Descubra os 5 Melhores Exercícios Para Acelerar o Metabolismo

Qual tipo de exercício é melhor para o emagrecimento? Veja agora mesmo a diferença entre atividade aeróbica e anaeróbica e os 5 melhores exercícios para acelerar o metabolismo. 

Cada organismo funciona de forma diferente e, consequentemente, a perda de peso ocorre de forma distinta em cada corpo também. Porém, algumas estratégias utilizadas para aumentar o trabalho do metabolismo corporal fazem com que o corpo perca peso ainda mais rápido. Entre essas estratégias estão alguns alimentos, que são os chamados termogênicos, e alguns exercícios para acelerar o metabolismo também.

A alimentação adequada é fundamental para que o corpo emagreça. Porém, é a atividade física que vai potencializar essa perda de peso justamente por aumentar o trabalho do metabolismo.

Por isso, neste artigo, saiba quais exercícios para acelerar o metabolismo são mais indicados a fim de que você perca peso de forma satisfatória.

Nesse artigo você vai aprender:

Tipos de exercícios para acelerar o metabolismo

  1. Atividades aeróbicas

As atividades para acelerar o metabolismo mais indicados são os chamados exercícios aeróbicos. A atividade aeróbica é um tipo de atividade física onde o organismo utiliza o oxigênio para gerar energia a fim de que os exercícios físicos possam ser realizados.

Caminhada - Exercícios para acelerar o metabolismo
Caminhada – Exercícios para acelerar o metabolismo

Ao contrário dos exercícios anaeróbicos que trabalham regiões localizadas do corpo, os exercícios aeróbicos trabalham todos os grupos musculares de todo o corpo. Além disso, são exercícios de menor intensidade e maior duração e, por isso, favorecem uma queima calórica maior e de forma mais rápida, pois necessitam de mais energia para manter a realização de todo o exercício.

Há diversas atividades aeróbicas e cada uma pode ter duração variada dependendo do tipo ou do estado fisiológico e condicionamento físico de quem realiza. Mas essas atividades podem durar, em média, de 30 minutos a 1 hora. Realizando essa duração da atividade e com uma frequência regular, sem esquecer da alimentação saudável, o corpo inevitavelmente emagrece.

Os exercícios aeróbicos podem ser realizados em casa, ao ar livre e até em academias. Como nem todos os exercícios aeróbicos necessitam de aparelhos para serem realizados, a maioria se torna mais fácil e mais prática de ser praticada.

Portanto, a atividade aeróbica, dentre os exercícios para acelerar o metabolismo, é a que proporciona maior aumento do trabalho do metabolismo e maior queima calórica por causa da energia utilizada, do trabalho generalizado em todo o corpo e por ser de menor intensidade e maior duração.

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  1. Atividades anaeróbicas

As atividades anaeróbicas como a musculação também são exercícios para acelerar o metabolismo, porém, com menos eficácia comparado às atividades aeróbicas. Isso ocorre por causa do tipo de substrato energético utilizado durante as atividades anaeróbicas que acabam não influenciando nesse processo. Porém, após o término dos treinos anaeróbicos, há uma inversão dos substratos energéticos e o corpo, então, passa a utilizar a energia aeróbica para que a atividade metabólica e a síntese proteica possam continuar. Essa fonte de energia é, principalmente, dos estoques de gordura. Isso faz com que o corpo emagreça e perca, principalmente, gordura, porém, em menor proporção.

Ainda, as atividades anaeróbicas aceleram menos o trabalho do metabolismo porque são mais voltadas para trabalhos localizados em grupos musculares específicos, além de serem atividades de alta intensidade e curta duração que não utiliza o oxigênio como fonte de energia.

Musculação - Exercícios para acelerar o metabolismo
Musculação – Exercícios para acelerar o metabolismo

Para que o emagrecimento seja ainda mais intensificado ou se você deseja a hipertrofia muscular, ou seja, o aumento da massa muscular, você pode associar as atividades aeróbicas com a musculação. Assim, você emagrece e ainda mantém ou aumenta a massa muscular, além de favorecer a melhora da saúde de forma geral.

Portanto, as atividades anaeróbicas, chamadas também de atividades de alta intensidade, funcionam como coadjuvantes no aumento do metabolismo corporal com a finalidade de perda de peso.

Quantas vezes os exercícios para acelerar o metabolismo devem ser feitos por semana?

Para quem está começando, as atividades aeróbicas podem durar, em média, 30 em pelo menos 3 vezes na semana. Com o passar do tempo, essa duração deve ser aumentada gradativamente até chegar a 1 hora de duração e em mais dias na semana, sempre tirando pelo menos 1 dia para descanso.

Já a duração das atividades de musculação vai depender de cada caso levando em consideração os tipos de exercícios e a quantidade de repetições, de acordo com as necessidades individuais em relação ao peso.

Toda atividade física só deve ser realizada com a orientação de um profissional educador físico ou personal trainer. Nunca faça atividade física, seja ela qual modalidade for, por conta própria, pois toda atividade deve ser adequada de acordo com a suas necessidades individuais.

5 exercícios para acelerar o metabolismo

Como as atividades aeróbicas são os exercícios para acelerar o metabolismo mais indicados, separamos 5 exemplos dessa modalidade de atividade que irão potencializar ainda mais a sua perda de peso.

  1. Corrida

A corrida é um dos principais (senão o principal) exercícios que aceleram o metabolismo e que mais gasta calorias. É uma atividade simples de ser feita, tanto em esteiras quanto ao ar livre, e pode ser realizada por qualquer pessoa, desde que não tenha contraindicação.

A corrida geralmente é uma etapa posterior à caminhada. Por isso, se você está começando a fazer atividade física e optou pela corrida, comece pela caminhada e aos poucos migre para a corrida, assim, seu corpo pode se adaptar sem sofrer grandes impactos.

  1. Dança

A dança, além de ser uma atividade para acelerar o metabolismo e perder peso, é uma atividade bastante prazerosa. Dependendo do estilo, a dança pode ajudar o corpo a queimar muitas calorias.

Dança - Exercícios para acelerar o metabolismo
Dança – Exercícios para acelerar o metabolismo

Quem não tem nenhuma contraindicação média pode tranquilamente dançar para acelerar o metabolismo. Danças mais agitadas são as que proporcionam maior queima calórica.

  1. Ciclismo

Pedalar pode ser feito tanto em bicicletas ergométricas quanto ao ar livre. Pedalar ao ar livre e em solos mais irregulares e arenosos exige mais esforço físico proporcionando ainda mais o aumento do metabolismo.

  1. Natação

A natação é outra atividade para aumentar o metabolismo. O nado em si já ajuda o corpo a gastar bastante calorias e, para aumentar ainda mais esse gasto, alguns aparelhos podem ser utilizados como as nadadeiras.

  1. Lutas

Várias modalidades de lutas estão entre os exercícios para acelerar o metabolismo. As lutas trabalham todos os grupos musculares e, por isso, facilitam o aumento do gasto energético.

Nutricionista Samara da Silva.

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