Descubra Agora Como Melhorar a Autoestima em 7 Simples Passos

Você já se sentiu triste ao se ver no espelho ou fica cabisbaixa com frequência? Então, você pode estar com baixa autoestima! Veja agora como melhorar a autoestima em 7 passos e tenha uma vida mais feliz e plena consigo mesma.

Olá, no artigo de hoje vamos falar sobre a autoestima. Você sabia que a baixa autoestima pode acarretar em problemas psicológicos como a depressão e ansiedade? E também existem sintomas de baixa autoestima? E nesse artigo vamos mostrar como melhorar a autoestima e os benefícios de estar bem consigo mesmo.

Neste artigo vamos apresentar os seguintes tópicos:

  • O que é autoestima?
  • Como a autoestima se forma?
  • Quais as características da baixa autoestima?
  • Quais são os sintomas da baixa autoestima?
  • Quais os riscos de não ter autoestima?
  • Como melhorar a autoestima em 7 simples passos
  • Quais são os benefícios de ter uma boa autoestima?
Como Melhorar a Autoestima - Frases
Como Melhorar a Autoestima – Frases

O QUE É AUTOESTIMA?

Você sabe o significado de autoestima? No dicionário autoestima é a qualidade de quem se valoriza, se contenta com o seu modo de ser e demonstra consequentemente, confiança em seus atos e julgamentos.

A autoestima nada mais é que uma avaliação subjetiva que uma pessoa faz de si mesma, uma opinião acerca de si, ou seja, é a percepção de nós mesmos.

Ela é constituída pelas crenças que temos de nós, nossas qualidades, capacidades, modo de agir, pensar, nossos comportamentos… todos esses fatores influenciam a nossa autoestima.

A autoestima é a principal influenciadora sobre o nosso crescimento pessoal e emocional, pois dependendo de como você se sente, ela afeta de forma positiva ou negativa em todas as áreas da vida, como pessoal e profissional, pois se você tem uma autoestima baixa consequentemente você terá pensamentos negativos sobre você e suas habilidades, como “eu não consigo fazer nada direito” e isso irá afetar o seu comportamento e sentimento.

Se você tem uma autoestima elevada, você irá valorizar as suas qualidades e consequentemente os pensamentos negativos não irão influenciar o seu comportamento, pois você sabe do seu potencial e tem confiança em você mesmo.

Por isso a forma de olharmos para o nosso íntimo é importante, pois ela influência toda a nossa vida tanto de forma positiva como negativa.

COMO AUTOESTIMA SE FORMA?

A autoestima começa a se formar na infância e percorre por toda a vida, por esta razão os pais ou os responsáveis pela  criança tem um papel fundamental na formação da autoestima, pois a criança que cresce em um ambiente no qual é valorizada e esclarecida dos seus valores terá mais chance de ter uma autoestima maior do que a criança que não tem esse suporte dos pais.

Por tanto a autoestima é concedida por você mesmo, e por sinais externos que você recebeu durante toda a sua vida.

A autoestima é um estado transitório e precisa de sustentação em continuar a ser, ou seja, exige em um fazer continuado nas coisas que você acredita como verdade e que tem algum reconhecimento e utilidade externa. O ser é muito importante para a autoestima e ela se consolida através do fazer.

QUAIS AS CARACTERÍSTICAS DA BAIXA AUTOESTIMA?

Como vimos anteriormente a autoestima é o sentimento de importância e de valor que a pessoa tem sobre ela mesma e ela influência todos os aspectos da vida.

Portanto a baixa autoestima é quando a pessoa não gosta de si, não gosta do seu comportamento e não acredita no seu potencial e consequentemente não consegue enxergar a sua capacidade.

Então quais as características da baixa autoestima? E o que a diminui?

As principais características são: insegurança, perfeccionismo, dúvidas constantes, não se permitir errar e a necessidade de agradar tudo e a todos.

Abaixo vou compartilhar os fatores que diminuem a autoestima:

  • Constantes críticas e autocríticas.
  • Sentimento de culpa.
  • Medo do abandono.
  • Receio da rejeição
  • Sentimento de carência.
  • Frustração.
  • Vergonha
  • Sentir inveja.
  • Timidez
  • Insegurança.
  • Medo
  • Raiva
  • Perdas e dependência (financeira).

Se você apresenta algum desses fatores fique atento, pois pode ser um sinal que a sua autoestima está prejudicada.

bannerPortal

QUAIS OS SINTOMAS DA BAIXA AUTOESTIMA?

A baixa autoestima é um problema atual que afeta muita gente negativamente em quase todos os aspectos da vida. E as pessoas com baixa autoestima na maioria das vezes são duras consigo mesmas e apresentam uma percepção distorcida delas mesmas.

E como saber se eu sofro de baixa autoestima? Para saber se você sofre de baixa autoestima, faça para você mesma as seguintes perguntas:

Você toma decisões que são boas para você?

Você está satisfeita com a pessoa que você é?

A sua visão sobre o mundo ao seu redor é positiva?

Se a maioria das respostas for não, a sua autoestima pode estar prejudicada.

A incidência da baixa autoestima é maior em mulheres, pois a correria do dia a dia, as cobranças impostas por si mesmas na maioria das vezes prejudica a visão que a mulher tem de si própria. Ela deixa de se achar bonita e acaba perdendo a confiança em si mesma.

E quais os sintomas da baixa autoestima?

  • Incapacidade de confiar em sua própria opinião. Pessoas com baixa autoestima tendem a achar a sua opinião é ruim e sempre buscam saber a opinião do outro para formar a sua.
  • Sempre pensar demais. Elas sempre estão pensando em algo que poderia ter feito e não fez, ou até mesmo algo que fez e se arrependeu.
  • Medo de enfrentar desafios. Tudo que é novo causa medo, isso é normal. Mas as pessoas com baixa autoestima na maioria das vezes nem tentam enfrentar o seu medo, pois acreditam que não são capazes de fazer nada novo ou diferente.
  • Falta de crença em sua capacidade. Essas pessoas têm muita dificuldade em acreditar na sua capacidade e acabam sempre demonstrando dúvidas sobre algo que são capazes de realizar.
  • Dureza consigo mesma. As pessoas com baixa autoestima geralmente são rígidas com elas mesmas. Nada que realiza está bom, estão sempre procurando algo para criticar em suas tarefas.
  • Acomodação. A pessoa não assume riscos por medo de ter um resultado negativo e acaba estagnado na zona de conforto.
  • Não cuidar de si mesmo. Pode ser fácil negligenciar coisas como o sono, comida e exercício quando se tem baixa autoestima, porque a pessoa não se importa com o próprio bem estar.
  • Relacionamentos interpessoais. Por não enxergar valor em si mesmo, a pessoa com baixa autoestima acaba aceitando relacionamentos abusivos ou disfuncionais.

E os sintomas menos conhecidos da baixa autoestima são:

  • Ser viciado em trabalho. No trabalho, as expectativas são definidas claramente. Mesmo que haja pressão no local de trabalho, ainda é menor do que em relacionamentos e no mundo social. É mais fácil satisfazer as expectativas e se sair bem no trabalho. Portanto, algumas pessoas com baixa autoestima mudam seu foco para o trabalho e investem todas as suas energias nele.
  • Muitas ou poucas conquistas. Muitos já ouvimos que as pessoas com baixa autoestima tendem a conquistar menos, pois têm muito medo de assumir novos desafios e não são confiantes o suficiente para utilizarem plenamente os seus talentos. No entanto, há outro extremo, algumas dessas pessoas são muito ansiosas em relação a fracasso e rejeição, então tentam o seu melhor ser excelentes e provarem o seu valor.
Como Melhorar a Autoestima - Frases
Como Melhorar a Autoestima – Frases

QUAIS OS RISCOS DE NÃO TER AUTOESTIMA?

Perder a autoestima pode acarretar uma série de riscos, como não ter a mesma força de vontade para resolver os problemas do cotidiano. Em alguns casos a pessoa que você era antes de bom humor, feliz, vai se cansando e se deixa abater por pensamentos negativos, culpa, vergonha, medo e insegurança. E quando essas sensações acontecem é possível perceber uma queda no rendimento em todos os aspectos da vida.

O trabalho não é mais prazeroso e rende menos, no ambiente pessoal como em casa pode se tornar difícil, na maioria das vezes a pessoa fica isolada e na cama, e isso pode começar com um isolamento e terminar em depressão, pois a pessoa não tem força e nem vontade de realizar coisas que antes era prazerosa.

Caso a autoestima sofra uma queda e não seja recuperada, pode acontecer do rendimento cair tanto no trabalho a ponto da pessoa ser demitida. E em casa, as pessoas mais próximas podem não entender a mudança de comportamento, e esses fatores podem levar a vida profissional e pessoal a desmoronar.

Há duas formas de encarar as dificuldades da vida, uma é se fazer vítima e aceitar a situação e a outra é lutar e enfrentar a dificuldade. Claro que ninguém é de ferro, todos nós temos o direito de chorar quando nos sentimos sem forças para dar o próximo passo, porém esse momento de fraqueza não pode ser prolongado. Períodos de lamentações são normais, mas esses momentos devem ser passageiros.

COMO MELHORAR A AUTOESTIMA EM 7 SIMPLES PASSOS?

Como vimos anteriormente no artigo, a autoestima é a percepção que temos de nós mesmos, ela expressa o nosso respeito e o nosso amor próprio, e isso reflete em todos os aspectos das nossas vidas,

E como melhorar a autoestima é possível?

Apesar de a nossa autoestima ser constituída durante toda a nossa vida, ela pode ser elevada em qualquer fase da vida.

O primeiro passo é:

  1. Analise a sua vida. Você está no emprego que gostaria? Está satisfeito com você mesmo? Está feliz em seu relacionamento? Está rodeado de pessoas que realmente querem o seu bem? Se a resposta for não para algumas dessas perguntas, tente mudar aquilo que não está sendo positivo para você.
  2. Exercite o autoconhecimento. Reconheça seus defeitos e qualidades e compreenda que eles fazem parte da pessoa que você é.
  3. Não seja imediatista. Você achou que deve mudar algum aspecto da sua vida? Ok. Porém não queira mudar esse aspecto da noite para o dia. A mudança acontece de forma gradativa, mudar requer paciência e força de vontade. E uma dica importante comemore cada pequeno passo que irá te levar para a sua mudança final.
  4. Evite a autocrítica demasiada. Permite-se errar. Procure não se torturar quando falhar reconheça o seu erro e aprenda que sempre existe um novo dia para realizar tudo de novo e de forma diferente.
  5. Não fuja das dificuldades. Enfrentar as adversidades da vida irá fazer você se desenvolver e te fortalecer para novos desafios.
  6. Faça as pazes com os espelhos. Sempre que olhar no espelho procure focar a sua atenção nas características positivas.
  7. Cuide da sua saúde. Se alimentar bem, praticar exercícios é uma forma de cuidar bem da sua saúde e do seu bem-estar.
Como Melhorar a Autoestima - Espelho
Como Melhorar a Autoestima – Espelho

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DE TER UMA BOA AUTOESTIMA?

A autoestima elevada é muito mais que estar satisfeita com a sua beleza, ela é importante para saber se respeitar entender a sua capacidade e melhorar a sua qualidade de vida.

E quais os benéficos de uma autoestima elevada?

A autoestima é uma forma de estimular a confiança e a motivação, quando ela está elevada é possível enxergar os benefícios como:

      • Satisfação pessoal.
      • Paz interior.
      • Motivação para realizar as atividades do cotidiano.
      • Facilidade para lidar com as relações. O autoconhecimento é fundamental para lidar com as outras pessoas.
      • Desenvolvimento de novas habilidades.
      • Com a autoestima elevada as pessoas aprendem a lidar com os seus pensamentos negativos ou disfuncionais.
      • E aprendem também a enxergar o lado positivo das situações.

Uma dica importante é olhe para você com carinho e cuidado, dê valor as suas conquistas, a pessoa que você é… entenda que momentos ruins fazem parte da nossa vida e são importante para o nosso crescimento pessoal.

Psicóloga Simoni Parente.

Conteúdo Relacionado à Como melhorar a autoestima:

bannerPortal

Gostou do artigo sobre como melhorar a autoestima? Deixe um comentário logo abaixo com a sua opinião e me conta: De 0 a 10 qual é a nota que você da para a sua autoestima? Vou ficar muito feliz em te ajudar de alguma maneira :).

Referências

https://www.youtube.com/watch?v=vA1QcsN8aF0

http://www.tratamentodadepressao.org/803-baixa-auto-estima-aprenda-libertar/

http://www.mulheresbemresolvidas.com.br/sintomas-de-baixa-autoestima/

https://osegredo.com.br/2017/03/sinais-de-baixa-autoestima-e-causas-que-voce-pode-nao-conhecer/

http://www.minhavida.com.br/bem-estar/materias/12861-entenda-como-a-baixa-autoestima-pode-minar-sua-vida-pessoal

https://www.vix.com/pt/bdm/estilo/como-aumentar-a-autoestima-psicologa-fala-sobre-sintomas-e-tratamento

Sereno Coach

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha com a imagem abaixo * TimLimite de tentativas alcançadas