Banha de Porco Faz Mal? A Surpreendente Verdade Que Nunca Te Contaram

Você já ouviu falar que banha de porco faz mal à saúde? Estudioso revela se isso é mito ou verdade e ainda mostra 6 benefícios pouco conhecidos da banha de porco.

A tão falada banha de porco de hoje em dia, já é utilizada a muito tempo pelos seus avós e não é apenas mais uma “moda fitness”, mas será que a banha de porco faz mal à nossa saúde como muitos falam?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam ela não aumenta o colesterol, é extremamente benéfica ao coração e traz inúmeros benefícios a saúde.

Acompanhe este breve artigo comigo pelos próximos minutos que você já vai entender se  a banha de porco faz mal e como usa-la no seu dia a dia, além das dicas que não podem faltar.

O Que é Banha de Porco? Faz Mal?
O Que é Banha de Porco? Faz Mal?

O QUE É A BANHA DE PORCO?

A banha de porco nada mais é do que a gordura advinda do porco. É produzida por um processo bem simples de aquecimento da gordura do porco, geralmente do toucinho.

Existem outros tipos de gordura animal como por exemplo, o sebo bovino, no entanto este não é muito conhecido e utilizado na culinária do brasileiro.

A banha de porco a muito tempo é utilizada na alimentação do ser humano, sendo esta banha a mesma que os nossos avós e bisavós usavam para cozinhar a comida e sempre apresentaram uma saúde de ferro.

A sua composição é formada por 100% de gorduras, sendo que em 100g de banha de porco temos cerca de 39g de gorduras saturadas, 45g de gorduras monoinsaturadas, apenas 11g de gorduras poli-insaturadas além de mais ou menos 95mg de colesterol. Essa quantidade de gordura leva as pessoas a se perguntarem se a banha de porco faz mal ou se ela engorda e eu vou explicar isso detalhadamente nos próximos tópicos.

BANHA DE PORCO ENGORDA?

Várias pessoas ainda associam erradamente que quanto mais gordura você consumir mais você irá engordar, no entanto, isso não apresenta nenhuma relação, nem base científica, sendo que o que acontece na prática é exatamente o contrário.

As gorduras advindas de animais são alimentos que ajudam inclusive a perder peso, através do aumento da saciedade e da nutrição energética, além de trazer diversos benefícios a saúde, que você verá mais à frente no texto.

São extremamente importantes na manutenção da saúde e do peso, sendo que dietas com baixa ingestão de gorduras apresentam diversos malefícios a saúde, desde problemas cognitivos e mentais, até problemas físicos de fato.

Os que nos prejudicam de verdade, são os ÓLEOS VEGETAIS, como o de soja, de milho, canola e etc. que além de ter como consequência o ganho de peso, também aumentam as chances de outros problemas sérios de saúde, como doenças cardíacas, inflamação crônica do organismo, diabetes, hipertensão e entre várias outras.

bannerPortal

BANHA DE PORCO TEM COLESTEROL?

A banha apresenta sim uma certa quantidade de colesterol, cerca de 95mg a cada 100g de banha, no entanto, esta é uma quantidade relativamente pequena, além de que você não precisa se preocupar com a ingestão de colesterol na dieta.

O colesterol é um composto extremamente importante para a nossa saúde e sem ele nós não conseguiríamos viver. Existem dezenas de milhares de estudos no mundo inteiro que comprovam que o colesterol além de benéfico e essencial ao corpo não faz nenhum mal ao coração ou aumenta qualquer tipo de doenças coronarianas.

Este é um composto tão essencial que nosso corpo tem a capacidade de produzi-lo, sendo que a maior parte do colesterol é produzido em nosso próprio fígado, uma vez que este é utilizado de forma constante e em grandes quantidades, sendo precursor de diversas substâncias e hormônios importantes, como por exemplo hormônios sexuais, hormônios tiroidianos, vitamina D, sais biliares, além de ser crucial para a formação das células no corpo.

BANHA DE PORCO INDUSTRIALIZADA É SAUDÁVEL?

Todo alimento em que a indústria põe a mão pode não ser a melhor opção, a forma natural de cada alimento é sempre a mais recomendada, no entanto, muitas vezes ficamos sem opção.

Se a sua única opção para obter a banha de porco for através dos supermercados, de forma industrializada, você precisa atentar-se ao rótulo do que está comprando. Você precisa comprar a banha de porco pura, sem adição de outras gorduras ou qualquer tipo de aditivos.

Existem diversas marcas que disponibilizam uma banha de qualidade e ainda em um preço bem acessível, atente-se apenas em verificar no rótulo qual é a composição do produto que está levando para sua casa.

Agora se você tem a opção de comprar aquela banha produzida em fazendas da região que você sabe a procedência e que está apresenta qualidade e boa higienização, essa é uma ótima opção.

Melhor do que comprar, é produzir a sua própria banha, no final deixarei para você uma forma bem simples de fazer a sua banha de porco, na sua própria casa.

Mesmo muitas pessoas falando que a banha de porco faz mal à saúde, eu estou te mostrando um novo ponto de vista e para reforçar vou mostrar alguns benefícios da banha de porco.

BANHA DE PORCO FAZ MAL? VEJA 6 BENEFÍCIOS POUCO CONHECIDOS

  1. É ESTÁVEL QUANDO AQUECIDA.

Com uma composição rica em ácidos graxos saturados e monoinsaturados a banha de porco apresenta maior estabilidade ao ser aquecida do que os óleos vegetais, o que é extremamente importante na hora de escolher o ingrediente para cozinhar os seus alimentos.

Quando a gordura ou o óleo não apresenta estabilidade térmica em altas temperaturas estas podem liberar compostos tóxicos ao organismo. Essa faixa de temperatura é denominada ponto de fumaça, onde a matéria passa do estado líquido ou fluido para o estado de fumaça.

Ao atingir esse estado de fumaça estes começam a formar a maior parte dos compostos tóxicos, como a acroleína, um dos compostos mais tóxicos e cancerígenos que se conhece, sendo que este é o mesmo composto que sai do escapamento do seu carro como resultado da combustão de combustíveis e queima e óleo, aquela fumacinha preta mesmo.

Outra vantagem da banha de porco em relação a sua estabilidade térmica, é que ela não produz a famosa gordura trans. quando exposta a luz ou oxigênio, como acontece nos óleos vegetais, ainda mais quando estes são parcial ou completamente hidrogenados, como as margarinas ou óleo de soja, milho, canola, girassol e etc. Fazendo com que a formação de gordura trans seja ainda maior do que no óleo vegetal em si.

Benefícios da Banha de Porco
Benefícios da Banha de Porco

Essa gordura de origem animal possui grande quantidade de ácidos graxos saturados, seu ponto de fusão pode variar entre 30°C a 45°C, sendo que quanto maior for sua saturação, maior será sua solidificação, estabilidade, resistência ao calor e a oxidação (TEICHMANN, 2000). Tal referência que confirma os seus benefícios em relação a estabilidade térmica da banha de porco.

O próximo benefícios vai totalmente contra o que as pessoas falam que a banha de porco faz mal, pois vou falar sobre o colesterol.

  1. BALANCEIA O COLESTEROL TOTAL E AUMENTA O HDL (“COLESTEROL BOM”).

Atualmente existe diversos estudos que comprovam os benefícios do consumo da banha de porco aos níveis de lipídeos (“gorduras”) em que o corpo humano precisa e, em especial os seus benefícios ao aumento do HDL, considerado o colesterol bom, apesar do mesmo ser uma lipoproteína que entre diversas funções é um dos responsáveis por transportar o colesterol através da corrente sanguínea ao seu destino, como por exemplo, cérebro, fígado entre outros.

Alguns estudos mostram um aumento do colesterol LDL considerado colesterol ruim, que apesar de ser uma lipoproteína teve seu nome difamado por literaturas antigas e parcialmente defasadas.

O LDL que hoje sabemos não ser um vilão também é levemente aumentado quando o indivíduo aumenta sua ingestão de banha de porco, devido a sua quantidade de gordura saturada, essa gordura animal tão importante a saúde do nosso corpo que desempenha diversas funções.

Como você pode ver no estudo que irei citar a seguir, o consumo de banha de porco apresenta benefícios a saúde e o leve aumento no LDL não apresenta nenhum malefício sequer a saúde dos humanos.

Um estudo realizado por Niehues e Bordin, 2010 as frações de colesterol e triglicerídeos foram alterados com o consumo da banha de porco, promovendo aumento de HDL e reduzindo os triglicerídeos, podendo indicar que mesmo com o aumento do LDL e do colesterol total, é interessante o seu consumo com moderação (NIEHUES; BORDIN,2010).

  1. DIMINUI O TRIGLICÉRIDES.

Como apresentado no estudo do parágrafo anterior o consumo de banha de porco estimula a diminuição dos níveis de triglicérides, esse que sim deve ser muito bem controlado, ainda mais se comparado com o colesterol total, que como diversos estudos mostram deve apresentar níveis mais elevados do que os padrões apontados por vários órgãos de saúde. Neste se tem milhares de estudos que comprovam que o colesterol é uma das matérias graxas (“gordura”) mais importantes no nosso organismo, desempenhando várias funções vitais, sendo que estudos mostram por exemplo, que quanto maior o seu colesterol após os 65 anos de idade, maior será a sua longevidade.

  1. AJUDA CONTRA A DEPRESSÃO.

Um outro benefício muito importante da banha de porco é que esta auxilia na produção de gorduras ômega 3, tal substância que desempenha diversas funções importantes a saúde de qualquer indivíduo e, entre estes, uma relação com a diminuição do risco de depressão, devido a sua composição rica em ácido graxo específico.

  1. BOA PARA O CORAÇÃO.

Ao contrário do que se acreditava há algum tempo atrás, as gorduras saturadas são ótimas aliadas da saúde do coração, uma vez que são mais estáveis e não apresentam a capacidade de se transformar em gordura trans. que sabidamente é prejudicial não só ao coração mas ao organismo como um todo, por influenciar sobre o desenvolvimento da inflamação crônica do organismo, aquela inflamação silenciosa que acomete o corpo todo promovendo o aumento do risco de diversos tipos de doenças, como pressão alta, depressão, imunidade reduzida entre várias outros problemas de saúde.

E como a banha de porco apresenta boas quantidade de gorduras saturadas ela se torna uma ótima opção para a cocção dos alimentos, principalmente quando comparada com óleos vegetais parcial ou completamente hidrogenados, que como você já deve ter entendido até esse ponto do texto, são grandes vilões da nossa saúde.

  1. RICA EM VITAMINA D.

Um outro ponto muito positivo da banha de porco é que ela apresenta boas quantidade de vitamina D, uma vitamina lipossolúvel que auxilia na absorção de cálcio do organismo, além de auxiliar na desintoxicação do organismo através do aumento da remoção de metais pesados do corpo, como alumínio, cádmio entre outros.

Depois desses 6 benefícios você ainda tem duvidas se a banha de porco faz mal à nossa saúde? Eu vou explicar esse tema detalhadamente logo abaixo.

Banha de Porco Faz Mal?
Banha de Porco Faz Mal?

BANHA DE PORCO FAZ MAL A SAÚDE?

Como você provavelmente já entendeu até agora a famosa banha de porco está longe de ser um vilão da nossa saúde, apresentando diversos benefícios além de ser extremamente mais saudável do que os óleos vegetais parcial ou completamente hidrogenados (soja, milho, canola, margarina e etc.).

Usar a banha de porco na hora de preparar a comida não é uma prática nova em nossa história, no entanto através da comprovação de seus benefícios a saúde com mais estudos recentes ela tem se tornado uma boa opção, quiçá, a melhor opção na cocção dos alimentos refogados.

Se você não chegou a conclusão que a banha de porco faz mal à nossa saúde, quero te passar uma receita caseira para conseguir esse produto.

TEM COMO FAZER BANHA DE PORCO EM CASA?

Sim é possível produzir uma banha de porco em casa e é bem mais simples do que parece. Esta se torna uma ótima opção devido a sua durabilidade, pelo preço, uma vez que ela rende bastante, além de que aquilo que nós sabemos a procedência é sempre mais recomendável do que aquela que passou por processo industrial.

Deixo aqui para você uma forma bem simples de produzir a sua própria banha, para que possa implementar esse rico alimento em sua alimentação.

Ingredientes:

– 2kg de toicinho fresco.

– 2 Colheres (chá) de sal.

– 2 Colheres (sopa) de água.

Modo de Preparo:

  1. Com uma faca, corte o toicinho em cubinhos pequenos.
  2. Disponha o toicinho em uma assadeira de vidro, coloque a água e o sal.
  3. Cubra com papel alumínio e leve ao forno médio (+/- 220° C).
  4. A cada 20 minutos mais ou menos você deve abrir e mexer o toicinho com uma colher de pau, realize este processo por cerca de 2 horas e meia, tome muito cuidado para não se queimar, a banha salpica bastante.
  5. Depois que grande parte da banha já estiver derretida, retire o papel alumínio e vá retirando com uma concha a banha e vá reservando em um recipiente de vidro com tampa, as vezes se faz necessária peneirar (peneira de aço) a banha para que não haja pedaços de toucinho.
  6. Espere a banha esfriar no recipiente de vidro destampado.
  7. Armazene na geladeira para que ela fique sempre branquinha e sem odor.

Agora que te expliquei se a banha de porco faz mal e os seus benefícios, gostaria de te convidar para conhecer o meu melhor conteúdo sobre emagrecimento.

Clique Aqui para conhecer o Novo Método de Emagrecimento que está Secando as Mulheres e junte-se a nossa família.

bannerPortal

Gostou do conteúdo? Deixe o seu comentário aqui embaixo me contando se você acha que a banha de porco faz mal à saúde ou não, vou ficar muito feliz de saber a sua opinião.

Grande Abraço.

Gustavo Silva.

FONTES DE PESQUISA

http://revistapensar.com.br/gastronomia/pasta_upload/artigos/a66.pdf

https://revista.unescnet.br/index.php/jc2016/article/view/655/392

https://revistas.unicentro.br/index.php/salus/article/view/694

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha com a imagem abaixo * TimLimite de tentativas alcançadas