Como Fazer Reeducação Alimentar Sozinha – Guia Completo

Como fazer reeducação alimentar sozinha e ficar de bem com a balança para sempre? Guia criado por Gustavo Silva explica como.

Olá, tudo bem? Se você não me conhece me chamo Gustavo Silva, criador do #IncrivelVida, e fiz este post para mostrar uma sugestão que sem dúvidas foi essencial para que eu conseguisse emagrecer de forma saudável.

Antes de começar a fazer exercícios físicos, procurar remédios que prometiam emagrecer da noite para o dia, cortar alimentos ou começar a contar pontinhos, eu decidi procurar saber como fazer uma reeducação alimentar sozinho e entender por que tantas pessoas sofrem com o efeito sanfona, como os hormônios impediam que eu chegasse ao meu peso ideal, entre outras coisas. Depois de passar por esse processo eu estava pronto para emagrecer. E agora eu vou te explicar como fazer reeducação alimentar sozinha.

reeducação alimentar é tão importante quanto fazer exercícios físicos, mudar o cardápio e ter motivação para quem quer emagrecer, pois se você não se preparar primeiro e entender quais escolhas você deve fazer na hora de comer, quais alimentos te atrapalham no dia a dia, o processo de emagrecimento se torna quase impossível e quando menos se espera, todo o esforço foi para o lixo.

O que você vai aprender além de como fazer reeducação alimentar sozinha:

Como Fazer Reeducação Alimentar SozinhaComo Fazer Reeducação Alimentar Sozinha

O que é e como fazer reeducação alimentar sozinha?

Reeducação alimentar é um processo de longo prazo que visa ensinar as pessoas como elas devem se comportar na hora de comer sem se restringir de nenhum alimento e sem seguir a risca uma dieta rigorosa, contanto pontos ou calorias. Na maioria das vezes que procuro este assunto na internet encontro cardápios, receitas e alimentos que devem ser consumidos em horários específicos do dia e na verdade este processo de reeducação vai totalmente à contra mão destes pontos.

O verdadeiro conceito da reeducação alimentar é aprender de forma gradativa como o seu corpo comporta e como você pode conciliar quantidade e qualidade dos alimentos que você consome sem deixar de lado o prazer, podemos associar a este processo a qualquer coisa que aprendemos na vida e nunca mais esquecemos como, por exemplo, caminhar, falar e andar de bicicleta.

Não aprendemos nada do que citei da noite para o dia e muito menos sem errar nas primeiras vezes para evoluir até chegar ao ponto que fazemos de forma automática e sem pensar.

É justamente isso que eu quero te mostrar, se você quer saber como fazer reeducação alimentar sozinha, é importante entender que as coisas quando acontecem de forma natural com erros e acertos os benefícios são permanentes.

Acabamos agindo por instinto e a nossa mente não se preocupa mais em qual decisão ela deve tomar, o que comer e o que evitar, ela simplesmente sabe o que é melhor, e quando chegamos a esta maturidade não precisamos comer 3 biscoitos de água e sal exatamente às 15:07 para cumprir aquela dieta tão difícil, se preocupar porque não alcançou determinado número de pontos ou então se arrepender amargamente por não comer uma fatia de bolo ou uma sobremesa que você tanto ama.

Se para aprender português e matemática precisamos ir à escola diariamente até conseguirmos aplicar as mais simples tarefas no dia a dia, durante uma reeducação alimentar é preciso visitar seu “professor (a)” da nutrição, nutricionista, com alguma frequência, sempre contando sobre o seu estado emocional, intolerância alimentares e informações / tabus que você tem sobre alimentação.

Dessa maneira o profissional da área vai conseguir acompanhar a sua evolução com o passar do tempo e traçar a melhor forma para você se reeducar, você também deve buscar conhecimento constante sobre tudo aquilo que você come ou pretende fazer para emagrecer, mas é fundamental que você confie no material consultado antes de tomar qualquer decisão.

Procure mudar seus hábitos, por exemplo, adicionar um suco ao seu café da manhã para limpar o organismo, se alimente de 3 em 3 horas, beba cerca de 2 litros de água por dia, não coma por impulsão, evite bebidas alcoólicas e cigarros, varie bastante os grupos alimentares para não comer todo dia a mesma coisa, assim você não cria uma rotina, diminua o sal e açúcar das alimentações, insira atividades físicas no seu cotidiano e etc. Essas pequenas mudanças simples vão fazer toda a diferença no futuro até o seu corpo saber o que é o melhor para ele.

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Dieta x Reeducação Alimentar

Para saber como fazer reeducação alimentar sozinha, é importante entender as diferenças desse processo para o de uma dieta, que no caso é o mais escolhido pelas pessoas, mas que dá menos resultados.

Veja o infográfico abaixo e tire as suas próprias conclusões de qual é melhor ao longo prazo.

Reeducação Alimentar Como Fazer
Dieta x Reeducação Alimentar

Alimentos proibidos durante a reeducação alimentar

A minha dica para quem está começando ou quer saber como fazer reeducação alimentar sozinha, é não cortar qualquer alimento ou grupo alimentar da noite para o dia, pois se você fizer isso o seu cérebro vai sentir falta daquele alimento e o processo de emagrecimento vai ser tornar mais difícil e a chance de cair em uma tentação e jogar todo o esforço feito no lixo é muito grande.

É preciso entender que é possível e necessário comer um pouco de tudo, por exemplo, gorduras e carboidratos.

Você pode achar que estou brincando, mas vou explicar: As gorduras têm um papel essencial em nossa saúde, pois é uma das principais fontes de energia para o corpo, tem a funcionalidade de absorver as vitaminas A, D e K e renovar as células.

Então para saber como fazer reeducação alimentar sozinha eu posso comer gordura a vontade que não tem problema? É claro que não, em uma dieta ideal o consumo de gorduras não pode ultrapassar de 25% a 30% do total ingerido e o carboidrato que é a principal fonte de energia do corpo e tem como funcionalidade alimentar as células do sistema nervoso deve compor de 55% a 60% da sua dieta, mas é de extrema importância escolher os carboidratos de baixo índice glicêmico, que é o caso das fibras e legumes.

Outro exemplo que posso falar são os açucares, café e chocolate. O controle destes 3 elementos pode significar a diferença entre o sucesso e o fracasso na sua reeducação alimentar.

Todos eles (carboidratos, café e chocolate) agem nas nossas emoções e no sistema nervoso, causando uma certa dependência. Vou explicar cada um deles, com base em um artigo publicado pelo site da revista VEJA.

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Café: De acordo com endocrinologista e nutrólogo da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), João César Castro Soares, “A cafeína, no entanto, tem ação associada ao sistema nervoso central. Ela é um estimulante e atua deixando a pessoa mais disposta, com melhora no raciocínio e na concentração”.

A cafeína é um estimulante, faz com que a pessoa tenha mais disposição, concentração, melhora no raciocínio e redução da fadiga. Estudos comprovam que até 4 xícaras de café são benéficas e podem ter ação antioxidante e vasodilatadora. Se você quer saber como fazer reeducação alimentar sozinha, um bom começo é adicionar o cafezinho do seu dia a dia para aproveitar todos esses benefícios.

Vale lembrar, que é preciso tomar muito cuidado com o cafezinho, pois ele gera dependência e tem os seguintes sintomas de abstinência: Dor de cabeça, tremedeira, tontura, aumento da ansiedade, fraqueza e o excesso de cafeína podem aumentar a frequência cardíaca e causar insônia e palpitação, além disso, uma xícara desta bebida esta sempre ligada ao açúcar ou adoçantes, opte por tomar puro ou por adoçantes naturais.

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Chocolate: O consumo de chocolate está ligado à sensação de prazer e bem estar, pois atua no sistema límbico, responsável pelas emoções.

Isso é devido à presença da substância teobromina no chocolate, essa substância é responsável por estimular a produção do neurotransmissor serotonina, responsável pela sensação do prazer e bem estar.

O poder de viciar do chocolate é tão grande que segundo o endocrinologista Walmir Coutinho, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, há estudos que apontam que a região do cérebro ativada com o consumo do chocolate é a mesma afetada em um dependente de cocaína.

Assim como o café, o chocolate deve ser consumido com extrema cautela e cuidado, pois quando em excesso o alimento contribui para o aumento de massa muscular em excesso e até mesmo para a obesidade e também está ligado a problemas indiretos, como o aumento nas chances de desenvolver doenças cardíacas e diabetes.

Para quem quer saber como fazer reeducação alimentar sozinha, é preciso atenção redobrada para não exagerar no chocolate e minha dica é optar pelos chocolates mais amargos, quanto mais amargo, mais saudável, pois o cacau tem o poder de acelerar o metabolismo e ajudar no emagrecimento.

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Açúcar: Assim como o chocolate, o açúcar também age no sistema límbico, emoções, e libera serotonina no organismo, problema é que além de estarem ligados ao prazer, os doces tem um efeito psicológico inserido na educação quando ainda somos crianças.

“É quase um antidepressivo, uma cura momentânea para nossas angústias”, diz João César Castro Soares, por exemplo, você só permite que uma criança coma a sobremesa se ela comer os legumes, se ela foi mal na escola os doces são cortados como forma de castigo, em festa de aniversário um dos momentos mais felizes e aguardados é o parabéns e lógico o corte do bolo.

O açúcar em excesso causa obesidade, além de estar ligado à diabetes, problemas cardíacos e surgimento de caries.

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Estes alimentos devem ser consumidos com muito cuidado durante o processo de reeducação alimentar devido à capacidade viciante que os mesmos apresentam.

Com a ajuda de um profissional da área você deve encontrar as quantidades saudáveis que o seu corpo necessita destes alimentos para colher apenas os benefícios e não virar um dependente, é preciso fazer um trabalho especial para você não se encher destas guloseimas na primeira situação de estresse, desanimo ou tristeza, jogando fora todo o esforço feito para emagrecer.

Quando você sabe como fazer reeducação alimentar sozinha, o seu organismo não vai pedir às substâncias que estes alimentos possuem nos momentos de dificuldades, o mesmo serve para o consumo de bebidas alcoólicas e de cigarros, estes devem ser evitados ao máximo possível, pois não trazem nenhum benefício para o organismo e só atrapalham na hora de emagrecer e mudar de hábitos para ter uma vida mais saudável.

Alimentos permitidos durante a reeducação alimentar

Como disse, você pode e deve consumir de tudo um pouco, com bom senso e acompanhamento de um profissional, também é preciso ter a consciência de quais alimentos você deve escolher na hora das refeições.

Por exemplo, optar sempre por grelhados no lugar de frituras, substitua o refrigerante e até mesmo sucos de caixa por sucos naturais, opte por frutas ao invés de comida em barras no intervalo entre as refeições, se for comer aves, escolha pelas partes mais magras e evite o consumo de pele por conter muitas toxinas para o crescimento rápido das aves.

Escolha sempre queijos brancos ao invés dos amarelos e insira ao máximo alimentos ricos em fibras no seu cardápio, não necessariamente só no café da manhã ou no café da tarde, converse com um nutricionista para que ele monte várias opções de cardápios com fibras durante o dia todo.

Como Fazer Reeducação Alimentar Sozinha - Chia
Como Fazer Reeducação Alimentar Sozinha – Chia

Alimentos como a Goji Berry, farinha de banana verde, farinha de berinjela, chia são alimentos ricos em fibras e podem ser consumidos de diversas maneiras, por exemplo, adicionando um suco, iogurtes, saladas, água, arroz e algum deles podem substituir a farinha branca na hora de fazer um bolo ou uma torta.

As fibras são essenciais para o corpo devido aos benefícios que ela apresenta para o metabolismo.Uma de suas principais funções é contribuir para o melhor funcionamento da flora intestinal, facilitam a digestão, combatem radicais livres, ajudam a manter pele e cabelo rejuvenescidos, têm capacidade de retenção de líquidos no estomago, se tornando mais espessa em contato com líquidos dando a sensação de saciedade após seu consumo.

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Não foi só com uma reeducação alimentar que eu consegui emagrecer, eu também inseri no dia a dia um bom suco detox para limpar meu organismo, passei a consumir fibras diariamente, pratico exercícios sem sair de casa entre outras coisas do método que usei para emagrecer.

Gostou do artigo de hoje sobre como fazer reeducação alimentar sozinha? Deixe seu comentário e me diga se estou postando conteúdo de qualidade e que realmente agrega valor a sua vida. O seu comentário é o que me faz parar de fazer alguma coisa, para tentar ajudar outras pessoas, caso não tenha gostado também deixe o seu comentário para que eu possa evoluir com ele.

Como você chegou até aqui, acredito que a saúde é um tema muito importante para você, assim como é para mim, então quero compartilhar o meu melhor conteúdo sobre emagrecimento.

Depois de passar anos estudando eu criei um método que possibilitou pessoas da minha família, amigos e mais 17.434 mulheres em todo o Brasil a voltarem usar as roupas que elas mais amavam e que estavam escondidas no fundo do guarda-roupas.

E muitas delas relatam perder de 3kg a 11kg em 30 dias de forma saudável, sem passar fome e sem fazer exercícios, que é o caso da Aline, Josiane, Viviane e do Wesley e o mais importante, sem sofrer com o efeito sanfona.

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Forte abraço!

Gustavo Silva

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