Chá Para Emagrecer – Efeitos, Benefícios e Receitas

Você consome chá para emagrecer? Faz mal? Nutricionista responde essas perguntas, mostra quais são os benefícios e mostra 5 receitas de chá para emagrecer.

O chá para emagrecer ou para outras finalidades é uma bebida feita através da infusão ou fervura de partes das plantas que são as folhas, flores, frutos, caule ou raízes. Pode ser feito só com um ou com mais ingredientes.

É uma bebida consumida há muitos séculos e pode ser consumida como uma bebida social, mas principalmente para fins medicinais.

Neste artigo você saberá um pouco mais sobre chá para emagrecer. Saberá se eles realmente ajudam a emagrecer, conhecerá os seus benefícios e também aprenderá a fazer 5 tipos de chás para emagrecer.

Além de descobrir sobre chá para emagrecer, você verá:

Chá Para Emagrecer
Chá Para Emagrecer

Tomar chá emagrece?

Tomar chá realmente ajuda a emagrecer quando ingerido de forma regular. Isso ocorre porque os chás exercem alguns efeitos que estimulam o emagrecimento e entre eles estão:

  1. Efeito diurético

Os chás possuem efeito diurético. Quando um alimento exerce um efeito diurético significa que ele aumenta o volume urinário ajudando na eliminação de líquidos retidos no corpo. Isso ajuda o corpo a desinchar e, consequentemente, elimina os quilos a mais causados pela retenção de líquidos corporais.

Não somente os chás, mas também outros líquidos naturais como a própria água e alimentos ricos em água como algumas frutas e verduras também exercem esse efeito diurético no organismo.

  1. Ação termogênica

Muitos dos chás que ajudam a emagrecer possuem ação termogênica. O efeito termogênico é estimulador do emagrecimento porque aumenta a temperatura corporal aumentando também o trabalho do metabolismo. Quando isso ocorre, há uma maior queima de gordura favorecendo, então, a perda de peso.

Os principais chás termogênicos e mais consumidos são o chá de gengibre, chá de canela, chá verde, chá mate e chá de hibisco.

  1. Melhoram a digestão e o funcionamento do intestino

Os chás também têm o poder de melhorar o processo digestivo e de melhorar o funcionamento do intestino. O sistema digestivo em pleno funcionamento normal é fundamental para que haja uma perda de peso eficaz.

Mesmo que você consuma chás que emagrecem, o recomendado é sempre seguir uma alimentação rica em alimentos saudáveis e praticar atividade física regular para que haja não só um emagrecimento eficaz e saudável, mas também a manutenção da qualidade de vida.

bannerPortal

Benefícios do consumo de chá para emagrecer

Os chás podem oferecer vários benefícios à saúde e os principais são:

  1. Melhoram o funcionamento dos rins

Como vimos, tomar chá ajuda na formação do volume urinário e isso ajuda a melhorar o funcionamento dos rins, o que é importante para manter o equilíbrio hidroeletrolítico do organismo.

  1. Ajudam a emagrecer

Como vimos, muitos chás ajudam a emagrecer. Por esse motivo, podem ser consumidos no dia a dia e indicados para auxiliar no tratamento da obesidade.

  1. Contribuem para a prevenção de doenças

Os chás são fontes de substâncias antioxidantes. Por isso, ajudam na prevenção de algumas doenças como doenças cardiovasculares, doenças neurológicas e até câncer.

Os antioxidantes ajudam a prevenir essas doenças porque combatem a ação dos radicais livres presentes no organismo. Esses radicais livres podem surgir de atividades do próprio organismo ou de fontes externas como poluição, alimentação, cigarro, álcool, substâncias químicas, entre outras.

Quando esses radicais estão presentes no organismo, danificam as células saudáveis gerando uma série de prejuízos, entre eles as doenças citadas e também o envelhecimento precoce. Por isso, as substâncias antioxidantes presentes nos chás e em outros alimentos são importantes para manter o organismo livre de doenças e garantir a saúde.

  1. Possuem efeito calmante

Alguns chás como o chá de camomila e o chá de maracujá possuem substâncias que exercem efeito calmante no organismo reduzindo, por exemplo, os sintomas da ansiedade.

  1. Ajudam a desintoxicar o organismo

Os chás também contribuem para eliminar substâncias tóxicas do organismo fazendo com que o funcionamento do organismo melhore e ajudando também na prevenção de doenças e na eliminação do peso.

Melhor Horário Para Tomar Chá
Melhor Horário Para Tomar Chá


Melhor horário para tomar chá

No geral, não existe um horário específico para se tomar chá. Muitos preferem ingerir em horários de lanches ou no café da manhã. Mas alguns chás como, por exemplo, os calmantes, são mais indicados para serem consumidos antes de dormir, principalmente para quem sofre de insônia.

Os chás podem ser ingeridos tanto à temperatura ambiente quanto morno ou gelado. Na temperatura morna ou gelada são ideais para serem ingeridos em jejum, pois estimulam o funcionamento do intestino e também na perda de peso.

É bom lembrar que o consumo de chá ou de qualquer outro líquido não substitui o consumo de água. Por isso, ingerir uma boa quantidade de água deve prevalecer mesmo que você passe a tomar chás todos os dias ou aumente a quantidade de chá diária.

5 chás que emagrecem

Vários são os chás que ajudam no emagrecimento, mas vamos citar aqui 5 chás que emagrecem que são os mais consumidos e que você pode escolher para acrescentar no seu dia a dia.

  1. Chá verde

O chá verde ajuda a emagrecer porque contém a cafeína, uma substância termogênica que acelera o metabolismo.

Para fazê-lo use 1 colher de chá da erva para 1 xícara de chá de água fervida. Abafe por cerca de 5 minutos. Coe e tome sem adoçar.

  1. Chá de hibisco

O chá de hibisco ajuda a emagrecer porque é rico em antioxidantes, principalmente as antocianinas, que combatem a o acúmulo de gorduras.

Para o preparo coloque 1 colher de sopa das flores de hibisco em 1 xícara de água fervida. Tampe e deixe descansar por alguns minutos. Coe e tome quente ou gelado sem açúcar.

  1. Chá de gengibre

O chá de gengibre ajuda e emagrecer porque possui uma substância termogênica chamada gingerol que acelera o metabolismo.

Para o seu preparo coloque 1 colher de sopa de gengibre em 1 litro de água e deixe ferver por cerca de 10 minutos. Depois desligue o fogo, tampe a panela, deixe esfriar um pouco, coe e tome.

  1. Chá de canela

A canela é um ótimo emagrecedor porque é um alimento termogênico que também acelera o trabalho do metabolismo.

Para preparar esse chá coloque em uma panela 1 xícara de água e acrescente 1 canela em pau. Deixe ferver por cerca de 5 minutos. Depois de fervido retire a canela e deixe amornar para beber.

  1. Chá de limão

O chá de limão ajuda a perder peso principalmente gelado, pois, quando ingerido, o organismo precisa trabalhar mais para normalizar a temperatura do chá de limão gelado com a do corpo eliminando, assim, mais calorias.

Para o seu preparo, em uma panela coloque 1 litro de água e acrescente a casca de 2 limões. Deixe ferver por cerca de 10 minutos. Desligue o fogo, retire as cascas e acrescente o suco de 2 limões. Tome de preferência gelado.

bannerPortal

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha com a imagem abaixo * TimLimite de tentativas alcançadas