncias e nutrientes contidas no interior da semente não serão liberados caso a casca não seja rompida, com isso, é necessário que a semente seja triturada.

3 FORMAS DE CONSUMIR!

1 – SUCO DETOX REFORÇADO COM LINHAÇA DOURADA.

O suco detox é um outro excelente aliado do processo de emagrecimento, pois disponibiliza vitaminas, sais minerais e fibras, porém, é necessário que o conteúdo de fibra seja reforçado para que este, desempenhe o seu maior potencial no emagrecimento, retirando toxinas e aumentando a sensação de saciedade.

Receita simples de Suco DETOX VERDE enriquecido com FIBRAS DE QUALIDADE.

Ingredientes:

– 1 Fatia de abacaxi.

– 1 Folha de couve (tamanho médio).

– ½ Limão (apenas o suco).

– 1 Colher (chá) de semente de linhaça dourada.

– 1 Colher (café) de gengibre ralado.

– 200mL de água.

– 2 Cubos de gelo.

Preparo:

Bater tudo no liquidificador! Sem açúcar e sem coar, para não retirar as fibras e não deixar o seu suco calórico.

Suco Detox de Abacaxi Com Linhaça Dourada
Suco Detox de Abacaxi Com Linhaça Dourada

2 – FARELO FUNCIONAL.

A linhaça dourada apesar de ser um ótimo alimento, deve ser complemente de uma alimentação balanceada e saudável, com isso, aqui vai uma receita de um farelo funcional rico em fibras e minerais, para que você possa utilizar em seus sucos, frutas, iogurtes ou por cima da salada.

Ingredientes:

– 6 Colheres (sopa) de aveia em flocos grossos (SEM GLÚTEN).

– 6 Colheres (sopa) de linhaça dourada triturada.

– 6 Colheres (sopa) de farinha de amaranto.

– 6 Colheres (sopa) de quinoa.

Preparo:

Misture todos os ingredientes e guarde em um pote de vidro com tampa. Evite deixar aberto para que os grãos não percam qualidade nutricional e sensorial.

3 – MOLHO PARA SALADAS.

As vezes quando passamos muito tempo comendo folhas e legumes, estes acabam se tornando meio “sem graça”, com isso, utilize essa receita deliciosa de molho para saladas e legumes cozidos, para dar um UP de sabor e saúde nas suas refeições.

Ingredientes:

– 2 Colheres (sopa) de farinha de linhaça dourada.
– 2 Colheres (sopa) de azeite de oliva.
– 3 Colheres (sopa) de shoyu.
– 2 Dentes de alho amassados.
– ½ Xícara (chá) de água.
– 1 Tomate sem pele e sem semente.
– Suco de 2 limões.

Preparo:

Junte todos os ingredientes no liquidificador e bata bem.

Gostou dos benefícios da linhaça dourada? Deixe um comentário logo abaixo com a sua opinião e me conta se você já consome esse alimento ou alguma outra fibra 🙂

bannerPortal

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha com a imagem abaixo * TimLimite de tentativas alcançadas