HCG Emagrece? Não Tome Antes de Ler A Opinião Da Nutricionista

Veja agora o que é HCG, para que serve, se emagrece e os efeitos colaterais.

Muito tem se falado do hormônio HCG para o emagrecimento. Existe inclusive uma dieta que leve o seu nome, a dieta do HCG, e é uma dieta muito procurada.

Mas será que esse hormônio realmente ajuda a emagrecer? Será que o seu uso é seguro e pode ser utilizado sem qualquer risco para a saúde? Continue acompanhando este artigo para você saber um pouco mais sobre esse assunto.

O que é HCG?

HCG é a sigla em inglês da gonadotrofina coriônica humana. É um hormônio produzido pela placenta durante a gestação e é necessário para o desenvolvimento normal do feto.

Como o HCG é um hormônio que está presente em quantidades bastante altas durante a gestação, ele é justamente o parâmetro utilizado para a confirmação da gestação, pois suas concentrações aumentam rapidamente no sangue e na urina da mulher logo após a fecundação do óvulo.

O que é HCG?
O que é HCG?

Para que serve o HCG?

A principal função desse hormônio é durante a gestação para manter o corpo lúteo no ovário durante as primeiras semanas de gestação. O corpo lúteo é uma estrutura necessária para a manutenção da gestação, pois secreta dois hormônios, a progesterona e o estrogênio, e também impede que haja a menstruação e uma nova ovulação.

Outras funções do HCG são para tratar problemas de infertilidade em homens e mulheres, para problemas de alterações nos testículos e ovários, para tratar a puberdade tardia e na presença de uma doença chamada de hipogonadismo que é quando não há a produção em níveis adequados de hormônio feminino, o estrogênio.

Apesar de o HCG ser o hormônio da gestação, esse hormônio também pode ser produzido em outras situações como no caso de algumas doenças. Alguns exemplos dessas doenças são a mola hidatiforme ou gravidez molar que é uma doença onde há o desenvolvimento anormal da placenta e do feto e a outra doença é o coriocarcinoma que é o câncer no útero durante a gravidez.

O HCG emagrece?

Para o emagrecimento, esse hormônio deve ser associado a uma dieta muito baixa em calorias, cerca de 500 calorias por dia. Essa dieta pode ser feita durante 20 dias, 30 dias ou 40 dias.

Do cardápio da dieta são retirados carboidratos, doces, frituras, alimentos industrializados e condimentos.

A utilização do HCG para o emagrecimento seria de que, durante a gestação, esse hormônio utilizaria as gorduras da gestante para servir de fonte e energia para o feto.

Então, as pessoas que desejam perder peso utilizam esse hormônio como forma de enganar o organismo com um processo gestacional fazendo com que o organismo também teoricamente utilize as reservas de gordura como fonte de energia, principalmente de alguns locais onde há maior acúmulo de gordura como a região abdominal, por exemplo.

Porém, é comprovado que o hormônio HCG não promove o emagrecimento. A perda de peso pode até ocorrer, mas não necessariamente por causa do seu uso.

HCG Emagrece?
HCG Emagrece?

Primeiramente, o corpo consegue perder peso porque pode utilizar as gorduras do corpo naturalmente como fonte de energia sem o uso do HCG. Isso acontece quando não há reserva de carboidratos no organismo obrigando o corpo a utilizar as gorduras como fonte de energia e, para isso, basta reduzir bastante o consumo de carboidratos.

Quanto à dieta do HCG, como o valor calórico diário ofertado ao corpo é muito reduzido, o corpo inevitavelmente consegue emagrecer. Segundo a orientação dessa dieta, quem estiver fazendo a dieta e apenas tomar o hormônio sem fazer a redução calórica drástica, o corpo não emagrece. Qualquer pessoa que seguir um cardápio muito restrito em calorias consegue emagrecer. Portanto, a perda de peso se dá por causa da restrição calórica e não por causa do hormônio.

Outro ponto é que, quem toma o HCG e acaba emagrecendo, emagrece por causa do efeito placebo. Isso quer dizer que, quem toma esse hormônio, acredita que o emagrecimento ocorre por causa da ação desse hormônio no organismo e não por causa da pouca quantidade de calorias consumidas, quando na verdade ocorre por causa da dieta muito baixa em calorias.

Alguns testes com o HCG foram feitos para comprovar a ineficiência desse hormônio na questão do emagrecimento. Pessoas que usaram esse hormônio e pessoas que não usaram tiveram perda de peso igual, o que prova que o HCG não emagrece.

Portanto, observamos através de comprovação prática que esse hormônio não promove o emagrecimento, pois ele não mobiliza as gorduras para serem utilizadas como fonte de energia. O seu uso não é seguro para essa finalidade e ainda pode provocar malefícios ao corpo e à saúde.

bannerPortal

Efeitos colaterais

O uso indiscriminado do HCG sem a real necessidade pode causar sérios problemas de saúde que podem, inclusive, causar a morte. Entre outros efeitos, alguns dos efeitos adversos causados por esse hormônio são:

  • Acidente vascular cerebral (AVC)
  • Infarto
  • Coágulos sanguíneos
  • Cistos no ovário
  • Infertilidade
  • Aumento da produção de testosterona

Esses efeitos podem ocorrer em qualquer pessoa, porém, com maior prevalência em pessoas que apresentam algum tipo de doença cardiovascular, em pessoas hipertensas, em mulheres que tenham cisto no ovário e em obesos.

HCG - Efeitos Colaterais
HCG – Efeitos Colaterais

Recomendações

Apesar de ser bastante utilizado com a finalidade de emagrecimento, o HCG não é um hormônio com registro para o tratamento do excesso de peso.

O HCG também tem sido divulgado presente em muitos produtos, porém, não são produtos confiáveis, pois geralmente não possuem esse hormônio na composição. Esse hormônio só age no organismo (com recomendação médica e em casos de real necessidade, é claro) quando administrado de forma pura e não associado a produtos.

Portanto, para um emagrecimento saudável, o recomendado é realizar mudanças de hábitos de vida que incluem o consumo de uma alimentação saudável e a prática de atividade física de forma regular.

Para isso, procure os profissionais nutricionista e educador físico para que possam fazer um acompanhamento adequado de acordo com as suas necessidades. São estes profissionais que podem adequar a sua alimentação e os exercícios físicos, respectivamente, para serem realizados de forma que você realmente consiga emagrecer sempre priorizando a saúde.

Nutricionista Samara da Silva.

Posts relacionados:

bannerPortalGostou do artigo sobre o HCG? Você acha que vale a pena tomar? Deixe um comentário logo abaixo contando se você toma ou já tomou algum medicamento para emagrecer.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *