Cloreto De Magnésio – Conheça os Benefícios e Se Emagrece

Você sabe se o cloreto de magnésio emagrece? Se Faz mal? Nutricionista responde essas perguntas, mostra os benefícios e efeitos colaterais e como consumi-lo.

O cloreto de magnésio é um composto cada vez mais procurado pelas pessoas. Tem sido alvo de estudos e alguns benefícios relacionados com esse produto já foram descobertos.

Será que entre esses benefícios o cloreto de magnésio emagrece? Muitas pessoas o têm usado com a finalidade de perder peso. Por isso, continue acompanhando esse artigo para saber mais sobre os benefícios do cloreto de magnésio e se ele realmente ajuda a emagrecer.

Além de descobrir se o cloreto de magnésio, você irá ver:

Cloreto De Magnésio
Cloreto De Magnésio

O que é o cloreto de magnésio?

Cloreto de magnésio é um composto químico formado por dois elementos – o cloro e o magnésio – cuja fórmula é representada por MgCl2 sendo que sua principal fonte é o mar.

É a principal forma de suplementação do mineral magnésio, pois é a forma com que esse mineral é melhor absorvido no organismo.

Para que serve?

Esse composto apresenta várias finalidades. É usado na culinária, principalmente para a preparação de tofu (queijo feito a partir da soja), na indústria para a produção de magnésio e também para fins medicinais.

Também participa de diversos processos e reações no organismo como, por exemplo, para a produção de energia.

Benefícios do Cloreto de Magnésio

Os benefícios que o cloreto de magnésio oferece ao corpo e à saúde são por causa do mineral magnésio presente nesse composto. Portanto, o magnésio pode oferecer os seguintes benefícios:

  1. Reduz os sintomas da menopausa

O magnésio presente no cloreto de magnésio contribui para amenizar os sintomas da menopausa. Esses sintomas da menopausa surgem por causa da desregulação hormonal nesse período. A deficiência de magnésio também influencia nesses sintomas já que esse mineral participa dos processos de regulação hormonal.

Outra função do magnésio na menopausa é regular a temperatura do corpo reduzindo, assim, o calor que surge nessa fase. Isso ocorre porque o magnésio participa de processos que envolvem a produção de energia.

  1. Alivia sintomas da TPM

Como o magnésio do cloreto de magnésio está envolvido nos processos de regulação hormonal, esse mineral também contribui para aliviar os sintomas da TPM e também as cólicas menstruais. Para isso, deve ser ingerido antes da menstruação.

Regula o Sono

  1. Regula o sono

O magnésio está envolvido nos processos que regula dois neurotransmissores – a melatonina e a serotonina. Esses dois neurotransmissores são substâncias importantes para o processo que regula o sono.

  1. Alivia o estresse

Além de regular o sono, a serotonina é um neurotransmissor que ajuda a controlar o estresse e também a ansiedade porque produz a sensação de prazer e bem estar.

  1. Contribui para a saúde óssea

O cloreto de magnésio é um composto importante para os ossos porque o magnésio presente nesse composto tem como função depositar o cálcio nos ossos. Além disso, o magnésio também participa do processo de ativação da vitamina D, vitamina essa que é importante para a absorção de cálcio nos ossos.

Todas essas funções do magnésio são importantes para a saúde dos ossos e, assim, mantê-los fortalecidos, o que ajuda a prevenir doenças como a osteoporose.

bannerPortal

  1. Pode ajudar a combater a diabetes

Pesquisas têm mostrado que o magnésio pode contribuir para combater a diabetes porque esse mineral ajuda a estimular a produção do hormônio insulina, além de contribuir para reduzir a resistência da ação desse hormônio no organismo.

A insulina é o hormônio responsável por manter os níveis de glicose sanguínea normais ao passo que retira a glicose do sangue e leva para as células para que seja utilizada como fonte de energia.

Quando a insulina falha, o organismo passa a desenvolver uma resistência à sua ação e, consequentemente, surge a diabetes. Por isso, o magnésio é importante para manter os níveis glicêmicos normais.

  1. Ajuda a controlar a pressão arterial

O magnésio é um mineral importante para manter o funcionamento dos rins normal. Com isso, contribui para manter a pressão arterial normal ajudando a prevenir doenças cardiovasculares.

O cloreto de magnésio emagrece?

Este é um composto que pode auxiliar o processo de emagrecimento de forma secundária. Isso acontece porque o magnésio presente nesse composto melhora o processo digestivo e participa do metabolismo da gordura.

Além disso, como já vimos, o magnésio presente no cloreto de magnésio é importante para manter os níveis de insulina normais. Isso é importante para o emagrecimento porque a insulina contribui diretamente para manter os níveis glicêmicos normais e evitar a produção e acúmulo de gordura corporal.

O magnésio também auxilia no emagrecimento porque estimula a produção de energia e participa dos processos de contração muscular. Isso tudo é essencial para a realização da atividade física, hábito de extrema importância para ajudar na perda de gordura e de peso.

Contudo, para que o magnésio possa exercer o seu efeito no emagrecimento, o ideal é que você siga uma alimentação saudável aliada à prática de atividade física regular.

Efeitos Colaterais

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais que o cloreto de magnésio pode causar ocorrem se esse composto for ingerido em excesso.

Alguns desses efeitos são:

  • Náuseas
  • Vômitos
  • Diarreia
  • Dor de cabeça
  • Dor estomacal
  • Redução da pressão arterial
  • Boca seca
  • Sede
  • Fraqueza muscular
  • Perda de apetite

Como tomar

O cloreto de magnésio geralmente é encontrado na forma de pó e em cápsulas. Para tomá-lo em pó, basta dilui-lo em água. Para isso, a medida adequada é de 2 colheres de sopa em 1 litro de água.

Esse composto só pode ser tomado sob orientação médica ou nutricional de acordo com as necessidades individuais até para evitar tomá-lo sem necessidade ou em excesso.

Recomendações

A ingestão de cloreto de magnésio não deve ser feita em alguns casos como:

  • Problemas renais, já que, nesse caso, há dificuldade de excreção desse mineral
  • Pressão arterial baixa
  • Problemas cardíacos

Mesmo que você não se enquadre em nenhum desses casos, não deve tomar o cloreto de magnésio por conta própria. Procure um médio ou nutricionista.

A suplementação de magnésio através do cloreto de magnésio ou a suplementação de qualquer outro nutriente ou substância só deve ser feita em caso de deficiência no organismo, caso contrário, os efeitos benéficos não surgirão e os efeitos colaterais é que podem surgir.

bannerPortal

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha com a imagem abaixo * TimLimite de tentativas alcançadas