Veja Agora O Que é Inulina, se emagrece, 7 Alimentos e Benefícios

Inulina, uma fibra pouco conhecida que você deveria consumir com frequência.

Você já ouviu falar da inulina? Este é um probiótico extremamente potente para melhorar a saúde do intestino, controlar o colesterol, aumentar a microbiota benéfica do intestino e ainda um forte aliado de quem tem resistência à insulina ou diabetes milito.

Nesse breve artigo eu lhe mostro o que é a inulina, os seus principais benefícios e claro, como obter esse poderoso aliado através da alimentação. É só continuar lendo! =)

Índice do conteúdo sobre Inulina:

Inulina - O que é? Alimentos e se emagrece

O que é Inulina?

A inulina é um tipo de carboidrato fibroso, do tipo oligossacarídeo, encontrado em uma imensa variedade de vegetais como fonte de reserva energética dos mesmos e tem ampla utilização na indústria alimentícia e farmacêutica, principalmente devido a sua capacidade de oferecer sabor doce, sem agregar calorias ao produto, uma vez que esta é um tipo de fibra e o nosso organismo não tem a capacidade de produzir as enzimas necessárias para degrada-la (digerir).

Esta desempenha funções parecidas com as fibras solúveis e assim como elas, também servem de alimento para os microrganismos benéficos que vivem no nosso intestino. Essa microbiota intestinal tem a capacidade de produzir as enzimas necessárias para degradar a inulina através de um processo de fermentação e com isso, nos traz diversos benefícios como consequência.

Com maiores investimentos e com a descoberta de tantos benefícios em um único alimento, um número cada vez maior de pesquisas e estudos vão se voltando para esse probiótico, comprovando-se o poder de uma alimentação rica em inulina sobre a saúde humana desde a infância até a velhice.

Principais benefícios da Inulina

Esta apresenta diversos benefícios ao organismo, sendo que as suas principais funções estão relacionadas ao seu desempenho no intestino. Segue uma lista com os principais benefícios da inulina:

  1. ESTIMULA O CRESCIMENTO DE MICRORGANISMOS BENÉFICOS NO INTESTINO.

Um estudo publicado pelo British Medicine Journal constatou um aumento extremamente significativo das bifidobactérias no organismo humano, através de análises realizadas sobre as fezes dos participantes.

Assim como no leite materno, na inulina é encontrado alguns compostos que desempenham funções bífido estimulantes, que não mais é do que substâncias que estimulam o crescimento de bifidobactérias no cólon, sendo este tipo de microrganismo benéfico a saúde do intestino, favorecendo a produção de anticorpos e o aumento do sistema imunológico, principalmente em crianças.

  1. AUXILIA CONTRA A CONSTIPAÇÃO INTESTINAL.

Estudos demostraram que a inulina tem um poder de amolecimento das fezes, além de diminuir o desconforto gastrointestinal por flatulências (gazes), sendo este um papel muito importante, em vista que o ressecamento e o endurecimento das fezes são alguns dos principais motivos da constipação e desconforto intestinal.

  1. MELHORA A ABSORÇÃO DE CÁLCIO PELO ORGANISMO.

Em um estudo realizado em um período de um ano com dois grupos de pessoas, sendo que um grupo tinha uma alimentação com suplementação de inulina enriquecida com oligofrutose e um outro grupo controle, constatou uma retenção e um aumento em 15% de cálcio nos ossos do grupo que ingeriram a inulina em comparação com o grupo que não suplementou esse probiótico na dieta (grupo controle).

Benefícios da Inulina

Um outro estudo de 2005, publicado no American Journal of Clinical Nutrition, realizado com populações de alto risco para deficiência de cálcio, principalmente meninas jovens e mulheres mais velhas (idosas), utilizando-se inulina de chicória, constatou uma melhora significativa sobre a absorção adequada de cálcio nos voluntários da pesquisa.

  1. AJUDA A CONTROLAR O COLESTEROL.

Diversos estudos realizados nos últimos anos, constaram o efeito das fibras solúveis (assim como a inulina) sobre o controle do colesterol no sangue, indicado como principal fator a capacidade que essas fibras têm de retardar a metabolização da glicose no organismo, sendo que uma das principais causas do aumento do colesterol sanguíneo é o consumo excessivo de carboidratos, principalmente os de alto índice glicêmico, que geram grandes quantidades de glicose para a corrente sanguínea.

  1. AUXILIA DIABÉTICOS E RESISTENTES A INSULINA.

Um dos estudos publicado pela revista eletrônica de saúde, Mercola – Tome Control de su Salud (Mercola, controle sua saúde) apontou alguns dos benefícios da inulina para as pessoas que apresentam resistência à insulina e para diabéticos, sendo alguns deles apontados a seguir.

Em mulheres com obesidade, o consumo diário de inulina alterou de forma benéfica a composição da microbiota intestinal de forma a ajudar a promover a perda de peso e reduzir o risco de diabetes tipo 2.

Constou-se também no mesmo estudo realizado com mulheres com diabetes do tipo 2, uma melhora do controle glicêmico e um aumento da ação antioxidantes do organismo no grupo que ingeriam inulina em comparação ao grupo de mulheres que não ingeriram (grupo controle).

Outro resultado apontado pelo estudo foi a redução de 8,5% no nível de glicemia no jejum nas mulheres que tomaram 10 gramas diárias de inulina de alto rendimento.

Um outro estudo realizado com 49 mulheres diabéticas relatou que as mulheres que consumiram esse probiótico, tiveram uma melhor resposta ao açúcar, apresentavam níveis consideravelmente mais baixos de glicemia (açúcar no sangue) e ainda aumentaram a sua atividade antioxidante corporal.

Embora seja importante e necessário mais estudos aprofundados sobre o assunto para um melhor entendimento e maior comprovação, os resultados apontados até agora sobre os benefícios da inulina para o controle de açúcar no sangue, foram muito satisfatórios.

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Inulina emagrece?

É importante ressaltar que um processo de emagrecimento não é baseado em apenas um alimento ou um único fator isolado, mas sim, a combinação de hábitos saudáveis aliados de uma alimentação balanceada, com variedade de folhas, legumes, carnes e peixes, além de atividade física regular para manter os níveis de gordura ideais ao organismo de cada um, no entanto, os estudos demostram uma melhora significativa sobre a perda de peso sobre pessoas que ingerem inulina diariamente.

Um estudo analisou os efeitos de uma suplementação de inulina enriquecida com oligofrutose sobre o peso de crianças de 9 a 13 anos de idade não obesos, durante o período de um ano que dividia os voluntários em dois grupos, um que suplementava com esse probiótico e o outro não (grupo controle).

Constatou-se com a análise dos resultados, que além de aumentar a densidade mineral óssea, o aumento do Índice de Massa Corporal (IMC) durante esse período de um ano, foi muito mais baixo no grupo que consumiu a inulina em comparação ao grupo controle.

Foi apresentado como resultado também, um peso corporal e uma massa de gordura corporal significativamente mais baixo no grupo que teve a suplementação de insulina do que o grupo controle.

Estudos também demonstram que a inulina, possivelmente devido a desempenhar um papel de fibra e participar da regulação da glicose sanguínea, também apresentou eficácia sobre a produção de hormônios relacionados a fome e à saciedade, com um aumento dos hormônios que geram a sensação de saciedade e uma diminuição dos hormônios que geram a sensação de fome.

7 Alimentos que apresentam Inulina naturalmente

7 Alimentos ricos em Inulina

  1. CHICÓRIA.
  2. CEBOLA
  3. ALHO
  4. ALHO PORÓ.
  5. ASPARGO
  6. ALCACHOFRA
  7. TOMATE

EXCESSO DE INULINA NO ORGANISMO?

O excesso dela através da alimentação é extremamente raro, apenas alguns grupos de pessoas que realizam dietas restritivas apresentam podem apresentar esse quadro, no entanto, caso opte por fazer uso suplementar, através de capsulas ou remédios, é de extrema importância fazer o acompanhamento com um médico responsável da área.

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Fontes de pesquisa:

Forte Abraço

Gustavo Silva.

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