17 Dicas De Como Controlar o Estresse Para Ser Mais Saudável

Você tem dias estressantes? Perde a paciência com frequência? Veja como controlar o estresse com essas 17 dicas e tenha uma vida mais saudável.

Olá, no artigo de hoje vamos falar sobre como controlar o estresse. Você sabia que o estresse é algo comum em nós seres humanos? Porém o estresse excessivo pode desencadear diversos sintomas e até mesmo doenças. E você sabia que existem diversos fatores que podem nos deixar estressados e que é possível identificá-los? Ah e que também existem algumas dicas de como controlar o estresse….

Neste artigo vamos apresentar os seguintes tópicos:

  • O que é estresse?
  • Porque ficamos estressados?
  • Quais os sintomas de estresse?
  • Dicas: Como controlar o estresse?
  • Benefícios de ter uma vida mais tranquila.
Como Controlar o Estresse?
Como Controlar o Estresse?

O QUE É ESTRESSE?

O termo stress vem da física, e nesse campo de conhecimento tem como sentido o grau de deformidade que um objeto sofre quando é exposto a um esforço. Posteriormente a essa definição outros autores ousaram definir o termo estresse, construindo um conceito mais abrangente, passando da perspectiva essencialmente biológica para a biopsicossocial, psicologia e social do ser humano, no que implica uma reação interativa entre o individuo e o contexto em que está inserido.

Em outras palavras o estresse é a relação de uma pessoa e o ambiente em que ela está inserida e as circunstâncias nas quais ela está submetida, que a pessoa entende como uma ameaça ou algo que exige dela mais do que os seus recursos e habilidades e que pode colocar o seu bem estar em perigo.

Porém, a grande maioria das pessoas não sabe que o estresse é uma característica biológica, pois os nossos ancestrais se estressavam, ou seja, liberavam reações químicas que provocavam reações fisiológicas, para enfrentar o perigo ou fugir, garantindo assim a sobrevivência.

No nosso dia a dia, toda vez que o cérebro interpreta alguma atividade como ameaçadora ou estressante, o nosso organismo passa por diversos tipos de alteração, o que é denominado Síndrome Geral de Adaptação ao estresse.

Diante do estresse a pessoa pode apresentar possíveis reações físicas e emocionais. Ao nível físico, a ocorrência de sinais e sintomas de maior freqüência inclui: aumento da sudorese, tensão muscular, taquicardia, hipertensão, aperto da mandíbula, ranger de dentes, hiperatividade, náuseas, mãos e pés frios. Ao nível psicológico podem ocorrer sintomas como: ansiedade, tensão, angústia, insônia, alienação, dificuldades interpessoais, dúvidas quanto a si próprio, preocupação excessiva, inabilidade de concentrar-se em outros assuntos que não o relacionado ao estressor, dificuldade de relaxar, ira e hipersensibilidade emotiva.

A presença do estresse no indivíduo pode desencadear doenças. E caso não ocorra o alívio da tensão a pessoa poderá se sentir, cada vez mais, exausta, sem energia e depressiva, por isso é muito importante saber como controlar o estresse do dia a dia.

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PORQUE FICAMOS ESTRESSADOS?

As situações e as pressões que causam o estresse são conhecidas como fatores estressores. Na maioria das vezes pensamos que o estresse é somente algo negativo, mas qualquer coisa que coloca exigências elevadas sobre você pode ser estressante, incluindo eventos positivos, como casar, comprar uma casa, ir para a faculdade. Porém o estresse é algo que depende da sua percepção e varia de pessoa para pessoa, como por exemplo, seu trajeto matinal pode te deixar ansioso e estressado, pois você tem medo de chegar atrasado para o trabalho, já para outra pessoa pode ser algo relaxante.

Veja abaixo uma lista com as causas mais comuns do estresse, se você acha que se enquadra em algum ponto, continue lendo esse artigo, pois daqui a pouco vou passar algumas dicas de como controlar o estresse.

  • Incapacidade de aceitar incertezas;
  • Pessimismo;
  • Pensamentos negativos;
  • Perfeccionismo;
  • Falta de assertividade;

Alguns medicamentos podem desenvolver ou piorar os sintomas de estresse são eles:

  • Medicamentos inaladores usados para tratar asmas;
  • Medicamentos para tireóide;
  • Produtos com cafeína, álcool e tabaco também pode desencadear o estresse.

Vale ressaltar que os fatores que podem desencadear o estresse estão presentes atualmente na vida profissional e social do ser humano. Na vida profissional as pessoas além das suas responsabilidades ocupacionais precisam buscar o aprendizado, saber lidar com a competitividade no ambiente de trabalho, e na vida pessoal é preciso se preocupar com a segurança social, a manutenção da família, questões culturais entre outros aspectos.

Todos esses desafios com os quais o ser humano lida constantemente, podem desencadear o estresse. Como vimos anteriormente existe também os agentes estressores que são eles internos e externos, os agentes estressores externos advêm do meio externo, como calor, frio, e do ambiente social que é o trabalho e a vida pessoal. E o fator estressor interno é aquele mundo que cada pessoa tem dentro de si, como os pensamentos e as emoções.

QUAIS OS SINTOMAS DE ESTRESSE?

Diante do estresse a pessoa pode apresentar possíveis reações físicas e emocionais.

Abaixo vou compartilhar com vocês alguns sintomas, se você apresenta um deles, precisar saber como controlar o estresse.

Como Controlar o Estresse - Ranger dos Dentes
Como Controlar o Estresse – Ranger dos Dentes
  • Aumento da sudorese;
  • Tensão Muscular;
  • Taquicardia;
  • Hipertensão;
  • Aperto da mandíbula;
  • Ranger de dentes;
  • Náuseas;
  • Problemas de memória;
  • Incapacidade de se concentrar;
  • Julgamento fraco;
  • Enxergar apenas o lado negativo;
  • Ansioso ou pensamentos acelerados;
  • Preocupação excessiva;
  • Ansiedade;
  • Tensão;
  • Angústia;
  • Insônia;
  • Dúvidas quanto a si próprio;
  • Irritabilidade;
  • Mau humor;
  • Agitação, incapacidade de relaxar;
  • Sentimento de solidão;
  • Depressão;
  • Procrastinação;
  • Queda de cabelo;
  • Problemas de pele.

A presença do estresse no indivíduo pode desencadear doenças. E caso não ocorra o alívio da tensão a pessoa poderá se sentir, cada vez mais, exaurida, sem energia e depressiva.

Fisicamente algumas doenças podem acometer o indivíduo dependendo da herança genética. Podem ocorrer: úlceras, hipertensão, crise de pânico, de herpes e outras doenças. A ausência de um tratamento especializado que considere as características pessoais poderá tornar-se um risco para a ocorrência de problemas graves, como: enfarte, acidente vascular encefálico, dentre outros. Vale ressaltar que o estresse não causa doenças, mas propicia o desencadeamento delas.

DICAS: COMO CONTROLAR O ESTRESSE?

O estresse está cada vez mais presente nas nossas vidas, não é mesmo?  Vivemos em um mundo com mudanças repentinas, acesso excessivo as informações, e esses fatores podem sim desencadear o estresse.

A competitividade, o querer fazer tudo muito rápido e várias coisas ao mesmo tempo, também pode desencadear o estresse, por isso é necessário vivenciar a vida, procurando sentir o prazer em cada atividade, ou seja, atuar de forma mais pausada nas atividades do dia a dia.

E como controlar o estresse a fim de promover o nosso bem estar?

Existem medidas de controle de estresse a longo prazo e a curto prazo. A primeira lida diretamente com a causa do estresse e com a nossa resistência, já a segunda tem a ver com uma redução imediata da tensão física e mental.

Há algumas maneiras para enfrentar e controlar o estresse, como por exemplo: identificar os sintomas causadores; analisar as reações e comportamentos; tentar fazer exercícios de relaxamento; reavaliar as atividades de lazer; procurar ajuda de profissionais de saúde; criar um ambiente de trabalho favorável e manter as relações afetivas estáveis e satisfatórias.

Vale ressaltar que as manifestações e efeitos do estresse variam de pessoa para pessoa, dependendo da estrutura da personalidade, das condições ambientais e das características hereditárias.

E a forma de controlar/ enfrentar o estresse depende da capacidade de cada pessoa possui para lidar com as situações estressoras ao longo da sua vida. Há quatro áreas da vida que pode controlar o estresse são elas a alimentação, exercício físico, relaxamento e aspectos emocionais.

Agora vou compartilhar com vocês algumas ações para você saber como controlar o estresse:

Dicas de Como Controlar o Estresse
Dicas de Como Controlar o Estresse
  • Evite ser escravo do relógio.
  • Mantenha boas relações familiares e sociais.
  • Mantenha presentes as normas de boa convivência e pratique-as.
  • Aprenda a controlar e a distribuir o tempo; com isso obterá um bom relaxamento;
  • Mantenha equilíbrio entre o trabalho e o descanso; isso é imprescindível, visto que não são saudáveis nem o esgotamento nem a ociosidade.
  • Pratique algum tipo de esporte.
  • Realize atividades de jardinagem.
  • Não se deixe levar pelo perfeccionismo e pela vaidade, posto que todos os seres são imperfeitos e apresentam limitações; não se desgaste.
  • Procure por todos os meios praticar a tolerância, o respeito pelos outros e pelas diferenças.
  • Pratique a abertura em relação ao outro; permita a flexibilidade.
  • Realize seu trabalho com prazer.
  • Tenha em conta a sua autoestima.
  • Não se deixe levar por impulsos ou por momentos de deslumbramentos.
  • Confie em suas capacidades.
  • Procure dar verdadeiro sentido a sua vida.
  • Dedique tempo suficiente ao descanso
  • Tenha uma boa noite de sono

BENEFÍCIOS DE TER UMA VIDA MAIS TRANQUILA.

Vocês sabem quais são os benefícios de ter uma vida mais tranqüila/ calma? Um dos benefícios é ter a paz interior, ou seja, quando você tem uma vida mais tranqüila você tem o autoconhecimento, dessa forma, você é capaz de identificar fatores que te deixam estressados e também é capaz de eliminá-los do seu cotidiano.

Ter uma vida mais calma nos ajuda a focar em nossos planos e objetivos, tomar as melhores decisões com foco e sabedoria, e principalmente, sermos pessoas mais felizes, além disso, quando as pessoas têm uma vida tranqüila elas conseguem manter a calma e não se deixar impactar de maneira pesada pela as adversidades da vida, e dessa forma conseguem lidar melhor com os problemas.

Agora eu vou compartilhar com vocês algumas dicas para ter uma vida mais tranquila:

  • Evite ser uma pessoa impulsiva;
  • Reflita antes de tomar alguma decisão;
  • Exercite o pensamento positivo;
  • Vigie os pensamentos negativos e sabotadores;
  • Pare de reclamar;
  • Pratique a gratidão;
  • Não alimente as suas preocupações;
  • Mude a sua postura diante as dificuldades;
  • Pratique a meditação;
  • Não tente controlar a sua própria vida;
  • Foque no presente;
  • Desenvolva novos hábitos;
  • Exerça o autocontrole;
  • Se alimente de forma saudável;
  • Pratique exercícios;

“Se você se tornar um pouco mais atento, você encontrará o amor, a luz, o riso por toda parte!” OSHO

Psicóloga Simoni Parente.

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Referências

https://autoajudaemfoco.com.br/estresse-ansiedade/entendendo-o-estresse-sintomas-causas-e-efeitos

LIPP, M. E. N. A atividade física e a qualidade de vida. Disponível em: http://www.estresse.com.br/publicacoes/a-atividade-fisica-e-a-qualidade-de-vida/

YEPES, H. D. Como prevenir e controlar o estresse. 2.ed. São Paulo: Paulinas, 2001.

http://www.jrmcoaching.com.br/blog/tranquilidade-saiba-usa-la-a-seu-favor/

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