Como Consumir Tapioca? 5 Maneiras Inusitadas De Comer Tapioca

Veja agora como consumir tapioca, os seus benefícios e se ela engorda ou emagrece.

A tapioca é a fécula da mandioca e é um dos alimentos do momento. Antigamente, difundiu-se entre os povos indígenas e hoje é muito utilizada na região nordeste na preparação de um prato típico da região, o beiju. A tapioca pode ser encontrada tanto na forma fina (goma) quanto na forma granulada.

A tapioca tem sido muito procurada por quem deseja emagrecer supostamente por causa da ausência do glúten. Também é muito consumida pelos adeptos da malhação como fonte de energia.

Esse alimento pode oferecer alguns benefícios. Mas será que realmente ajuda a emagrecer? É uma boa fonte de energia para quem pratica atividade física? Você saberá neste artigo como consumir tapioca e se ela realmente exerce esses e outros benefícios.

Como Consumir Tapioca e os Seus Benefícios
Como Consumir Tapioca e os Seus Benefícios

Benefícios da Tapioca

Antes de te contar como consumir tapioca, preciso te falar que ela é um ótimo alimento e pode oferecer alguns benefícios.

Primeiro, ela pode ser utilizada por intolerantes ao glúten. O glúten é uma proteína presente no trigo, centeio, cevada e malte. As pessoas que são intolerantes ao glúten, ou seja, quando o organismo não consegue digerir essa proteína, precisam buscar outras alternativas na alimentação para substituir alimentos feitos principalmente com a farinha de trigo como pães, bolos e massas em geral, alimentos estes que estão tradicionalmente presente na nossa cultura alimentar. Uma dessas alternativas é, então, a tapioca, já que não contém glúten.

Outro benefício da tapioca é que ela é uma boa fonte de energia, principalmente para o momento após as atividades físicas onde o organismo precisa de energia rápido para repor a energia utilizada durante as atividades e treinos, pois o carboidrato da tapioca é rapidamente absorvido.

Diabético pode comer tapioca?

A tapioca é considerada um alimento saudável, porém, o seu consumo não é indicado para portadores de diabetes. Isso acontece porque a tapioca é fonte de carboidrato de rápida absorção. Quando isso ocorre, o carboidrato cai rapidamente na corrente sanguínea elevando os níveis de glicose e isso é prejudicial para o diabético que não pode ter elevação da glicose sanguínea para evitar as possíveis consequências da hiperglicemia.

O mais recomendado é que os diabéticos consumam alimentos integrais que são ricos em fibras. Estes alimentos têm o índice glicêmico menor, ou seja, a velocidade com que os carboidratos são absorvidos é mais lenta e constante evitando, assim, aumento brusco da glicose sanguínea.

A tapioca engorda ou emagrece?

Como vimos, a tapioca é um alimento que contém carboidratos de rápida absorção. Isso favorece o aumento rápido de açúcar no sangue e se você comer tapioca em grandes quantidades, ao longo do tempo você inevitavelmente conseguirá ganhar peso. Isso ocorre porque quando há aumento excessivo de carboidratos no organismo, parte dele é transformada em gorduras para ser armazenada na forma de tecido adiposo como reserva de energia.

A tapioca tem sido muito pregada como uma aliada do emagrecimento pelo fato de não conter glúten. Porém, ela não ajuda a emagrecer simplesmente pelo fato de não conter glúten. Por ser fonte de carboidrato de rápida absorção, como vimos, ela pode ajudar a ganhar peso e não a perder.

Pão x tapioca: Qual é o melhor?

Espalhou-se uma afirmativa de que tapioca seria melhor do que o pão francês para evitar o aumento de peso por não conter glúten. Porém, como vimos, essa é uma afirmativa falsa.

Tapioca x Pão
Tapioca x Pão

Tanto o pão quanto a tapioca podem influenciar no aumento de peso, pois o que influencia primariamente o aumento de peso é o tipo de carboidrato ingerido ao longo do tempo.

A tapioca, assim como o pão francês, é fonte de carboidratos de alto índice glicêmico, ou seja, possui rápida absorção e, quando esses dois alimentos são consumidos com muita frequência e em grande quantidade, podem influenciar no aumento de peso e em outros fatores.

Se você tem problemas com o peso, o recomendado seria o consumo do pão integral que é rico em fibras. Por isso, possui o glicêmico menor evitando, assim, o aumento de peso se consumido em quantidades moderadas, é claro.

Outra recomendação é acrescentar fontes de fibras à tapioca como aveia e, principalmente, sementes como a chia, linhaça, gergelim, entre outras. Assim, o índice glicêmico da tapioca fica mais reduzido e a velocidade de absorção dos carboidratos fica mais controlada. Jajá vou te mostrar como consumir tapioca de 5 maneiras diferente.

Qual o melhor horário para comer tapioca

Não existe um horário específico de consumo para a tapioca, mas geralmente é consumida no café da manhã ou nos lanches. Dependendo da preparação como beiju ou bolo, pode ser consumida com acompanhamento como café e leite, por exemplo.

Muitos adeptos da malhação consomem a tapioca geralmente antes dos treinos para que ela possa fornecer energia para o corpo durante todo o momento do treino. Porém, como vimos, o recomendado é que seja consumida após os treinos e atividades físicas.

É sempre bom lembrar que como a tapioca possui carboidratos de rápida absorção, o seu consumo deve ser moderado, pois alimentos que contenham esse tipo de carboidrato podem, em longo prazo, causar não só aumento de peso, mas também aumento de gorduras e alterações glicêmicas.

Como consumir tapioca – 5 maneiras

Existem diversas preparações que podem ser preparadas com a tapioca, seja a goma ou a tapioca granulada. Segue abaixo 5 maneiras de como consumir tapioca:

  1. Beiju

O beiju, mais conhecido na região nordestina, é a mesma tapioca em outras regiões no Brasil. É feita com a goma da tapioca hidratada. Para o preparo, espalha-se essa goma sobre uma frigideira deixando-a dourar dos dois lados. Pode ser consumida com recheios saudáveis como queijos brancos, frango desfiado, atum, entre outros.

  1. Bolo

O bolo de tapioca pode ser feito tanto da tapioca em grãos quanto da goma. Para a receita, também são utilizados ingredientes como ovos, fermento, açúcar, leite de coco, manteiga, sal e coco ralado.

  1. Panqueca (crepioca)
Como consumir tapioca - Crepioca
Como consumir tapioca – Crepioca

Essa é uma preparação muito feita pelos adeptos da atividade física, principalmente da malhação. É feita basicamente com a goma da tapioca e ovo. Esses dois ingredientes são misturados e despejados em uma frigideira untada deixando dourar dos dois lados. O recheio é de acordo com a preferência, desde que seja saudável. Essa é uma das formas mais conhecidas de como consumir tapioca.

  1. Mingau

O mingau de tapioca é feito com a tapioca granulada. Para o preparo do mingau, além da tapioca, são utilizados leite de vaca, leite de coco, açúcar, sal e água. Também podem ser usados ingredientes opcionais como canela e cravo.

  1. Cuscuz

O cuscuz de tapioca é feito com a tapioca em grãos. Para essa receita, também é utilizado leite de vaca, leite de coco, açúcar e coco ralado.

Nutricionista Samara da Silva.

Posts relacionados à como consumir tapioca:

bannerPortal

Gostou de saber como consumir tapioca? Deixe um comentário abaixo com a sua opinião sobre o artigo. 🙂

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *