Chá Verde Para Emagrecer: Anote 3 Simples e Poderosas Receitas

É possível emagrecer de forma saudável e gostosa? Veja nesse artigo 3 receitas de chá verde para emagrecer e todos os benefícios dessa bebida.

Você muito provavelmente já ouviu falar que o chá verde traz benefícios a saúde e que ajuda a emagrecer não é mesmo? Mas será que você conhece os seus reais benefícios e quais as formas ideais de consumir o “chá verde para emagrecer“?

Acompanhe este breve artigo comigo que você já irá entender como fazer uso deste potente alimento para melhorar a sua saúde!

Chá Verde Para Emagrecer
Chá Verde Para Emagrecer

O QUE É O CHÁ VERDE?

O chá verde é uma bebida utilizada como medicamento natural pela cultura oriental a milhares de anos, sendo produzido a partir de uma planta chamada Camellia sinenses, originária da China e da Índia, que além do chá verde dá origem a outros tipos de chá, como o branco e o preto.

Hoje o chá verde, uma das bebidas estimulantes mais consumidas no mundo, é considerado um alimento funcional graças aos seus componentes ativos, como os antioxidantes, flavonoides, catequinas, que atuam na prevenção de doenças e em mecanismos específicos da manutenção do peso corporal, sendo popularmente chamado de: chá verde para emagrecer.

Para que as folhas da planta se torne chá é necessário que estas passem por alguns processos específicos, como a queima, manipulação e padronização do produto. O habito de tomar chá no Brasil já existe a mais de um século, com a chegada dos imigrantes chineses ao país, que nos demonstravam uma maneira simples e natural de preparar o chá.

Atualmente, com a cultura do chá já introduzida no Brasil, grandes empresas passaram comercializar os mais diferentes tipos de chá, tornando necessário atenção ao escolher o seu chá verde para emagrecer, garantindo que este não contenha conservantes ou algum outro tipo de toxina que possa causar efeitos maléficos ao organismo.

CHÁ VERDE PARA EMAGRECER?

O chá verde é considerado hoje, um alimento aliado do emagrecimento, pois além de nos nutrir oferecendo proteínas, carboidratos neutros, vitaminas (principalmente C e K) e sais minerais, nos proporciona benefícios a saúde, previne e trata determinados tipos de doenças e atua no mecanismo de perda de peso.

Uma de suas principais características que o denomina como chá verde para emagrecer, é a presença de cafeína em sua composição. Tal substância que apresenta propriedades termogênicas, ou seja, que aumenta a temperatura corporal e consequentemente a transpiração (uma das formas de eliminar toxinas do corpo) e o metabolismo, acelerando então, o processo de perda de peso.

Outra substância importante que favorece o nome de chá verde para emagrecer, são as catequinas, onde estudos demonstram o seu auxilio na queima de gordura, através da estimulação de algumas enzimas relacionadas com a utilização da gordura corporal armazenada nos adipócitos, como fonte de energia.

No entanto, vale ressaltar que o consumo de chá verde isoladamente, pode não apresentar nenhum resultado significativo na perda de peso, uma vez que esse processo envolve diversos fatores, como por exemplo, uma alimentação balanceada com variedade de nutrientes, regulação da produção hormonal e a prática de atividades físicas.

Chá verde para emagrecer - Funciona?
Chá verde para emagrecer – Funciona?

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DO CHÁ VERDE!

1. AÇÃO ANTIOXIDANTE

Entre outras substâncias do chá verde, as catequinas tomam destaque novamente, devido a sua ação antioxidante, auxiliando o organismo a combater radicais livres, que são substâncias que aceleram a deterioração celular como um todo e, consequentemente, o envelhecimento precoce e o surgimento de possíveis cânceres.

2. AUXILIA O CONTROLE DO COLESTEROL

Substâncias presentes no chá como as catequinas e polifenois (taninos) auxiliam o organismo a perceber e metabolizar as quantidades de colesterol advindo da alimentação, resultando numa produção mais assertiva de colesterol pelo corpo.

3. AJUDA NO HUMOR

Um aminoácido específico presente nesta bebida é o L-teanina, tal substância que aumenta a produção de dopaminas e serotoninas no cérebro, sendo estes dois, neurotransmissores relacionados a sensação de bem-estar e felicidade, além de que tais substâncias também estão relacionadas com os processos de relaxamento do corpo.

4. AUXILIA A DIGESTÃO E A SAÚDE DO INTESTINO

Chás em geral auxiliam o sistema digestivo e gastrointestinal como um todo ao melhorarem a solubilidade dos nutrientes no bolo alimentar, além de deixarem as fezes mais macias, facilitando a evacuação das fezes com consequente, melhora contra incômodos intestinais, como prisão de ventre e acúmulo de gazes no sistema digestório.

O chá verde em si, apresenta propriedades que favorecem a flora intestinal, aumentando a população de microrganismos benéficos que compõem a saúde do intestino, melhorando consequentemente, o sistema imunológico, uma vez que o intestino é responsável por grande parte das defesas do corpo.

5. RETARDA O ENVELHECIMENTO CELULAR

Durante o decorrer da nossa vida, desde a respiração até o processos mais complexos o nosso corpo produz radicais livres , que de forma simples, são moléculas que apresentam a capacidade de se ligar facilmente a outras moléculas, que até certas concentrações são importantes ao organismo, pois possuem a capacidade de acelerar a degradação de células no organismo, sendo que este seria um mecanismo para atacar células defeituosas do corpo que poderiam vir a nos trazer problemas, como má formação celular, envelhecimento precoce, câncer entre outros.

O problema é o excesso destes radicais livres no corpo, que acabam atacando células saudáveis e importantes do corpo e, que atualmente vem sendo produzido demasiadamente pelas pessoas, devido a hábitos ruins, como tabagismo, ingestão excessiva de álcool, ingestão de toxinas em alimentos industrializados e tudo mais.

Novamente os antioxidantes presentes no chá verde, aparecem para acabar com a produção excessiva de radicais livres, uma vez que eles se ligam a estes, impedindo que os radicais livres se liguem em células saudáveis e acelerem a degradação das mesmas.
bannerPortal

6. AUXILIA NA PREVENÇÃO DE DIABETES. ATENÇÃO!!!

Apesar de ainda não ser conclusivo, existem alguns estudos que relacionam o consumo de chá verde com a prevenção do diabetes, isso principalmente devido a sua capacidade de aumentar a sensibilidade dás células ao enfeito da insulina, que é o hormônio responsável por retirar a glicose do sangue e levar para as células utilizarem como esta como fonte de energia.

Também relacionada a esse efeito está a capacidade de substâncias do chá verde atuarem na inibição da digestão de carboidratos.

Um dos estudos que apoia a teoria foi publicado em 2009 pela Journal Of American Medical Association, sendo que este realizou uma revisão de sete diferentes estudos relacionados a diabetes, envolvendo mais de 286 mil pessoas no total, onde demonstraram que as pessoas que haviam o hábito de tomar 3 ou mais xícaras de chá ao dia, apresentavam uma chance de cerca de 20% menor do que as pessoas que não consumiam a bebida.

Um outro estudo de grande porte a respeito do assunto foi realizado no Japão, onde pesquisadores analisaram o hábito de vida de 25 comunidades diferentes, ultrapassando 16 mil pessoas avaliadas, onde encontraram uma relação inversa entre o consumo de chá verde e o risco de diabetes, com um risco de 42% menor de adquirir diabetes dos que tomavam a bebida para as pessoas que não consumiam o chá.

É importante ressaltar que são necessários mais estudos, com maior grau de comprovação para se afirmar que o consumo de chá verde realmente diminui o risco de diabetes, no entanto, já vale consumi-lo pelos seus outros diversos benefícios a saúde não é mesmo, rs.

FORMAS DE CONSUMIR O “CHÁ VERDE PARA EMAGRECER”!

A melhor forma de se consumir o “chá verde para emagrecer” é como os chineses nos ensinaram, da forma mais natural possível, evitando chás de saché ou capsulas e pílulas, isso por que algumas formas “industrializadas” do chá podem apresentar outras substâncias além do chá que podem prejudicar a sua saúde, ainda mais se consumidas regularmente.

Sempre que possível opte por fazer o chá com as folhas apenas desidratadas com água fervente, sem adição de açúcares ou conservantes.

Receitas de chá verde para emagrecer
Receitas de Chá Verde Para Emagrecer

3 RECEITAS DE CHÁ VERDE PARA EMAGRECER.

1. CHÁ VERDE COM LIMÃO

Ingredientes:
– 1 Xícara de água.
– 1 Colher (chá) de chá verde em folhas.
– Suco de ½ limão.
Preparo:
– Adicionar as folhas de chá verde a água recém fervida, coar e esperar 10 minutos para esfriar. Adicione o suco do limão e tome sem adição de açúcar. Caso queira adocicar o chá, utilize Xilitol ou Estevia.

2. CHÁ VERDE COM GENGIBRE

Ingredientes:
– 1 Xícara de água.
– 1 Colher (chá) de chá verde em folhas.
– 1 Colher (café) de gengibre ralado sem casca.
Preparo:
– Disponha o gengibre na água e coloque para ferver, após o início da fervura esperar 3 minutos e adicionar as folhas de chá verde. Desligue o fogo, coe a mistura e tome ainda quente.
– Caso queira adocicar o chá, utilize xilitol ou estevia.

3. CHÁ VERDE COM HORTELÃ

Ingredientes:
– 1 Xícara de água.
– 1 Colher (chá) de chá verde em folhas.
– 2 Folhas de hortelã.
Preparo:
– Deixe a água ferver por 8 minutos, acione as folhas de chá verde e hortelã, coe e tome ainda quente.

CONTRAINDICAÇÕES DO CHÁ VERDE.

É sempre recomendado que você pergunte a opinião do seu médico para adição de qualquer alimento em nossa rotina diária, para que ele possa te dar orientações específicas ao seu quadro de saúde.

Algumas contraindicações comuns ao consumo de chá verde:
– Pessoas com hipertireoidismo.
– Pessoas que sofrem com hipertensão, irritações gástricas e glaucoma.
– Gestantes e/ou lactantes.
– O chá verde pode reagir com alguns tipos de medicamento, principalmente remédios que afetam o sistema nervoso, caso faça uso de algum tipo de remédio, não deixe de consultar o seu médico antes de fazer uso do chá.
bannerPortal

O que você achou deste conteúdo sobre chá verde para emagrecerDeixe um comentário logo abaixo com a sua opinião sobre o artigo.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha com a imagem abaixo * TimLimite de tentativas alcançadas