3 Receitas Simples De Farinha de Banana Verde Para Emagrecer

Nutricionista revela 5 benefícios surpreendentes da farinha de banana verde para a sua saúde e também 3 receitas para você começar emagrecer hoje mesmo com esse super alimento.

Hoje, muitos são os produtos naturais produzidos a partir alimentos que são indicados para serem consumidos no dia a dia por causa dos seus inúmeros benefícios à saúde. Um desses produtos é a farinha de banana verde.

Neste artigo você saberá um pouco mais sobre a farinha de banana verde. Saiba o que é, os seus nutrientes, os seus benefícios para a saúde, se essa farinha realmente emagrece, como preparar em casa e 3 deliciosas receitas com essa farinha.

Farinha de Banana Verde - O que é?
Farinha de Banana Verde – O que é?

O que é a farinha de banana verde?

A farinha de banana verde é um produto feito, obviamente, a partir da banana verde desidratada. Pode ser feita em casa ou pode ser adquirida, principalmente, em casas de produtos naturais.

É um produto que possui uma excelente composição nutricional e que, por esse motivo, pode oferecer vários benefícios à saúde.

Composição nutricional

O principal componente presente na farinha de banana verde e que oferece a maioria dos benefícios que esse alimento traz para a saúde é o amido resistente. Este é um tipo de carboidrato não digerível no estômago, mas que é fermentado no intestino.

O amido resistente está presente em maior quantidade na banana verde do que na banana madura. À medida que a banana vai amadurecendo, esse amido resistente passa a ser convertido em açúcares perdendo, assim, a sua eficácia.

Além do amido resistente, essa farinha também contém fibras, proteínas, vitaminas e minerais como o magnésio, ferro, fósforo, cálcio e manganês. É pobre em calorias e não contém gorduras.

Diferença entre farinha de banana verde e biomassa de banana verde

Tanto a farinha quanto a biomassa feitas da banana verde possuem as mesmas propriedades nutricionais e os mesmo benefícios, porém, elas se diferem na forma de preparo, na finalidade que cada uma possui, no teor de água e no sabor.

A farinha da banana verde é feita após a secagem da banana para retirar a água e, assim, triturar a banana para que ela vire farinha. Ela pode ser utilizada em diversas preparações como um substituto da farinha de trigo como, por exemplo, para a preparação de bolos, pães e várias outras preparações.

Já a biomassa de banana verde é feita através do cozimento da banana que depois é passada no liquidificador para que vire um purê. Ela serve como um espessante e para dar liga em preparações como sopas, mingaus, entre outras, mas também pode ser usada em receitas para aumentar o valor nutritivo.

A biomassa de banana verde é rica em água, ao contrário da farinha que é desidratada. Outra diferença entre esses dois produtos é que a farinha de banana verde deixa um sabor residual na preparação final em que é utilizada enquanto que a biomassa de banana verde não altera em nada o sabor dos alimentos e preparações em que é utilizada.

Benefícios da farinha de banana verde

Os benefícios que a farinha de banana verde oferece se dá principalmente por causa do amido resistente. Os principais benefícios são:

Benefícios Farinha de Banana Verde
Benefícios Farinha de Banana Verde
  1. Ajuda no controle glicêmico

A farinha de banana verde ajuda no controle glicêmico por causa da presença do amido resistente que controla a absorção dos carboidratos no intestino. Quando há consumo frequente de carboidratos, principalmente de rápida absorção, ocorre aumento brusco e constante da glicose sanguínea causando alta liberação do hormônio insulina.

Isso é prejudicial porque pode levar o organismo a desenvolver resistência à insulina e, consequentemente, diabetes do tipo 2. Além disso, pode levar ao aumento rápido do peso através da deposição de gordura corporal e o aumento frequente da fome.

À medida que o amido resistente presente nessa farinha ajuda no controle glicêmico, também contribui para prevenir o aumento de peso e doenças como a diabetes tipo 2.

  1. Ajuda no controle do colesterol

O amido resistente da farinha de banana verde também ajuda a controlar os níveis de colesterol e triglicerídeos. Isso ocorre porque esse amido resistente também controla a absorção das gorduras dos alimentos presentes no intestino.

Isso é benéfico para a saúde porque mantém o sistema cardiovascular preservado de doenças como o infarto, por exemplo.

  1. Melhora o funcionamento intestinal

O amido resistente não é digerido no estômago e sim no intestino delgado atuando em processos fermentativos do cólon através das bactérias da flora intestinal. Isso é benéfico para combater os microorganismos presentes no intestino que prejudicam a nossa saúde melhorando todo o funcionamento intestinal, inclusive a absorção de nutrientes.

Com isso, o amido resistente e também as fibras presentes na farinha de banana verde melhoram o trânsito intestinal ajudando na formação do bolo fecal combatendo a constipação.

Mas essa melhora do funcionamento do intestino só ocorrerá se houver uma ingestão adequada de água de, pelo menos, 2 litros por dia, caso contrário ocorrerá efeitos contrários, ou seja, deixará as fezes secas e prejudicará a evacuação.

  1. Ajuda a combater a depressão

Essa farinha contém triptofano, um aminoácido que é precursor da serotonina, um neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem estar que pode ajudar a reverter os sintomas da depressão.

  1. Melhora a imunidade

Outro benefício dessa farinha é aumentar a imunidade à medida que melhora o funcionamento do intestino, já que células de defesa também são produzidas no intestino.

Para que você alcance todos esses benefícios oferecidos pela farinha de banana, o ideal é consumi-la regularmente e seguir um estilo de vida saudável, principalmente em relação à alimentação.

bannerPortal

A farinha de banana verde emagrece?

Essa farinha ajuda o corpo a emagrecer sim. O emagrecimento acontece por causa dos seguintes fatores:

  1. Aumenta a saciedade

Quando ingerida, a farinha aumenta a saciedade por causa das fibras desse alimento que fazem com que o estômago se esvazie mais lentamente por causa da digestão mais demorada. Isso aumenta o tempo de trânsito no trato digestivo e garante mais saciedade retardando, assim, a fome.

  1. Controla a insulina

A farinha de banana verde ajuda a emagrecer porque também ajuda a controlar os níveis glicêmicos e de insulina no organismo através do amido resistente.

Já sabemos que quando há aumento de glicose sanguínea e liberação de insulina há aumento do depósito de gorduras no corpo. Isso ocorre porque parte da glicose sanguínea que não é retirada para as células pela insulina para que seja utilizada como fonte de energia é transformada em gordura para ser armazenada na forma de tecido adiposo como reserva de energia corporal.

Portanto, o amido resistente ajuda nesse controle glicêmico e insulinêmico controlando, consequentemente, o peso.

  1. Melhora o funcionamento do intestino

Como vimos, o amido presente na farinha de banana verde ajuda a melhorar o funcionamento do intestino. Quando o intestino funciona melhor, os processos digestivos e absortivos também funcionam. Com isso, o processo de emagrecimento ocorre de forma mais eficaz.

Essa farinha é indicada não somente para quem deseja perder peso, mas também para quem deseja tornar a alimentação mais saudável e, assim, ter mais qualidade de vida e saúde.

Mesmo que essa farinha ajude no processo de emagrecimento, o recomendado é sempre seguir uma alimentação totalmente saudável e praticar atividade física regular, afinal somente essa farinha não proporcionara um emagrecimento se os demais hábitos alimentares forem errados.

Como fazer

Para fazer a farinha de banana verde, primeiro escolha as bananas verdes de sua preferência. Descasque-as e corte-as em rodelas ou tiras finas. Coloque em uma forma e leve ao forno em temperatura baixa. Deixe no forno até que fiquem bem secas, quase esfarinhando na mão.

Depois desse passo, retire as bananas do forno e deixe esfriando à temperatura ambiente. Depois de frias, coloque as bananas no liquidificador e triture bem até formar a farinha. Depois, peneire essa farinha e guarde em recipiente fechado e em local fresco e arejado. Essa farinha pode durar de 10 a 20 dias.

Como Consumir

A farinha de banana verde pode ser consumida de diversas formas. Você pode consumi-la adicionando 2 colheres de sopa em um copo com água e tomar em jejum.

Outras formas de consumo é adicionar a farinha em frutas, iogurtes e vitaminas, por exemplo. Também pode ser utilizada em receitas como um substituto da farinha de trigo como, por exemplo, em bolos, pães, biscoitos, panquecas, entre outras preparações.

3 Receitas com farinha de banana verde

Abaixo trouxemos alguns exemplos de receitas que você pode fazer com essa farinha e incluir no seu dia a dia.

  1. Panqueca com farinha de banana verde

Ingredientes

  • 1 banana média
  • 1 ovo
  • 1 colher de sopa de farinha de banana verde
  • Canela a gosto
  • Óleo de coco para untar

Modo de preparo

Em um prato coloque a banana e amasse. Acrescente o ovo e misture bem. Adicione a farinha de banana e a canela a gosto e misture novamente. Unte uma frigideira com óleo de coco. Deixe esquentar um pouco e despeje a massa espalhando por toda a frigideira. Deixe a panqueca dourar dos dois lados. Recheie a gosto.

Panqueca com Farinha de Banana Verde
Panqueca com Farinha de Banana Verde
  1. Muffin de chocolate com farinha de banana verde

Ingredientes

  • 2 ovos
  • 2 colheres de sopa de óleo de coco
  • 4 colheres de sopa de cacau em pó
  • ½ xícara de chá de farinha de banana verde
  • ½ xícara de chá de açúcar mascavo
  • 1 colher de chá de fermento em pó

Modo de preparo

Em um liquidificador acrescente todos os ingredientes começando pelos líquidos (ovo e óleo de coco). Bata bem. Se necessário, vá desligando o liquidificador e mexendo a massa com uma colher para ajudar a misturar melhor. Depois, coloque a massa em forminhas de muffins e leve ao forno médio pré-aquecido por aproximadamente 20 minutos.

  1. Mingau com farinha de banana verde

Ingredientes

  • 2 xícaras de chá de leite
  • 2 colheres de sopa de farinha de banana verde
  • Canela a gosto

Modo de preparo

Em uma panela coloque o leite e a farinha de banana. Leve ao fogo médio e mexa sempre até que o mingau engrosse. Depois, retire do fogo e transfira o mingau para um recipiente. Adicione a canela a gosto e tome. Se desejar, acrescente um pouco de açúcar mascavo durante a preparação do mingau. Se quiser o mingau mais grosso ou mais ralo basta alterar a quantidade de leite para menos ou para mais, respectivamente.

Resumo

A farinha de banana verde é um produto natural rico em nutrientes entre os quais se destaca o amido resistente que oferece praticamente todos os benefícios à saúde relacionados com essa farinha.

O amido resistente é um tipo de carboidrato que não é digerido no estômago, mas fermentado no intestino e é por esse motivo é que ele oferece muitos benefícios.

Entre os principais benefícios que essa farinha pode oferecer estão o controle glicêmico e do colesterol, além de melhorar o funcionamento do intestino, ajudar a combater a depressão e também aumentar a imunidade.

Outro grande benefício dessa farinha é ajudar no emagrecimento. Isso ocorre também por causa do amido resistente que atua aumentando a saciedade, controlando os níveis glicêmicos e de insulina e também porque melhora o funcionamento do intestino. Todos esses fatores ajudam a promover a perda de peso.

É bom lembrar que a farinha de banana verde é diferente da biomassa de banana verde. Esses dois produtos se diferem em alguns aspectos, principalmente no teor de água que é mais prevalente na biomassa, no sabor, no modo de preparo e na finalidade de cada produto. Enquanto a farinha é utilizada, por exemplo, para substituir a farinha de trigo em preparações, a biomassa é utilizada para dar consistência, visto que sua forma final fica como um purê.

A farinha de banana verde pode ser tanto comprada quanto feita em casa. Ela pode ser utilizada em preparações como bolos, pães, biscoitos e várias outras receitas. Também pode ser ingerida com água ou acrescentada em alimentos como frutas e iogurtes.

Para o consumo adequado e na quantidade certa da farinha de banana verde, o recomendado é procurar ajuda de um profissional nutricionista. Siga sempre uma alimentação saudável e hábitos de vida saudáveis para que os benefícios dessa farinha possam ser garantidos e para que você tenha saúde e qualidade de vida.

Nutricionista Samara da Silva.

Posts relacionados ao artigo sobre a Farinha de Banana Verde.

bannerPortal

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha com a imagem abaixo * TimLimite de tentativas alcançadas