Laxantes Naturais – O que é, Benefícios e 5 Alimentos

Você conhece os laxantes naturais os seus benefícios para saúde? Nesse artigo eu mostro os benefícios e 5 alimentos que podem server como laxantes naturais.

É muito comum encontrarmos pessoas que sofrem com o famoso intestino preguiçoso ou intestino preso. Isso é uma condição que acontece prioritariamente por causa da má alimentação onde alguns alimentos prejudicam o funcionamento do intestino. Alguns alimentos conhecidos como laxantes naturais podem ajudar nesse problema melhorando o funcionamento do intestino.

Por isso, neste artigo, conheça mais sobre os laxantes naturais. Saiba quais sãos seus benefícios, se eles realmente emagrecem e quais os principais alimentos laxantes que você pode consumir.

O que você irá aprender nesse artigo sobre os laxantes naturais:

O que são laxantes naturais?

Os laxantes naturais são alimentos que ajudam o intestino a funcionar melhor prevenindo ou combatendo a constipação, popularmente conhecida como prisão de ventre.

Esses alimentos, além de ajudarem a regular melhor o intestino, não são prejudiciais para a flora intestinal normal. Além disso, não deixam o organismo viciado e nem prejudica-o como vemos com medicamentos laxantes.

Laxantes Naturais - Mamão
Laxantes Naturais – Mamão

Benefícios dos laxantes naturais

Os alimentos laxantes atuam beneficiando o trabalho de todo o intestino, pois melhoram o funcionamento intestinal garantindo a saúde do intestino. Alguns benefícios específicos que os laxantes naturais oferecem são:

  1. Estimulam os movimentos intestinais

Os laxantes naturais ricos em fibras estimulam os movimentos intestinais e, por isso, aceleram o trabalho do intestino. Isso melhora o funcionamento do intestino como um todo.

  1. Ajudam na formação do bolo fecal

Esses alimentos também ajudam na formação do bolo fecal juntamente com a água. Eles agem aumentando o volume e melhorando a consistência do bolo fecal deixando-o mais maleável.

  1. Melhoram a evacuação

Os alimentos laxantes também ajudam a melhorar a evacuação justamente porque ajudam na formação do bolo fecal. Com isso, a evacuação ocorre melhor e com mais frequência e facilidade, o que ajuda a manter a saúde intestinal.

  1. Previnem doenças intestinais

À medida que melhoram o funcionamento do intestino, os laxantes naturais também ajudam a prevenir doenças intestinais como, por exemplo, o câncer de cólon e a própria constipação.

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Os laxantes naturais oferecem algum risco?

Os alimentos laxantes não oferecem nenhum risco à saúde se consumidos de forma e quantidade adequadas. Porém, se consumidos em excesso e com bastante frequência podem causar distúrbios hidroeletrolíticos.

Outro risco que os laxantes naturais podem causar, neste caso, os que são ricos em fibras, é se forem consumidos com frequência e não houver uma ingestão de água adequada. Isso causa o efeito contrário ao que se espera das fibras, ou seja, em vez de melhorarem o funcionamento intestinal, podem prender ainda mais o intestino.

Pessoas com diarreia ou que tenham problemas evacuação muito fácil devem controlar o consumo desses alimentos.

Os laxantes naturais emagrecem?

Os alimentos laxantes podem ajudar no emagrecimento, no caso dos laxantes que são ricos em fibras.

As fibras presentes nesses alimentos contribuem para aumentar a saciedade. Por isso, controlam a fome e, consequentemente, ajudam na perda de peso.

Além disso, alguns tipos de fibras ajudam a controlar a absorção de açúcares e carboidratos no intestino fazendo com que sejam absorvidos de forma mais lenta e constante. Isso é benéfico para o peso porque não há aumento brusco da glicose sanguínea.

Quando há aumento brusco e constante da glicose no sangue, a glicose que não é retirada para ser utilizada como fonte de energia pelas células do corpo parte dela pode ser transformada em gorduras que são armazenadas na forma de tecido adiposo como fonte de energia.

Por isso, quando há um controle sobre a absorção dos açúcares e carboidratos no intestino através das fibras dos laxantes naturais, o peso consegue ficar mais controlado e até reduzir.

Frutas e Cereais
Frutas e Cereais

Lista com 5 alimentos que são laxantes naturais

Existem muitos alimentos que são laxantes e os principais são:

  1. Frutas

Algumas frutas atuam como laxantes. Algumas delas já são bem conhecidas como a ameixa, o mamão, a laranja, a manga, e outras nem tanto como a maçã, a pera, o abacate, entre outras.

É importante que essas frutas sejam consumidas com casca (as cascas comestíveis, é claro), bagaço e sementes, assim, o conteúdo de fibras é maior e o efeito laxante realmente pode acontecer.

Algumas frutas, se consumidas sem casca como a maçã e a pera, por exemplo, podem exercer o efeito contrário e não o efeito laxante.

  1. Verduras

As verduras cruas como os folhosos, repolho, pepino, entre outras, também são excelentes laxantes naturais. Os folhosos como couve, alface, acelga, entre outros, devem ser consumidos com talos, assim, o teor de fibras é maior.

  1. Sementes

As sementes são excelentes fontes de fibras e, por isso, também atuam como laxantes. Algumas sementes que você pode consumir no dia a dia são: chia, linhaça, gergelim, girassol, entre outras.

  1. Cereais integrais

O cereal mais conhecido que possui efeito laxante é aveia. A parte da aveia mais rica em fibras é o farelo de aveia, por isso, se você deseja consumir esse alimento com a finalidade de laxante, prefira o farelo em vez da aveia em flocos ou fina.

Outros cereais integrais que podem atuar como laxantes naturais são o farelo de trigo, o arroz integral, o milho, a quinoa, o amaranto e outros.

  1. Oleaginosas

As oleaginosas são ricas fontes de fibras e também de gorduras boas e, por isso, são potenciais laxantes. As oleaginosas são: castanhas, amêndoas, amendoins, nozes, avelãs, pistache e macadâmia.

A ingestão de água também é importante

Não somente os alimentos laxantes são importantes para ajudar a regular o intestino, mas a ingestão de água também, principalmente no caso do consumo de alimentos ricos em fibras.

Como vimos, quando se consome muita fibra sem a ingestão adequada de água, ocorre o efeito contrário ao do laxante, ou seja, o intestino fica preso. Por isso, o consumo de água é importante, pois a água ajuda na formação e na consistência do bolo fecal auxiliando na evacuação.

Para que a água possa atuar juntamente com os laxantes naturais, o recomendado de água por dia é de, pelo menos, 2 litros de água. Uma boa opção é colocar uma garrafa ou uma jarra de água com essa quantidade na geladeira para você ingerir durante o dia. Assim, é mais fácil você gerenciar a quantidade de água que você deve tomar.

Gostou de saber dos benefícios dos laxantes naturais? Deixe um comentário logo abaixo com a sua opinião e me conta se você já consome esses alimentos 🙂

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