O Vilão Que Virou Mocinho – 10 Benefícios do Ovo Para Sua Saúde

Guia definitivo desvenda se o ovo é o herói ou o vilão da saúde. Veja 10 benefícios do ovo e porque você não deve mais ter medo dele a partir de hoje.

O ovo que durante muito tempo foi intitulado como vilão da saúde, hoje, é considerado o segundo alimento mais completo do mundo, ficando atrás apenas do leite materno.

Saiba quais são os benefícios do ovo, formas de consumi-lo e quais são os problemas relacionados ao ovo e, eu já te adianto, não é o colesterol. Acompanhe este artigo comigo pelos próximos minutinhos que você irá aprender como tirar o melhor proveito desse alimento tão nutritivo.

Tópicos deste artigo:

Benefícios do ovo - Ovo cozido
Benefícios do ovo – Ovo cozido

COMPOSIÇÃO NUTRICIONAL DO OVO!

Considerado o alimento mais completo do mundo depois do leite materno, o ovo oferecerá tudo o que for necessário para surgir uma nova vida, no caso, a do pintinho. Por isso, daqui a pouco vou te mostrar 10 benefícios do ovo e mais 5 receitas simples para você consumir esse super alimento, mas antes, quero te mostrar a composição nutricional dos ovos.

Ele é rico em proteínas e aminoácidos essenciais (aquelas que o organismo não consegue produzir), gorduras boas, sais minerais, vitaminas importantíssimas, além de antioxidantes e anti-inflamatórios extremamente potentes.

Principais componentes do ovo de galinha:

– Proteínas de alto valor biológico (essenciais).

– Gorduras boas (Gordura saturada, pequena fração de gordura insaturada e colesterol).

– Vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K).

– Vitaminas hidrossolúveis, complexo B (B6, B12).

– Sais minerais (Magnésio, Zinco, Cálcio, Ferro, Potássio, Fósforo entre outros).

– Luteína e Zeaxantina.

– Carotenoides (antioxidantes).

– Ácido fólico.

– Colina e fosfatidilcolina.

– Betaína.

– Entre esses estão compostos no ovo, totalizando 12 vitaminas, 14 minerais, 20 proteínas e aminoácidos, diferentes tipos de gorduras boas (inclusive ômega 3), além de antioxidantes e anti-inflamatórios.

Vale ressaltar que tais componentes são encontrados em outros tipos de ovos, como o de codorna ou avestruz, no entanto pode haver uma diferença na concentração de cada composto, como por exemplo o de codorna, que apresenta maior composição de gorduras do que o de galinha.

Agora que vimos a sua composição, vamos aos 10 benefícios do ovo que são pouco conhecidos pela maioria das pessoas.

BENEFÍCIOS DO OVO

  1. AUXILIA CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO.

O ovo ajuda no crescimento e desenvolvimento das crianças, isso por apresentar além de uma composição nutricional extremamente rica e completa, mas por apresentar também um hormônio muito importante ao desenvolvimento e manutenção do organismo, a Pirrolo Quinonina Quinona, composto diretamente relacionado com a formação de células novas no organismo e com o GH, outro hormônio do crescimento.

Vale ressaltar que o recomendado é que as crianças comecem a consumir ovos com idades superiores a 1 ano, por questões alérgicas, uma vez que o sistema imune ainda não está completamente desenvolvido podendo este estranhar algumas substâncias presente no ovo.

  1. MELHORA A SAÚDE DOS OLHOS.

O ovo é considerado também um dos melhores aliados da visão, devido a dois principais componentes carotenoides, a Luteína e a Zeaxantina, que protegem as células dos olhos retardando sua degradação, sendo muito potente para a prevenção da catarata, da retinose pigmentar e até mesmo da degeneração macular (“desgaste dos olhos que ocorre ao passar dos anos”).

  1. AUXILIA A SAÚDE DO CORAÇÃO!

Esse pode ser um dos benefícios do ovo mais polêmico, mas também é um dos mais importante, por isso vou te explicar detalhadamente.

Sempre que aconselho alguém a comer ovo, de cara já me perguntam, mas e o colesterol?

Daí, dou uma explicação gigantesca contextualizando o assunto, mostrando o que é verdade e o que é mentira em relação ao ovo e o colesterol. Mas calma aí, que mais à frente eu te explico melhor. Aqui quero te apresentar apenas alguns dados importantes para que você perca o medo de consumir esse precioso alimento.

Existem diversas análises que apontam a quantidade colesterol no ovo de galinha, em média, este apresenta cerca de 300mg de colesterol, sendo que apenas uma pequena fração o corpo consegue absorver e utilizar, sendo apontado pelos autores que menos do que 10% de todo esse colesterol é de fato absorvido e metabolizado para o corpo.

Em um estudo publicado pelo renomado “The Journal of The American Medical Association” concluiu que o consumo diário de ovo não apresenta relação com o aumento de doenças cardíacas ou acidente vascular cerebral (AVC), além deste ainda afirmar os benefícios do ovo para o aumento do HDL (Lipoproteína de Alta Densidade), de melhorar a percepção do organismo a glicose sanguínea e a insulina produzida, fazendo com que esta relação seja melhor aproveitada, onde a glicose é absorvida com menor velocidade, ajudando consequentemente também então, no controle do peso corpóreo.

Em um dos jornais de medicina mais respeitados do mundo, o “British Journal of Medicine” em janeiro de 2013 foi publicado um outro estudo que demonstrava os benefícios do ovo a saúde, onde afirma-se com dados conclusivos que o consumo diário de 1 ovo grande, além de não aumentar o colesterol total, aumentar os níveis de HDL (Lipoproteína de alta densidade importante ao organismo), demonstrou que o consumo de diário de ovo não apresentou qualquer relação sobre o aumento de doenças cardíacas ou de acidentes vasculares cerebral (AVC).

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  1. MELHORA A SENSIBILIDADE A INSULINA.

Como demonstrado como parte das apresentações de dados dos estudos anteriores, alguns estudos específicos enfatizam com precisão os benefícios do consumo regular de ovos para um controle da relação glicose/insulina, além de ainda auxiliar o aumento da sensibilidade da insulina a quantidade de glicose disponível, sendo de extrema importância aos resistentes à insulina ou até mesmos os portadores de diabetes mellitus.

  1. MELHORA A SAÚDE DO CÉREBRO.

Como você viu na parte da composição do ovo, este é rico em vitaminas do complexo B, em especial, rico também em Colina, tal composto contribui para diversas funções no organismo, principalmente para a formação de neurônios, melhorando consequentemente a saúde do cérebro e do sistema neural como um todo, diminuindo em níveis satisfatórios o surgimento de doenças degenerativas, como Parkinson e Alzheimer.

Outro fator do ovo que agrega a saúde do cérebro, é que o nosso querido centro de comando (cérebro), além de ser composto por cerca de 60% de gorduras saturadas e colesterol, também adora estes dois como fonte de energia, tais compostos em que o ovo também é rico.

Os estudos mostram que um baixo consumo de colina, está associado a maiores chances de doenças no fígado, doenças cardiovasculares e claro, distúrbios neurológicos.

Você deve concordar comigo que só com esses benefícios do ovo, já vale a pena dar uma chance para ele, não é mesmo? Mas estamos só na metade e daqui a pouco vou te mostrar 5 receitas para você consumir os ovos no seu dia a dia.

  1. AJUDA NO CONTROLE DO PESO CORPORAL.

Com uma composição extremamente rica em nutrientes, gorduras e proteínas de qualidade ainda com uma baixíssima concentração de carboidrato, os ovos são um dos melhores aliados da perda de peso.

Essas gorduras que ovo apresenta nos deixam satisfeitos por muito mais tempo, ainda mais se comparado com carboidratos que além de nos engordarem nos fazem sentir fome toda hora. Essas gorduras boas apresentam lenta degradação (digestão) e nos disponibilizam muita energia com alta duração, o que é ótimo para manter os níveis de glicose e insulina bem controlados, fazendo com que a gente não tenha excesso de energia, que seria armazenada na forma de gordura.

As proteínas essenciais encontradas nos ovos nos auxiliam no ganho de massa magra, o que acelera consequentemente o nosso metabolismo, fazendo com que a gente queime mais gordura.

Estudos mostram que pessoas que comem ovos no café da manhã, tendem a comer menos durante todo o restante do dia, auxiliando na perda de peso.

  1. AUXILA NO GANHO DE MÚSCULO.

Os ovos são excelentes fontes de proteínas de qualidade. Essas proteínas consideradas essenciais (corpo não produz) ajuda na absorção de outras proteínas pelo muscula, está diretamente relacionada com a contração e a formação de novas células musculares.

  1. MELHORAM O SEU HUMOR.

Com uma composição rica em vitaminas do complexo B (B6, B12, folatos e etc.) o ovo se torna também um amigo do seu humor. Tais vitaminas promovem a saúde e o bem-estar mental e emocional, através de um controle das substâncias que nos deixam “irritados” quando produzidas em excesso.

Além destes, os ovos são ricos em lecitina, metionina e cisteína, tais substâncias que funcionam como um estabilizante do humor, sendo inclusive utilizados em quadros de depressão, devido aos seus fatores benéficos a saúde psicológica e mental.

  1. AJUDA O CORPO A PREVENIR O CÂNCER.

Na gema do ovo além de todos esses componentes que você viu até agora, é rica também em dois aminoácidos específicos, o triptofano e a tirosina, que apresentam propriedades antioxidantes, que são ótimos auxiliares no combate a células defeituosas ou problemáticas.

Vale ressaltar que fritar ou cozinhar o ovo vai diminuindo essas propriedades, sendo que quanto mais quente é o preparo menor será tais efeitos sobre o organismo.

  1. SÃO ÓTIMOS NA GRAVIDEZ.

Novamente a colina é uma aliada da nossa saúde, só que dessa vez de quem ainda está sendo formado. Estudos mostraram que mulheres gravidas que suplementam colina através de uma alimentação natural, apresenta menores chances do bebe nascer com problemas de saúde mental ou doenças crônicas, inclusive durante o desenvolvimento dele como criança, uma vez que a colina desempenha um papel crítico sobre o desenvolvimento do cérebro do feto em si.

O que achou dos 10 benefícios do ovo? São muitos né? Mas continua aqui comigo que vou te ensinar qual tipo de ovo você deve escolher e depois vem as receitas.

Benefícios do ovo - Ovo mexido
Benefícios do ovo – Ovo mexido

QUAL O MELHOR OVO?

É essencial saber que nem todos os ovos são criados de forma igual, uma vez que existem diferentes tipos de cuidados com a galinha que irá formar esses ovos.

A grande maioria desses ovos encontrados em supermercados são produzidos por galinhas criadas em fábricas, enjauladas, com pouca luz, sem espaço para correr e ainda são alimentadas com grãos que alteração a composição dos seus ovos produzidos.

O ideal é consumir ovos caipiras, onde a galinha comeu tudo ao ar livre, teve espaço para se movimentar e tomou bastante sol. Esse sim serão excelentes ovos para o seu consumo.

Outros ovos que também apresentam ótima qualidade, são aqueles que apresentam o selo de (ORGÂNICO) e podem ser encontrados também nos supermercados. Infelizmente esses são mais caros.

Outro ponto extremamente importante a respeito do consumo de ovos é que na hora de escolher os ovos, é necessário ter uma atenção sobre a integridade de sua casca.

Alguns ovos apresentam um microrganismo patógeno (irá gerar doenças), chamado de salmonella, sendo que este é encontrado naturalmente no intestino da galinha e se torna bem difícil de eliminá-lo por completo durante a produção dos ovos.

Existem pesquisam que apontam que a cada 200 ovos, 1 apresenta a salmonella. Por isso a importância de não comprar ovos em que a casca apresente rachaduras, pois isso facilitará a entrada do microrganismo para dentro do ovo.

DICAS IMPORTANTES:

  1. Evite consumir ovos totalmente crus, a fim de evitar a intoxicação por salmonella.
  2. Evite armazenar os ovos na porta da geladeira, uma vez que toda vez que abrimos ou fechamos a porta da geladeira, podemos estar contribuindo para a rachadura dos ovos.
  3. Depois do preparo do ovo a temperaturas elevadas, as chances de sobrevivência dos microrganismos se torna extremamente pequena.
  4. Ao utilizar ovos crus em receitas que não serão aquecidas, procure lava-los bem.

O MITO DO COLESTEROL E DO OVO!

Quando se fala de ovo e saúde do coração é necessário comentarmos sobre o colesterol, que durante algum tempo foi erroneamente intitulado como vilão do coração e da saúde.

Muitas pessoas deixam de comer ovo, um dos melhores alimentos do mundo, relativamente barato, que traz inúmero benefícios a saúde por achar que ele aumenta colesterol, que traz problemas ao coração, que isso e que aquilo, no entanto, os estudos e pesquisas mostram completamente o contrário.

Essa história toda com o ovo começou quando se divulgou as pessoas o que nós pesquisadores chamamos hoje de “O mito do colesterol”, onde em tal posicionamento, acreditavam-se que o colesterol consumido através dos alimentos aumentaria o colesterol total do corpo, o que na prática, não acontece.

O que acontece é que o nosso corpo apresenta mecanismos extremamente precisos e eficazes de regulação, ainda mais quando se trata de colesterol, um componente essencial a vida humana. Quando nós deixamos de ingeri-lo através dos alimentos, o nosso corpo começa a produzir colesterol, mais precisamente no fígado, na quantidade que for necessário, devido tamanha importância.

Tratando-se de colesterol, o nosso organismo trabalha com mecanismos de compensação de forma a equilibrar o que é ingerido e o que é produzido, ou seja, quanto mais nos ingerimos através das refeições, menos o nosso corpo precisa produzir, além de que quando há o excesso deste no corpo, nós também conseguimos excreta-lo através das fezes.

Isso acontece claro, em organismo normais e saudáveis e tal processo pode ser desestabilizado através de maus hábitos e má alimentação, levando em consideração também, alguns indivíduos com quadros específicos de saúde, que apresentam dificuldade de manter o colesterol balanceado.

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Agora que você já conhece os benefícios do ovo, sua composição e como escolher, chegou a parte pratica desse conteúdo. Quero te passar 5 receitas simples e deliciosas para você acrescentar o ovo no seu cardápio.

RECEITAS DELICIOSAS COM OVOS!

  1. OMELETE DE ERVAS FRESCAS.

Ingredientes:

– 4 Ovos.

– 1 Colher (sopa) de cebolinha-verde picada.

– 1 Colher (sopa) de salsinha picada.

– 1 Colher (sopa) de manteiga ou banha de porco.

– 1/2 Colher (café) de cúrcuma em pó.

– ½ Colher (café) de orégano desidratado.

– Sal a gosto.

Modo de preparo:

Em uma tigela, bata os ovos. Acrescente o sal e as ervas. Misture bem. Em uma frigideira antiaderente, derreta a manteiga, sem deixar queimar, e espalhe toda a mistura. Espere firmar um pouco e, com uma escumadeira, levante as bordas para que a parte líquida escorra para baixo da omelete e vá secando. Espere dourar.

Benefícios do ovo - Omelete
Benefícios do ovo – Omelete
  1. ABACATE COM OVOS AO FORNO.

Ingredientes:

– 4 Ovos grandes.

– 2 Abacates maduros.

– Azeite de oliva.

– Sal, pimenta E ervas finas a gosto.

Modo de Preparo:

– Forno pré-aquecido a 200º C.

– Corte o abacate pela metade e tire o caroço. Extraia 2 colheres de sopa da polpa do abacate para deixar espaço para o ovo.

– Com cuidado, coloque o ovo no espaço central do abacate. Coloque sal e pimenta a gosto e tempere com ervas aromáticas.

– Asse cerca de 15 minutos, até que o ovo fique cozido.

– Ideal para diabéticos.

  1. OVOS NO PIMENTÃO.

Ingredientes:

– 3 Pimentões.

– 6 Ovos.

– Sal e pimenta do reino.

Modo de preparo:

– Pré-aqueça o forno a 200° C.

– Corte os pimentões pela metade e remova todas as sementes. Enquanto isso, pegue uma assadeira e cubra-a com papel manteiga. Agora coloque os pimentões e coloque na assadeira com o papel manteiga, um do lado do outro. Depois quebre um ovo dentro de cada ½ pimentão e polvilhe com sal e pimenta-do-reino. Leve a assadeira ao forno por cerca de 20 minutos, até que todos os ovos estejam bem assados.

  1. OVO COZIDO RECHEADO.

Ingredientes:

– 8 Ovos cozidos, gema parcialmente dura.

– 100g de atum ralado.

– 50 ml de Iogurte natural.

– 1 Colher (sopa) de parmesão ralado.

– Sal, pimenta do reino e orégano.

Modo de preparo:

– Cortar os ovos no meio, dando para tirar as gemas. Em um prato, coloque as 8 gemas cozidas, o atum, o iogurte, o parmesão, o sal a pimenta e o orégano a gosto e esmague com o garfo, misture tudo até obter uma massa homogênea. Recheie as cavidades das claras cozidas com essa mistura. Com o forno pré-aquecido a 200° C, asse por cerca de 7 minutos, apenas para o queijo derreter.

– Sirva ainda quente.

  1. OVOS MEXIDOS COM BACON.

Ingredientes:

– 1 Colher de chá de manteiga (Ghee de preferência).
– Dois ovos.
– 2 fatias de bacon fresco cortado em pedaços.
– Sal.

Modo de preparo:

– Frite o bacon na própria gordura numa frigideira e reserve.

– Quebre os ovos e os coloque em um recipiente. Acrescente a manteiga no mesmo recipiente, mas não mexa.

Coloque tudo em uma frigideira média, fogo baixo/médio – se as claras começarem a ficar cozidas muito rapidamente, tire a panela do fogo por um tempo.

Com uma colher de pau ou uma espátula de silicone, mexa de maneira a estourar as gemas, mas, ainda assim, delicadamente. Concentre os movimentos no centro da frigideira, que é o lugar mais aquecido e onde o ovo gruda mais, mas passe ocasionalmente pelas bordas também.

Adicione uma pitada de sal quando a mistura estiver já um pouco rígida, um pouco antes de dar o ponto do ovo. Continue mexendo até ficar na consistência que você prefere. Se você gosta dos ovos mais durinhos e secos, deixe por mais tempo.

Se preferir mais cremoso, tire do fogo mais cedo. Sirva logo em seguida. Os ovos continuam cozinhando por um tempinho quando saem da panela.

Ufa, estamos chegando ao final desse artigo sobre os benefícios do ovo e espero do fundo do coração que você tenha gostado e que essas informações sejam relevantes para a sua vida.

Como você chegou até aqui, acredito que a saúde é um tema muito importante para você, assim como é para mim, então quero compartilhar o meu melhor conteúdo sobre emagrecimento.

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Gostou dos benefícios do ovo? Deixe um comentário logo abaixo contando se você acha que ele é vilão ou mocinho e se você já consome ele com frequência. Vou ficar muito feliz em saber a sua opinião. 🙂

Grande Abraço.

Gustavo Silva.

FONTES DE PESQUISA

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2782876/

http://www.bmj.com/content/346/bmj.e8539

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19099589

https://nutritionandmetabolism.biomedcentral.com/articles/10.1186/1743-7075-2-34

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16373948

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