Estar Bem Consigo Mesmo Evita Depressão e o Desanimo do Dia a Dia

Quando você se olha no espelho se sente bem e confiante? Veja nesse artigo a importância de estar bem consigo mesmo e o que fazer para se afastar da depressão.

Olá, no artigo de hoje vamos falar sobre estar bem consigo mesmo. Vocês sabiam que é possível combater o desânimo? Porém o desânimo prolongando pode ser que algo não está indo bem com você, por isso nesse artigo vou falar sobre a depressão. Ahh e vocês sabiam que existem formas de ter um dia mais tranquilo?

Neste artigo vamos apresentar os seguintes tópicos:

  • Porque ficamos desanimados no dia a dia?
  • Sintomas da depressão
  • Quais os riscos da depressão?
  • Importância de estar bem consigo mesmo?
  • Como ter um dia a dia mais tranquilo?
  • Meditação funciona?
Tranquilidade - Estar bem consigo mesmo
Tranquilidade – Estar bem consigo mesmo

PORQUE FICAMOS DESANIMADOS NO DIA A DIA?

Vocês sabem o que é desânimo? É a ausência de ânimo, ou seja, é a ausência da ação de manifestar sua própria vontade ou desejo. Sentir-se desanimado é algo comum, pois nós seres humanos vivemos em ciclos de energia, às vezes estamos no alto com bastante energia e às vezes estamos no baixo, ter esse equilíbrio é normal, o que não é normal é estar sempre desanimado, isso é um sinal que algo não está bem com você.

Ás vezes ficamos desanimados com os problemas que podem surgir em nossas vidas, com as nossas falhas, com algum pensamento negativo, enfim, há vários fatores que podem deixar-nos desanimados, porém o mais importante é: O QUE EU VOU FAZER COM ISSO? Ou eu vou olhar para o meu problema e tentar resolver, ou eu vou ficar chateado, desanimado com a vida e me acomodar com o problema.

Então não se culpe em ter dias ruins, dias de desânimo, aprenda a viver um dia de cada vez e analisar o que te deixou desanimado e seguir em frente, pois nada irá durar para sempre, principalmente os dias ruins, eles terminam e nos servem de lição. E o mais importante escolha sempre lutar por aquilo que você acredita e que irá te fazer bem, assim o desânimo não será algo do seu dia a dia.

Vou compartilhar com vocês algumas dicas para estar bem consigo mesmo e manter-se ANIMADO:

  • Faça exercícios. Claro que quem está cansado não vai querer praticar nenhum tipo de exercício, mas esse é um grande erro. Começar a se mexer fará com que o organismo funcione melhor e isso irá refletir na disposição. Quem pratica atividades físicas regulares tem muito mais disposição e ânimo, além de dormir melhor e acordar com todo gás no dia seguinte.
  • Beba água. A desidratação pode levar a perda de concentração e também a fadiga. A água irá ajudar a hidratar o corpo e fazer com que as células funcionem corretamente.
  • Tenha uma boa noite de sono.
  • Altere o foco. O desânimo geralmente vem de algum fato ou de um grupo de acontecimentos que afetam nossa motivação. Esse problema já foi muito estudado, desde a antiguidade.

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A solução a que quase todos chegam é que precisamos desviar o foco para outros pontos. Por exemplo, se está desanimado com seu emprego, pense nos seus filhos, na sua saúde, no seu hobby, em alguma coisa que esteja indo bem na sua vida. Se nada estiver indo bem, ponha uma música alegre. Ou pense em eventos felizes do passado. Se for um acesso de raiva, você pode contar ou repetir uma palavra ou um mantra. É simplório, porém funciona.

A mente distrai-se temporariamente e você consegue se livrar da negatividade. Importante frisar que a mudança de foco não é uma solução definitiva. Você está desviando a atenção e tirando o desânimo da superfície da mente.

  • Mude seu corpo. Quando estamos desanimados, a tendência é ficarmos sérios. Olhamos para baixo, falamos devagar, nos movemos devagar, deixamos ombros e cabeça arriados. Uma técnica que funciona muito bem é você mudar a maneira como posta o seu corpo para enviar sinais diferentes ao cérebro. Respire fundo, deixe a coluna ereta, abra um sorriso de orelha a orelha, olhe para cima. Coloca-se na sua posição mais poderosa, mesmo que não esteja se sentindo bem. O que acontece quando fazemos isso é uma inversão: em vez do corpo seguir a mente, a mente passa a seguir o corpo.

SINTOMAS DA DEPRESSÃO

Nesse tópico vou explicar para vocês o que é a depressão e quais são os sintomas.

O transtorno depressivo maior é uma doença psiquiátrica, caracterizada pela alteração do humor na pessoa, que a deixa com humor deprimido na maior parte do dia, diminuição do interesse em atividades que antes era prazerosa, sem auto-estima e baixa energia.

estar bem consigo mesmo - frase
Estar Bem Consigo Mesmo

Os sintomas da depressão são:

  • Humor: ansiedade, apatia, sentimento de culpa, descontentamento geral, mudança de humor, tristeza, falta de vontade e indecisão, sentimentos de medo, insegurança, desesperança, desespero, perda de interesse ou prazer em atividades que antes eram prazerosas e pessimismo.
  • Pensamentos: idéias freqüentes e desproporcionais de culpa, baixa auto estima, interpretação distorcida e negativa da realidade, falta de concentração, lentidão durante as atividades, esquecimentos e pensamentos suicidas.
  • Sono: despertar precoce, excesso de sonolência, insônia ou sono agitado.
  • Corpo: fadiga, fome excessiva, inquietação ou perda de apetite, dores musculares, dores e outros sintomas físicos não justificados por problemas médico, como dores de barriga, azia, dor de cabeça ou no corpo.
  • Comportamento: Agitação, choro excessivo, irritabilidade ou isolamento social.

Vale ressaltar que a depressão é mais relacionada as falhas na comunicação entre os neurônios em geral do que com problemas localizados em áreas especificas do encéfalo. No entanto, algumas regiões cerebrais são mais afetadas do que outras como o córtex pré frontal, que é responsável por atividades mais sofisticadas da mente humana. Os sintomas de depressão que se relacionam ao comprometimento dessa área são as dificuldades cognitivas de planejamento e execução das atividades rotineiras e em seqüência. Afeta também o sistema límbico que é responsável pela  regulação das emoções, motivação, desenvolvimento das relações afetivas e contatos sociais. E o hipotálamo que é responsável pelas sensações de desejo, fome, desejo sexual, raiva e sono.  Nas pessoas com depressão, ele é responsável por alterações no sono e no apetite.

                                                            Fonte: Luiza Queiroz/ Empresa jornalismo Júnior.

Se você se identificou com alguns dos sintomas citados acima, procure um profissional da área da saúde, médico e psicólogo, pois a depressão tem tratamento e como vimos no tópico ela não é frescura ou má vontade e sim uma doença que afeta o nosso cérebro e nossa maneira de viver.

QUAIS OS RISCOS DA DEPRESSÃO?

A depressão pode afetar qualquer pessoa e em qualquer idade da sua vida e existem alguns fatores de riscos. Pesquisas indicam que fatores como dificuldades em curso, tais como desemprego de longa duração, ou estar em um relacionamento abusivo, acontecimentos marcantes na vida, doenças graves e alterações hormonais são eventos que podem desencadear a depressão.

Os fatores de riscos são:

  • Histórico familiar: ter um membro da família com depressão pode aumentar o risco de desenvolver depressão.
  • Experiências traumáticas na infância.
  • Estresse. Eventos negativos ou estressores podem desencadear a depressão.
  • Medicamentos: alguns medicamentos podem causar depressão e ansiedade.
  • Alterações hormonais.

IMPORTÂNCIA DE ESTAR BEM CONSIGO MESMO?

Estar bem consigo mesmo de verdade significa amar a pessoa que você é e o mais importante é aceitar como você é, a sua essência. Para você estar bem consigo mesmo, é necessário que você identifique os pensamentos, as emoções e os comportamentos que te impede de se sentir bem com você mesmo. Comece observando os pensamentos que não te fazem bem, as emoções e os comportamentos que te impedem de se sentir completa.

A Importância de Estar Bem Consigo Mesmo
A Importância de Estar Bem Consigo Mesmo

Após essa observação arrume um tempo para você, somente para você, crie um estilo de vida que te faça se sentir importante. Uma dica fundamental é não se compare a ninguém e não se cobre tanto, viva um dia de cada vez, e alcance os seus objetivos diários e comemore quando conseguir.

Confie em si mesmo. Acredite nos seus recursos internos, acredite que a maioria das respostas encontra-se em você.

Observe os seus pensamentos. Você deve aprender a questionar os seus pensamentos negativos, pois na maioria das vezes eles estão ali para te desanimar, observe eles, questione qual a veracidade desse pensamento negativo. Ter pensamentos negativos não é problema, o problema é esse pensamento influenciar os seus comportamentos e atitudes.

Valorize os seus pontos fortes. Acredite nas suas qualidades e as valorize, olhe para os seus valores e virtudes, suas capacidades e habilidades e se sinta feliz por cada uma delas.

Desenvolva o amor próprio. Evite se comparar com os outros e aceite a sua individualidade, se for para comparar, compare o seu eu do passado com o eu do presente. Uma forma de desenvolver o amor próprio é saber quem você é de verdade, liberta-se da culpa e assuma as suas responsabilidades.

Faça uma lista de coisas pelas quais você é grata. A gratidão é sentimento daquele que está grato. É um sentimento de querer retribuir fazendo algo bom. Essa lista irá fazer você se sentir bem pelas coisas as quais você é grata, mas na correria do dia a dia acaba se esquecendo.

COMO TER UM DIA MAIS TRANQUILO?

A melhor maneira de ter um dia tranquilo é começar ele com tranquilidade, calma e paciência, e quando começamos o dia assim é possível que o dia inteiro flua de forma calma e natural. Mas como ter um dia tranquilo?

O primeiro passo é ter em mente que não temos o controle de nada, mas uma organização pode deixar o dia mais tranquilo e com a sensação de dever cumprido. Abaixo vou compartilhar com vocês dicas para você ter um dia mais tranquilo.

Priorize o que realmente é importante. Dê prioridade aquela atividade que você precisa urgente realizar, não marque inúmeras tarefas no mesmo dia, pois ao contrário de tranquilidade, várias tarefas ao mesmo dia irá te trazer estresse e cansaço. Viva um dia de cada vez.

Para de se preocupar com coisas as quais você não pode mudar. O que você puder resolver resolva… o que está fora do seu alcance você precisa aceitar que não da para mudar, até porque existem coisas que não dependem somente de você. Aprenda a identificar quando a situação está fora do seu controle e que não depende de você para resolver.

Faça caminhadas. Caminhar é uma forma comprovada de aliviar o estresse e ajuda a diminuir as preocupações.

Imprevistos acontecem. Mesmo com uma rotina, imprevistos podem acontecer, o mais importante é você saber lidar com eles e aceita-los, até porque não temos controle de nada.

Pratique a gratidão. Agradeça pelas coisas boas em sua vida, comemore as pequenas conquistas, tente enxergar o lado positivo de todas as situações.

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MEDITAÇÃO FUNCIONA?

No primeiro momento vou falar sobre o que é a meditação. A meditação é esvaziar a mente, buscar o autoconhecimento. O principal ensinamento da meditação é saber ficar em silêncio e buscar a sabedoria interior.

É um momento no qual você só tem contato com você mesmo, na sua respiração, no seu corpo, é um momento no qual você está no presente, não existe passado e nem futuro, somente o agora.

SIM, meditação funciona! A comunidade médica já reconhece os benefícios da meditação. E os benefícios são foco, tomada de decisão, memória, atenção e diminuição do nível de estresse, além de prevenir a hipertensão.

Ah e vale ressaltar que devemos deixar de lado a idéia de que meditação não exige nenhum esforço… Ela exige sim e muito esforço, porque não é fácil focar no presente e deixar as preocupações em outra instância, porém esse esforço valerá muito a pena!

“Tudo começa em você internamente – naquilo que sente, deseja, sonha…, portanto, estar de bem consigo mesmo é essencial para que o dia e a vida como um todo sejam de conquistas e realizações – procure primeiro seu bem-estar interno pois só assim conseguirá exteriorizar isso para o mundo real, material… pense nisso… avalie como se sente hoje… mude o que for necessário”

Psicóloga Simoni Parente

Gostou do conteúdo sobre estar bem consigo mesmo? Deixe um comentário logo abaixo contando como você lida com o seu dia a dia, pode ajudar várias pessoas 🙂

Referências:

http://www.sairdadepressao.com/factores-de-risco-da-depressao/

http://www.planodesaude.net/12-formas-para-ficar-mais-animado

http://www.escolapsicologia.com/formas-para-sentir-se-melhor-consigo-mesmo/

https://www.eusemfronteiras.com.br/5-formas-de-comecar-seu-dia-com-tranquilidade/

 

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