Descubra 6 Alimentos Termogênicos Naturais Para Queimar Gordura

Nutricionista disponibiliza gratuitamente lista com 6 alimentos termogênicos naturais que emagrecem e queimam gordura de forma saudável.

Com certeza você já deve ter ouvido falar nos alimentos termogênicos naturais, mas talvez não saiba para que servem. Existem algumas estratégias utilizadas para ajudar no emagrecimento saudável e esses alimentos são justamente algumas dessas estratégias utilizadas para que o corpo consiga emagrecer de forma mais rápida aliado a uma alimentação saudável e a prática de atividade física.

Além do emagrecimento, que é o principal benefício, os alimentos termogênicos naturais também oferecem outros benefícios à saúde. Por isso, acompanhe um pouco mais sobre esses alimentos neste artigo.

Você saberá o que são esses alimentos, quais são os seus benefícios oferecidos para a saúde e quais são principais alimentos termogênicos naturais que você pode incluir na sua alimentação diária.

Conheça os Alimentos Termogênicos Naturais
Conheça os Alimentos Termogênicos Naturais

O que são alimentos termogênicos naturais?

São alimentos que contêm substâncias termogênicas que aumentam a temperatura do corpo fazendo com que o trabalho do metabolismo fique mais acelerado. Isso é justamente o que estimula a perda de peso.

Por isso, são alimentos que, como vimos, têm como função principal e mais conhecida auxiliar no emagrecimento. Porém, eles também oferecem outros benefícios à saúde. Acompanhe a seguir.

Benefícios dos alimentos termogênicos naturais

Os principais benefícios oferecidos por esses alimentos são:

  1. Dão mais energia e disposição

Os alimentos termogênicos aumentam a energia e disposição porque estimulam o sistema nervoso central. Isso é benéfico inclusive para os praticantes de atividade física e atletas porque melhora o desempeno físico.

  1. Contribuem para o ganho de massa muscular

Com o aumento do desempenho físico, os termogênicos naturais consequentemente estimulam o ganho de massa muscular porque melhoram a resistência muscular.

  1. Ajudam a eliminar toxinas

Os alimentos termogênicos também contribuem para eliminar toxinas do organismo porque aumentam a temperatura corporal fazendo com que toxinas sejam eliminadas através do suor.

  1. Ajudam a controlar o colesterol e a glicemia

Os termogênicos também ajudam a controlar o colesterol e os índices glicêmicos. Isso porque, ao serem consumidos, ajudam a reduzir os níveis de colesterol e de glicose sanguíneos. Isso é benéfico para quem tem problemas de dislipidemias e diabetes, respectivamente.

  1. Estimulam a digestão

O estímulo à digestão causado por esses alimentos ocorre porque estes alimentos estimulam a contração dos músculos do trato gastrointestinal levando à produção dos sucos digestivos.

bannerPortal

Existe algum risco de consumir alimentos termogênicos?

Mesmo sendo naturais, esses alimentos devem ser consumidos de forma controlada.

O consumo excessivo pode causar, além da dependência do sistema nervoso central por meio de algumas substâncias presentes em alguns termogênicos como a cafeína, por exemplo, outros efeitos adversos como tonturas, dores de cabeça, insônia, entre outros.

Por isso, o ideal mesmo é você procurar um profissional nutricionista para que você receba orientação individualizada de como consumir esses alimentos e a quantidade recomendada de acordo com as suas necessidades.

Contraindicação

O consumo dos alimentos termogênicos naturais está restrito para pessoas que apresentam algumas situações como:

  • Insônia
  • Doenças cardiovasculares
  • Hipertensão
  • Distúrbios da tireoide
  • Enxaqueca

Gestantes, lactantes e crianças devem ter o consumo desses alimentos reduzido e com orientação nutricional.

Como os alimentos termogênicos emagrecem?

Como vimos, os alimentos termogênicos naturais comprovadamente realmente emagrecem. Vários são os estudos já realizados que comprovam a ação desses alimentos na perda de peso.

A perda de peso ocorre porque, como já foi dito, as substâncias presentes nos nesses alimentos aumentam a temperatura corporal e, consequentemente, induzem o corpo a aumentar o trabalho do seu metabolismo. Com isso, o corpo trabalha em um ritmo mais acelerado.

Benefícios dos Alimentos Termogênicos Naturais
Benefícios dos Alimentos Termogênicos Naturais

Isso faz com que haja maior gasto calórico porque o corpo passa a utilizar as gorduras como fonte de energia e, consequentemente, o corpo acaba perdendo peso.

Por isso, os alimentos termogênicos naturais são muito recomendados para o tratamento da obesidade.

Porém, esses alimentos não fazem milagres. Sozinhos eles não reduzem o peso. Por isso, se você deseja emagrecer, precisa seguir uma alimentação balanceada e praticar exercícios físicos regularmente. Os termogênicos naturais apenas auxiliam e potencializam a perda de peso.

Lista com 6 alimentos termogênicos naturais

  1. Café

O café é o alimento termogênico mais comum e mais consumido. A substância termogênica presente no café é a cafeína. Outros alimentos que também possuem cafeína são o guaraná natural e o cacau puro.

Para que o café possa oferecer esse benefício de forma mais eficaz, o recomendado é consumi-lo na forma de infusão, ou seja, na forma tradicional e, de preferência, sem açúcar ou adoçante.

  1. Gengibre

Uma especiaria muito utilizada na culinária, o gengibre é mais que um alimento termogênico. É também um alimento medicinal, utilizado para tratar tosse, dor de garganta e gripe.

Sua ação termogênica se dá por causa de uma substância conhecida como gingerol. Algumas formas de consumo do gengibre são em saladas, chá e adicionado em sucos na forma de raspas.

  1. Canela

Além de estimular o trabalho do metabolismo, a canela também possui propriedades anti-inflamatórias e também melhora a sensibilidade do organismo à ação do hormônio insulina. Esses fatores também proporcionam maior perda de gordura.

Você encontra a canela tanto na forma em pó quanto em pau. Ela pode ser consumida de diversas formas, mas algumas dicas é você salpicá-la por cima de preparações, adicioná-la em sucos ou consumir na forma de chá ou água com canela.

  1. Chá verde

O chá verde possui ação termogênica por causa da cafeína e de substâncias antioxidantes como os polifenóis. Além do chá verde outros chás também são considerados termogênicos como o chá mate e o chá e hibisco.

Chá Verde - Alimentos Termogênicos Naturais
Chá Verde – Alimentos Termogênicos Naturais
  1. Pimenta vermelha

A pimenta vermelha também é classificada como um alimento termogênico pela presença de uma substância chamada capsaicina. Geralmente essa pimenta é consumida na forma de tempero ou molho.

  1. Água gelada

A água gelada não é um alimento, porém, é considerada um termogênico natural. Isso porque, quando a água gelada é ingerida, o corpo precisa trabalhar ainda mais para igualar a temperatura da água com a do corpo. Por isso, o corpo consegue eliminar mais calorias.

Para essa finalidade termogênica, a água gelada pode ser ingerida em jejum e antes das refeições.

Nutricionista Samara da Silva.

Posts relacionados:

bannerPortal

Gostou dos alimentos termogênicos naturais? Deixe um comentário logo abaixo contando se você já consome esses alimentos no seu dia a dia.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha com a imagem abaixo * TimLimite de tentativas alcançadas