Carvão Ativado: Benefícios, Para Que Serve e Efeitos Colaterais

Hoje, muitos produtos e substâncias têm sido utilizados principalmente para fins medicinais e uma delas é o carvão ativado. É um produto relativamente novo e que muitas pessoas ainda não sabem das suas propriedades e finalidades.

Por isso, continue acompanhando este artigo e saiba um pouco mais sobre o esse produto e para que ele serve.

Carvão Ativado
Carvão Ativado

O que é carvão ativado?

É um material feito de carbono puro que pode ser elaborado de diversas fontes. Para ser utilizado em tratamentos naturais deve ser feito de fontes naturais, entre elas a concha de coco.

Esse carvão possui várias características e propriedades e a principal delas é que ele contém uma elevada porosidade em sua superfície. É essa propriedade que faz com que esse carvão tenha diversas finalidades e benefícios que veremos mais adiante.

É importante lembrar que esse carvão não é o mesmo carvão utilizado para assar comidas e alimentos na brasa, aquele que é utilizado em churrascarias e em casa. Esse tipo de carvão não é medicinal e é rico em toxinas que causam danos à saúde e, por isso, nunca deve ser consumido.

A produção do carvão ativado ocorre através de um processo controlado. A sua queima é feita com baixo teor de oxigênio e a uma temperatura de até 1000°C de forma que o material não seja queimado totalmente a fim de manter a sua característica de porosidade que é o que garante as utilidades e benefícios desse carvão.

Para que Serve?

Muitas são as utilidades do carvão ativado. Por causa da sua porosidade e propriedades da sua superfície, esse produto serve, principalmente, para remover impurezas presentes em líquidos como a água. Por isso, é utilizado em fabricação de sistemas que purificam a água como, por exemplo, os filtros.

Em casa pode ser utilizado em geladeiras para evitar que odores dos alimentos estocados se espalhem pelo interior da geladeira, pois retém esses odores.

Outra utilização desse carvão é para a remoção de impurezas de gases como os gases tóxicos liberados das indústrias.

Esse carvão também pode ser utilizado em vários setores como na indústria química, indústria farmacêutica, indústria de cosmético e indústria alimentícia.

Nos Estados Unidos esse tipo de carvão pode ser encontrado em uma bebida comercializada feita com limão. É a limonada feita com carvão ativado.

Benefícios

Já vimos que o carvão ativado possui várias finalidades e seus benefícios também são vários. Neste item falaremos dos benefícios que esse carvão pode oferecer.

  1. Combate gases e inchaço

O carvão ativado ajuda a combater gases, inchaço e dores abdominais. Em caso de refeições que geralmente causam gases ou desconforto intestinal, o recomendado é ingeri-lo antes dessas refeições.

  1. Elimina toxinas do organismo

Outro benefício desse tipo de carvão é a remoção de toxinas e impurezas do organismo já que ele tem a propriedade de adsorção, ou seja, por causa da sua alta porosidade, ele consegue fixar as substâncias e toxinas em sua superfície porosa e removê-los do organismo.

Muitas toxinas surgem no organismo através de fontes externas como poluição, agrotóxicos, produtos químicos presentes nos alimentos industrializados, cosméticos, medicamentos e várias outras fontes. Essas toxinas se instalam no organismo e podem causar muitos danos, principalmente doenças como o câncer e também o envelhecimento precoce.

Mesmo com essa capacidade de remover toxinas, em alguns casos o carvão ativado não é capaz de agir, por exemplo, em caso de ingestão de substância corrosiva como os ácidos e também ingestão de álcool, petróleo e metais como o ferro, lítio e arsênio.

  1. Filtra impurezas da água

Como vimos, esse carvão também ajuda a filtrar as impurezas da água por causa da sua propriedade de adsorção que retém em sua superfície as impurezas e elementos que poluem a água.

Combate Envelhecimento

  1. Combate o envelhecimento

Ao passo que o carvão ativado contribui para eliminar toxinas do organismo, melhora o funcionamento de vários órgãos e do organismo em geral, o que ajuda a retardar o envelhecimento, um processo que é natural do corpo, mas que é acelerado pela alta carga tóxica a qual o nosso corpo é exposto todos os dias.

  1. Melhora a saúde da pele

Outro benefício desse carvão é a melhora da saúde da pele ao ser usado diretamente na pele. Para isso, poder se usado para amenizar odores, acne, picadas de insetos e até erupções causadas por plantas venenosas.

  1. Envenenamento e overdose de drogas

Esse carvão também é utilizado em caso de envenenamento e overdose causados por drogas. Além disso, algumas pessoas também utilizam em casos de ressaca.

O carvão ativado emagrece?

Esse produto não é um estimulador direto do emagrecimento. Ele pode ajudar a emagrecer por causa dos seus vários benefícios à saúde que melhoram o funcionamento do organismo e principalmente por causa da sua ação desintoxicante do organismo.

Além disso, evidências ainda apontam que o carvão ativado pode ajudar a reduzir o colesterol, o que também indiretamente pode contribuir para o emagrecimento.

Porém, esse carvão só pode fazer efeito quando há o consumo de uma alimentação saudável e a prática de atividade física. Caso contrário, o carvão não fará efeito.

Efeitos Colaterais

Os efeitos colaterais que podem surgir com a ingestão do carvão ativado é em caso de consumo em excesso. Alguns desses efeitos são:

  • Diarreia
  • Vômitos
  • Constipação

O uso do carvão ativado também pode impedir a ação de algum medicamento que esteja sendo administrado e a absorção de nutrientes como vitaminas e minerais.

Por isso, o seu uso deve ser feito sob orientação médica até para saber em quais casos ele não pode ser ingerido como em casos de cirurgias do trato intestinal, obstrução intestinal, outros problemas do trato digestivo e em algumas outras situações.

Onde encontrar e como consumir

O carvão ativado pode ser encontrado em farmácias e casas de produtos naturais principalmente na forma de cápsulas e em pó.

A principal forma de consumo é ingerir as cápsulas com água. Para a dosagem correta, procure um médico para você saber a quantidade correta de acordo com as suas necessidades.

O uso do carvão ativado só pode ser feito sob orientação médica. Seu uso de forma orientada e adequada é seguro para a saúde, mas consumido de forma inadequada pode causar riscos.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha com a imagem abaixo * TimLimite de tentativas alcançadas