Dieta Cetogênica – Veja Como Funciona e os Alimentos Permitidos

Estudioso publica guia gratuito e completo sobre a dieta cetogênica, veja os benefícios, como funciona, os alimentos permitidos e proibidos.

Você já seguiu algum tipo de dieta em sua vida? E dieta cetogênica, você já ouviu falar?

Existem centenas de dietas que prometem milagres para a perda de peso, só que na maioria das vezes estas além de não proporcionarem o objetivo esperado ainda nos trazem problemas de saúde ou nos causam uma grande frustração por não conseguir baixar aqueles quilinhos a mais que nos incomodam tanto.

Mas será que todo tipo de dieta é igual? Será que existe algum tipo de dieta que realmente funciona para perder peso de forma saudável?

A resposta para essas duas últimas perguntas é: Sim, existe.

No entanto, é extremamente importante ressaltar que sem via de dúvida, as dietas que funcionam realmente para perder peso são aquelas que se baseiam em uma alimentação de verdade, com variedade de nutrientes e sais minerais, que visam o bem-estar e a saúde do indivíduo, sendo que a perda de peso acontece como consequência de um corpo saudável e ativo.

Acompanhe este breve artigo comigo que você irá entender tudo o que circunda a dieta cetogênica, como você pode melhorar sua saúde através dela e ainda perder aqueles números a mais no visor da balança.

Antes de te falar a respeito de como funciona essa dieta eu quero deixar claro para você que a aplicação desse tipo de alimentação, deve indispensavelmente ser aplicada com o acompanhamento de um profissional da saúde responsável, para que ele possa te orientar de forma específica, uma vez que esse tipo de dieta requer atenção a alguns pontos específicos que você irá entender no decorrer do artigo.

Dieta Cetogênica - O que é?
Dieta Cetogênica – O que é?

O QUE É A DIETA CETOGÊNICA?

O termo “Dieta Cetogênica” se originou do termo CETOSE, que nada mais é do que quando o seu corpo entra em um estado onde se obtém a maior parte da energia necessária advinda de corpos cetônicos.

De forma geral, esses corpos cetônicos são substâncias produzidas pelo fígado através da metabolização de ácidos graxos, ou seja, da metabolização de gordura do corpo.

Esses corpos cetônicos são substâncias que naturalmente são produzidas em nosso organismo como uma alternativa do nosso metabolismo para obter energia, que seja diferente da glicose, onde tal processo é aumentado por alguns fatores, como por exemplo, períodos de jejum prolongado, restrição severa de calorias ou dietas com quantidades baixas de carboidratos (Low Carb bem aplicada por exemplo).

Imagine que esses corpos cetônicos sejam um combustível alternativo para o nosso corpo, inclusive pelo nosso cérebro, uma vez que são moléculas bem pequenas que conseguem atravessar a barreira entre o sangue e o cérebro.

Para que você tenha noção, segundo o Dr. Eric Westman 80% da energia consumida pelo nosso cérebro em alimentações com baixa ingestão de carboidratos é advinda de corpos cetônicos, ou seja, não só o nosso corpo já é acostumado com esse tipo de substâncias para gerar energia como o nosso cérebro também os adora.

Resumidamente então, o processo de cetose se dá quando o uso da glicose vinda de alimentos com carboidratos é reduzida, isso faz com que o seu organismo encontre outra fonte de energia, como neste caso, energia advinda da gordura estocada no corpo.

COMO FUNCIONA A DIETA CETOGÊNICA?

Atualmente existem diversos estudos que mostram os benefícios do estado de cetose para a saúde do organismo e para a redução de peso, no entanto, existem algumas variações da dieta, que serão apresentadas um pouco mais à frente no artigo.

De forma geral, a dieta cetogênica é um estilo de alimentação que restringe a ingestão de carboidratos, priorizando o consumo de gorduras boas, com ingestão controlada de proteínas de alto valor biológico (carnes), para que assim o seu corpo entre em estado acentuado de cetose e comece a utilizar a gordura do seu corpo para gerar corpos cetônicos e, consequentemente, gerar energia.

Ao restringir a ingestão de carboidratos o seu corpo irá entrar em estado de cetose, isso porque haverá pouquíssima glicose disponível. Como o seu corpo precisa de energia para se manter estável e não ocasionar problemas aos tecidos ele se adaptou para gerar energia através de outras fontes, como a gordura e, assim se manter estável e saudável.

Como você já deve ter entendido, esse é um processo natural do nosso organismo e é uma alternativa eficiente e segura para queimar gordura corporal, claro, que de forma controlada e acompanhada por profissionais da saúde que o saibam aplicar.

Dieta Cetogênica - Como Funciona?
Dieta Cetogênica – Como Funciona?

VARIEDADES DE DIETA CETOGÊNICA.

A Dieta Cetogênica foi inicialmente desenvolvida com intuito de ajudar pacientes que sofrem com epilepsia, no entanto, existem diversos tipos de dietas e alimentação que nos coloca em estado de cetose e que nos trazem inúmeros benefícios a saúde e algumas variações dessa dieta são mais comuns, como algumas listadas a seguir.

– Dieta Cetogênica Padrão: Esse padrão de alimentação é o mais comum por quem segue a alimentação cetogênica, que consiste na redução de carboidratos, aumento acentuado na ingestão de gorduras boas e proteína moderada.

Uma boa exemplificação dessa variação consiste mais ou menos nessas proporções entre os macronutrientes na alimentação. 20% de proteínas (carnes, peixes e ovos), 75% de gorduras boas (gorduras e não óleos) e apenas 5% de carboidratos.

– Dieta Cetogênica com Alta Proteína: Muito similar à dieta cetogênica padrão, no entanto, inclui uma ingestão mais acentuada de proteínas mantendo os níveis de carboidrato na alimentação. Tendo em média de 35 a 40% de proteínas, 55 a 60% de gorduras boas, mantendo os 5% de carboidratos.

– Dieta Cetogênica Cíclica: Este tipo de dieta alterna dias de alimentação puramente cetogênica (sem carboidrato nenhum) com dias de ingestão de carboidratos. Geralmente uma rotina de 5 dias de cetose e 2 dias de ingestão de carboidratos, é comumente aplicada por atletas e deve indiscutivelmente ser feita com o acompanhamento do médico responsável. Essa ainda requer mais estudos para que seja discriminada de forma aplicável a pessoas comuns.

BENEFÍCIOS DA DIETA CETOGÊNICA

Os estudos atuais nos mostra diversos benefícios da dieta cetogênica para nossa saúde, entre eles controle da glicemia, redução da insensibilidade a insulina, auxilia pacientes em tratamento de câncer, redução de peso entre vários outros benefícios que serão aqui apresentados.

  1. Benefícios a saúde do coração.

Estudos nos mostram que este tipo de alimentação pode reduzir grande parte dos fatores de risco a saúde do coração e de doenças cardíacas, como melhora nos níveis de colesterol HDL (colesterol bom), controle da pressão arterial, níveis controlados de açúcar no sangue entre outros.

  1. Ajuda contra o Alzheimer.

Segundo o Dr. David Perlmutter, auto do livro: “A Dieta Da Mente”, esse estilo de alimentação é uma forma extremamente eficaz de reduzir os riscos de Alzheimer, além de auxiliar pacientes que já o possuem, sendo que ele mostra até mesmo casos em que a dieta cetogênica ajudou a retardar a progressão da doença.

  1. Ajuda contra Epilepsia.

O mesmo renomado Dr. David Perlmutter entre vários outros estudos nos mostram que o estado de cetose ajuda contra a epilepsia, sendo um dos principais métodos naturais para combater a doença e reduzir ou acabar com os sintomas físicos da doença.

  1. Ajuda contra o câncer.

Uma alternativa atual usada para auxiliar no tratamento de pacientes com câncer, que tem mostrado boa eficácia para reduzir a progressão da doença e aumentar as chances de cura dos pacientes que a aplicam. Alguns estudos apontam essa eficácia da cetogênica para o combate ao câncer, pelo fato de que grande parte das células cancerígenas ou tumorosas se “alimentam” de açúcar (glicose) e ao diminuir ou zerar a ingestão desse, as células danosas param de se multiplicar ou se expandir.

  1. Combate lesões cerebrais.

Como você deve ter notado, essa é uma alimentação que auxilia muito a saúde do cérebro, uma vez que cerca de 80% da energia em que o nosso cérebro utiliza para exercer suas funções é advinda de corpos cetônicos. Estudos mostram que esta pode até mesmo reduzir tipos de concussões e auxiliar na recuperação de danos ou lesões cerebrais.

  1. Ajuda contra Parkinson.

Os mesmos benefícios que essa dieta proporciona ao cérebro ela auxilia também o sistema nervoso do corpo, que por sua vez está diretamente ligado a funções e aplicações do cérebro, com isso também é utilizada com fonte natural para reduzir os sintomas do Parkinson.

  1. Melhora a sensibilidade à insulina.

A insensibilidade ou resistência a insulina é um estado em que o corpo passa a não perceber os níveis de insulina que estão sendo produzidos e passa a criar uma resistência a ação desse hormônio extremamente importante do corpo.

Esse processo é ocasiona primordialmente pelo consumo excessivo de carboidratos, que forçam o corpo a produzir quantidade extremamente altas de insulina, e ao decorrer do tempo o corpo passa a reduzir a sua percepção a esta.

Como a dieta cetogênica restringe a ingestão de carboidratos a uma quantidade bem reduzida, o seu corpo passa a não ter picos de insulina por não haver picos de glicose e passa a melhorar a sua percepção a esse hormônio.

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Entre esses existem vários outros benefícios a saúde de quem aplica a dieta cetogênica de forma eficiente e controlada, e entre um dos mais buscados, está a perda do excesso de peso (gordura), que será mostrado no tópico a seguir.

DIETA CETOGÊNICA EMAGRECE?

A alimentação cetogênica é uma das formas mais eficazes de perder peso e queimar gordura corporal, além de auxiliar contra diversas doenças como você viu anteriormente.

Para que você entenda como ela te ajuda a emagrecer, você deve entender primeiro o que te faz engordar.

Os grandes vilões do ganho de peso são os carboidratos, principalmente os processados ou de alto índice glicêmico. Esses alimentos geram uma quantidade muito grande de glicose e toda a glicose que não está sendo utilizada é armazenada em nosso corpo na forma de gordura.

Imagine que toda a vez que você come um carboidrato você gera uma quantidade muito grande de energia, e como o seu corpo não utiliza essa energia ele armazena essa energia na forma de gordura para que possa ser utilizada quando necessário.

A grande questão é que as pessoas não utilizam as suas reservas de gordura para gerar energia, pois estão constantemente ingerindo carboidratos, armazenando gordura de forma regular, e com isso, o ganho de peso se torna constante.

O simples fato de você reduzir o consumo de carboidratos já irá aumentar a perda de peso, uma vez que você irá parar de estocar energia e colocará o seu corpo para utilizar a sua gordura como fonte alternativa de energia que ele desempenhe suas funções.

Quando seguimos uma alimentação cetogênica bem aplicada, o consumo de carboidratos fica extremamente reduzido colocando nosso corpo passa a utilizar a gordura para gerar corpos cetônicos e consequentemente, energia.

Outro fator importante que faz com que a redução de peso seja acentuada durante a dieta cetogênica é o consumo de gorduras boas e proteínas de alto valor biológico (carnes, peixes e ovos).

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Quando nós nos alimentamos de gorduras, o nosso corpo gasta uma boa quantidade de energia para metabolizar esse macro nutriente fazendo com que gastemos mais energia do que quando comemos carboidratos, além de que as gorduras nos geram muito mais saciedade do que os carboidratos, fazendo com que a vontade de comer seja extremamente reduzida, ajudando até mesmo na compulsão alimentar.

Além da alta ingestão de gorduras boas, a alimentação cetogênica contem boas quantidades de proteínas de alto valor biológico. As proteínas são consideradas alimentos termogênicos, ou seja, que aceleram o metabolismo e nos fazem queimar mais gordura de uma forma geral, sem contar que essas proteínas nos fornecem um conjunto completo de aminoácidos que serão utilizados em diversas localidades do organismo.

DIETA CETOGÊNICA: ALIMENTOS PERMITIDOS

Como você viu, você deve manter a sua alimentação a base de gorduras boas, com uma ingestão moderada de proteínas e baixa em carboidrato, com isso deixo aqui para você alguns alimentos que se enquadram nesse tipo de alimentação.

– Carnes: Vermelha, presuntos orgânicos, bacon, frango, peru e etc.

– Peixes, gordos principalmente: Salmão, truta, cavala e etc.

– Abacates e avocados: São frutas com baixíssimo teor de carboidratos e ricos em gorduras boas.

Kefir e derivados: O kefir é uma bebida fermentada com baixo teor de carboidrato, rica em proteínas e sais minerais e seus derivados, como queijos de kefir, também são recomendados.

– Vegetais com baixo carboidrato: A grande parte dos vegetais verdes, tomates, pimentas, cebola e folhas (alface, almeirão, rúcula e etc.).

– Óleos saudáveis: Azeite extra virgem, óleo de coco, óleo de abacate, óleo ômega 3 e etc.

– Banha de porco.

– Manteiga (não margarina).

– Nozes e sementes: Amêndoas, nozes, castanhas, sementes de chia, semente de abóbora, linhaça, gergelim e etc.

– Queijos gordos: Queijo mozzarella, cabra e cheddar não processados.

– Ovos: Optar pelo orgânicos se possível.

– Condimentos naturais: Sal, pimentas, ervas e especiarias naturais são permitidas e bem-vindas durante a cetogênica.

– Muita água.

DIETA CETOGÊNICA: ALIMENTOS PROIBIDOS

De forma geral, alimentos ricos em carboidratos ou processados que contém açúcar de forma escondida, como amido por exemplo. Segue uma lista exemplo.

Dieta Cetogênica - Alimentos Proibidos
Dieta Cetogênica – Alimentos Proibidos

– Alimentos açucarados: Biscoitos, balas, sorvetes, refrigerantes, sucos de frutas, bolo e etc.

– Tubérculos: Batata, batata doce, cenoura, mandioca e etc.

– Leguminosas: Ervilhas, feijões, lentilhas, grande de bico e etc.

– Frutas: Basicamente todas as frutas possuem carboidrato (frutose), com exceções de algumas poucas que apresentam uma baixa concentração, como morangos.

– Processados de forma geral: Uma maioria dos produtos processados além de serem ricos em toxinas como conservantes e aromatizantes artificiais também apresentam grandes quantidade de açúcar ou amido.

– Gorduras hidrogenadas: Margarinas, óleos vegetais parcialmente hidrogenados (soja, milho, canola e etc., maionese e etc.).

– Molhos e condimentos prontos: Estes, na maioria das vezes, contém açúcares, conservantes, além de gorduras parcial ou completamente hidrogenadas.

– Álcool: Dificilmente você encontrará alguma bebida alcoólica que não possua carboidrato, com isso, podem ser evitadas durante a dieta cetogênica.

– Grãos e amido: Produtos à base de trigo, arroz entre outros cerais são ricos em carboidrato ou amido, como massas, biscoitos, e etc., com isso, fuja deste tipo de alimento durante a cetogênica.

ATENÇÃO E EFEITOS COLATERAIS!

Mesmo a dieta cetogênica sendo segura e benéfica para pessoas saudáveis, pode ocasionar alguns efeitos colaterais nos períodos iniciais de sua aplicação, uma vez que o seu corpo estará em fase de adaptação a essa forma de obter energia. Geralmente os sintomas passam dentro de alguns dias.

Alguns sintomas que possam vir a aparecer:

– Falta de energia.

– Dificuldade de concentração.

– Sensação de fome.

– Problemas no sono.

– Náuseas.

– Desconforto digestivo.

– Diminuição do desempenho físico.

– Irritabilidade.

Vale ressaltar que a grande maioria destes sintomas não aparecem em diversos indivíduos e de desaparecem dentro de poucos dias.

Quero avisá-lo também que é altamente recomendado que você siga a dieta cetogênica com o acompanhamento de um profissional da saúde responsável, para que ele possa te orientar de forma específica e você não venha a complicar a sua saúde.

Aja com bom discernimento e cautela para qualquer conteúdo que chegue a você sobre alimentação e saúde. Tenha consciência de a sua saúde é responsabilidade sua e que ninguém pode fazer nada por você se você não quiser.

Ufa, estamos chegando ao final desse artigo sobre dieta cetogênica e espero do fundo do coração que você tenha gostado e que essas informações sejam relevantes para a sua vida.

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Gostou do conteúdo sobre dieta cetogênica? Deixe um comentário abaixo com a sua opinião e me conta se você já fez essa dieta ou qualquer outra :).

Um grande abraço,

Gustavo Silva.

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