Inteligência Emocional – A Chave Para Destravar o Emagrecimento

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Olá, no artigo de hoje vamos falar sobre a Inteligência Emocional x Emagrecimento. Você sabe o que é inteligência emocional? E quais são os seus benefícios na nossa vida? E que é possível sim desenvolver e praticar a inteligência emocional com alguns elementos básicos? E você sabe qual a relação da inteligência emocional no processo de emagrecimento?

Neste artigo vamos apresentar os seguintes tópicos:

  • O que é inteligência emocional?
  • Quais são os benefícios da inteligência emocional?
  • A importância de expressar as nossas emoções.
  • Como desenvolver a inteligência emocional?
  • Inteligência Emocional x Emagrecimento.
Inteligência Emocional
Inteligência Emocional

O QUE É INTELIGÊNCIA EMOCIONAL?

Você sabe o que é inteligência emocional?  A inteligência emocional é um conceito em Psicologia que descreve a capacidade de reconhecer os nossos próprios sentimentos e os sentimentos das outras pessoas, assim como a capacidade de lidar com eles. Segundo o psicólogo Daniel Goleman a inteligência emocional tem a ver com o quanto dominamos a nós mesmos e nossas relações, através dos quatros domínios que são:

  • Autoconsciência – reconhecer o que sentimos, o porquê sentimos que é uma base para tomada de decisões e também é uma boa intuição.
  • Autogestão – esse domínio quer dizer tomar conta das emoções estressantes de uma maneira eficaz para que elas não estraguem o seu dia ou momento e ao mesmo tempo é importante sintonizar essas emoções quando necessário até aprendê-las, pois toda emoção tem uma função.
  • Empatia – que é a capacidade de se colocar no lugar do outro, sentir o que a outra pessoa sente, ou seja, é estar dentro da outra pessoa.
  • Habilidade Social – Segundo Caballo as habilidades sociais são o conjunto de capacidades comportamentais aprendidas e que fundamentam as relações sociais. Quando uma pessoa domina as HS ela apresenta um comportamento adequado e respeitoso em relação as atitudes, desejos, sentimentos, crenças e opiniões próprias e de terceiros.

Uma pessoa emocionalmente inteligente é aquela que consegue identificar as suas emoções com mais facilidade e uma das grandes vantagens da inteligência emocional é a capacidade de auto motivação, a capacidade de controlar impulsos, de praticar a gratidão e canalizar emoções para situações adequadas.

Vale ressaltar que a inteligência emocional não é mais importante que o QI, porém ela pode prevalecer sobre QI em alguns aspectos, por exemplo, o intelecto é menos relevante para o sucesso, já que o autocontrole emocional e a empatia podem ser habilidades mais valiosas do que aptidões cognitivas.

As características que compõem a inteligência emocional são uma junção das inteligências Interpessoais e Intrapessoais, presentes na chamada Teoria das Inteligências Múltiplas.

Inteligência Emocional - Intigências Multiplas
Fonte: Hiper Cultura

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL?

Como vimos anteriormente a inteligência emocional não é adquirida nas escolas ou faculdades, ela está diretamente ligada ao modo como percebemos, entendemos, avaliamos e lidamos com as nossas emoções e com as emoções das outras pessoas.

Veja abaixo uma lista dos benefícios de ter uma boa inteligência emocional:

  • Habilidade para se relacionar com as outras pessoas de maneira mais assertiva,
  • Bom relacionamento na área profissional,
  • Maior nível de autoconfiança,
  • Persistência,
  • Motivação,
  • Capacidade de avaliar as próprias atitudes,
  • Autocontrole,
  • Menos frustrações,
  • Maior cooperação com as outras pessoas,
  • Maior domínio para manter diálogos difíceis,
  • Mais atitudes positivas,
  • Aumento da criatividade.

Com a inteligência emocional nós tornamos mais eficientes usando os nossos recursos internos para lidar com as adversidades que podem aparecer no nosso cotidiano.

A IMPORTÂNCIA DE EXPRESSAR AS NOSSAS EMOÇÕES.

Vocês sabem qual a importância de expressar as nossas emoções?  Saber expressar as nossas emoções de forma funcional irá nós ajudar no âmbito pessoal, profissional e social. Todos nós sabemos que quando não conseguimos expressar o que sentimos o nosso corpo transforma esse sentimento reprimido em sintomas físicos, como tensão no pescoço, no rosto e na coluna vertebral entre outros sintomas. Sem contar nas doenças psicossomáticas, o fato é que as nossas emoções influenciam na nossa saúde sim.

Portando saber expressar as emoções nós ajuda a evitar problemas físicos e dores emocionais.

Abaixo eu vou compartilhar com vocês algumas dicas para expressar as emoções:

  • Identificar as emoções e os pensamentos – quando alterar algo em seu organismo seja por um evento externo ou por algum pensamento faça as seguintes perguntas para você mesmo “o que estou sentindo?” “o porquê desse sentimento?” “aconteceu alguma coisa para eu me sentir assim?”
  • Preste atenção à reação do seu corpo – as reações estão localizadas no sistema límbico do nosso cérebro e no sistema nervoso autônomo. É importante entender como o seu corpo reage a determinadas emoções, e reserve algum minuto sozinho para se acalmar para então pensar com clareza.
  • Preste mais atenção a sua resposta emocional do que na situação em si – na maioria das vezes achamos que a situação é a causa do nosso nervosismo ou estresse… Porém o problema está na forma em que enxergamos aquela situação, se você de imediato já agir de forma agressiva provavelmente irá piorar a situação, porém se você tentar enxergar na situação de nervosismo uma forma de se acalmar e dar uma resposta mais funcional será melhor.
  • Vivencie a experiência das emoções no seu corpo – quando você tiver essas emoções, indique a parte do corpo em que elas acontecem. Dê a elas uma cor e textura concreta. Você é quem engloba todas essas partes ou emoções, não são elas que possuem você.
  • Procure ser sincero com o que você sente – se na verdade você sente indiferença por essa pessoa, por que continuar tentando fazer com que ela goste de você? Ou se você está irritado, desconfortável e chateado, por que evitar uma conversa para tentar se entender com a outra pessoa?
  • Escolha um bom momento para se expressar – não serve de nada querer ter uma conversa construtiva com seu chefe se você escolher o momento errado. Portanto, examine a situação, as pessoas ao seu redor e a si mesmo e decida quando será o momento mais conveniente.
  • Use uma boa forma de comunicação – tom amigável, escuta afetiva, olhar a pessoa nos olhos e usar frases do tipo “Estou um pouco estressado”, em vez de “A situação na empresa me estressou”. Você evitará um confronto de forma segura, e conforme você for explicando o acontecido, implicitamente a outra pessoa irá entender que o seu estresse tem uma causa clara, o trabalho.

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COMO DESENVOLVER A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL?

Agora sabemos que compreender as nossas emoções e as dos outros é fundamental para termos sucesso na nossa vida pessoal e profissional.

E como quase tudo em nossa vida, a inteligência emocional pode ser praticada e cultivada… Sabemos que mudar a nossa maneira de pensar e agir não é algo muito simples, porém não é algo impossível.

Abaixo vou compartilhar com vocês algumas dicas para desenvolver a inteligência emocional:

  • Observe e analise o seu próprio comportamento – Preste atenção em seu comportamento nas situações do dia a dia… Analise a sua atitude e reflita como ela impactou a sua relação e o seu dia, observe se a sua atitude gerou algo negativo, reflita e tente tomar outra posição da próxima vez.
  • Domine as suas emoções– Sabemos que a impulsividade não é uma boa opção para lidar com as situações do cotidiano… Procure dominar os seus impulsos e emoções antes de tomar alguma decisão ou dizer alguma coisa… Tente se acalmar e realizar exercícios de respiração em situações que requer uma resposta rápida.
  • Aprenda lidar com as emoções negativas – A vida não é feita apenas de bons momentos… Quando uma emoção negativa dominar você tente entender o porquê desse sentimento, se é algo que realmente está te incomodando ou se é apenas alguns pensamentos negativos que você está deixando te dominar.
  • Aumente a sua autoconfiança – É muito importante você acreditar em seu potencial e em suas habilidades. Acredite que você pode vencer os obstáculos do dia a dia e que tem capacidade em superar momentos de crises.
  • Não tenha medo de se expressar – É importante expor o que sentimos e achamos, mas sempre tentar expor os nossos sentimentos de forma assertividade.
  • Desenvolva a empatia – Sempre procure se colocar no lugar do outro dentro de determinada situação para você tentar entender as suas atitudes. Faça o exercício de inverter os papéis.
  • Aprenda a lidar com a pressão – As cobranças surgem de todos os lados e constantemente, por isso, precisamos desenvolver a inteligência emocional e aprender a lidar com a pressão do dia a dia para não deixar que a emoção tome o controle. Tente manter a calma em cada situação e pensar racionalmente. Respire e controle a ansiedade para não deixar-se dominar pela emoção.
  • Exercite o respeito pelo próximo – Todos nós temos necessidades, limitações, direitos e deveres, por isso, é preciso reconhecer que temos falhas e qualidades para conseguirmos respeitar as falhas e reconhecer as qualidades dos outros. A inteligência emocional é caracterizada também pelo respeito às outras pessoas, pela solidariedade e a valorização dos talentos alheios.
Inteligência Emocional - Autoconfiança
Inteligência Emocional – Autoconfiança

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL X EMAGRECIMENTO

Vocês sabiam que a inteligência emocional pode ajudar no processo de emagrecimento? E para isso é necessário algumas competências básicas, como:

O emagrecimento vai muito além de dietas, exercícios, reeducação alimentar… Muitas pessoas acabam esquecendo que às vezes o principal ponto de partida para emagrecer é trabalhar a nossa mente, a forma como pensamos e agimos.

Por isso a inteligência emocional é um fator importante no processo de emagrecimento, pois quando compreendemos os nossos sentimentos, sabemos os nossos pontos fracos e o que nós atrapalham nesse processo, fica mais fácil criar estratégias para enfrentarmos esses pontos fracos.

E como isso é possível? Através da nossa força de vontade, ou seja, precisamos querer muito alcançar o nosso desejo, que no caso é emagrecer… Depois disso é muito importante realizarmos um planejamento, traçarmos metas e criarmos uma rotina funcional, e claro termos em mente que será necessário muita disciplina e esforço.

É muito importante também ter o apoio dos nossos familiares e amigos, pois terá momentos que o desânimo pode aparecer, e as palavras de conforto, o reconhecimento de que a sua força de vontade está gerando resultados, isso irá te impulsionar para frente e a não desistir.

Agora eu vou compartilhar com vocês algumas frases sobre a inteligência emocional:

Qualquer um pode zangar-se, isso é fácil. Mas zangar-se com a pessoa certa, na hora certa, pelo motivo certo e da maneira certa, não é fácil”. Aristóteles

“As emoções são contagiosas. Todos sabemos disso por experiência. Depois de um bom café com um amigo, você se sente bem. Quando encontra um balconista rude em uma loja, se sente mal”. Daniel Goleman.

“Viva cada estação enquanto elas duram, respire o ar, beba a bebida, saboreie a fruta, e deixe-se levar pelas influências de cada uma”.  Henry David Thoreau

“Use a dor como uma pedra em seu caminho, não como uma área para acampar”. Alan Cohen.

“É importante compreender que a inteligência emocional não é o oposto de inteligência, não é o triunfo do coração sobre a cabeça, é a interseção de ambas”. David Caruso.

“Tudo depende do nosso ponto de vista. Se olharmos com cara feia pra vida, ela vai nos retribuir da mesma forma. Vai nos dar o troco. Não existe conspiração internacional.”

“Seja o equilíbrio! Mesmo quando tudo parecer desabar, cabe a mim decidir entre rir ou chorar, ir ou ficar, desistir ou lutar; porque descobri, no caminho incerto da vida, que o mais importante é o decidir!”

 “Assuma o controle das suas emoções mais consistentes e comece conscientemente e deliberadamente a remodelar a sua experiência diária de vida.” Anthony Robbins

Psicóloga Simoni Parente.

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Gostou do artigo sobre Inteligência Emocional? Deixe um comentário com a sua opinião e me conta como você lida com as suas emoções. Vou ficar muito feliz de ler os seus comentários e ajudar de alguma maneira =)

Referências

Inteligência Emocional – Daniel Goleman

http://clinicadahipnose.com.br/importancia-da-inteligencia-emocional-na-vida/

https://amenteemaravilhosa.com.br/11-passos-para-expressar-as-emocoes/

https://www.psicologiaviva.com.br/blog/inteligencia-emocional/

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