Alimentos Ricos em Carboidratos: Lista Com Os 5 Maiores Venenos

Veja agora lista com 5 alimentos ricos em carboidratos que você deve evitar (O 1º é o mais consumido).

Os carboidratos, assim como os demais nutrientes, são fundamentais para nutrir o corpo e manter o organismo funcionando adequadamente. Os alimentos ricos em carboidratos ajudam na obtenção adequada deste nutriente pelo organismo e o consumo insuficiente deste nutriente pode causar alguns prejuízos para a saúde.

Por isso, conheça um pouco mais sobre os carboidratos neste artigo. Saiba os tipos que existem, qual o mais indicado para ser consumido e quais são os alimentos ricos em carboidratos.

Índice do conteúdo:

O que são carboidratos
O que são carboidratos

O que são carboidratos?

Carboidratos, mais conhecidos como açúcares são macronutrientes (assim como as proteínas e as gorduras) cuja principal função é fornecer energia para o corpo. São obtidos através da alimentação e, no organismo, são encontrados na forma de glicose ou glicogênio.

A glicose é a forma mais rápida de obtenção de energia pelo corpo. Já o glicogênio é a reserva de energia do corpo encontrado, principalmente, nos músculos e no fígado que é utilizado na deficiência de glicose.

Função dos carboidratos no organismo

A principal função dos carboidratos no organismo, como vimos, é fornecer energia para que o corpo possa funcionar normalmente. É através dos carboidratos que conseguimos realizar tarefas diárias como andar, estudar, trabalhar, realizar tarefas domésticas, entre diversas outras atividades.

Os carboidratos também são os nutrientes que fornecem energia para a realização das atividades físicas. Além de fornecer energia, eles evitam que as proteínas musculares sejam quebradas para que sejam utilizadas como fonte de energia. Isso é benéfico, principalmente, para quem treina, pois os carboidratos, de forma indireta, garantem a manutenção e até a hipertrofia muscular, ou seja, o crescimento da massa muscular.

Tipos de carboidratos

Nutricionalmente falando, os carboidratos podem ser divididos em 2 tipos: os simples e os complexos.

  1. Carboidrato simples

Os principais alimentos ricos em carboidratos simples são:

  • Adoçantes: açúcar branco, açúcar, mascavo, xarope de milho, mel, etc.
  • Doces que contenham açucares adicionados
  • Alimentos refinados (grãos refinados): arroz branco, farinha de trigo branca (pão, bolos, biscoitos, massas, etc.)
  • Sucos (natural ou industrializado) e refrigerantes

Os carboidratos simples possuem o índice glicêmico elevado e, por isso, são rapidamente absorvidos no intestino, o que causa aumento rápido da glicose sanguínea.

  1. Carboidrato complexo

Os principais alimentos ricos em carboidratos complexos são:

  • Verduras folhosas
  • Legumes crus
  • Sementes
  • Leguminosas
  • Oleaginosas
  • Cereais integrais
  • Farelos
  • Farinhas integrais

Os alimentos fontes de carboidratos complexos apresentam baixo índice glicêmico por serem ricos em fibras. Isso faz com que sejam absorvidos de forma mais lenta e constante evitando picos elevados de glicose sanguínea.

Qual carboidrato mais indicado para consumir e qual devemos evitar?

Os carboidratos mais indicados para serem consumidos são os complexos e os menos indicados são os simples.

Os alimentos ricos em carboidratos complexos, como vimos, são ricos em fibras e, por isso, fornecem não apenas carboidratos para o corpo, mas também fibras ofertando ainda mais benefícios à saúde.

As fibras presente nos carboidratos complexos ajudam a controlar a absorção dos carboidratos e isso evita que haja aumento brusco da glicose sanguínea. Isso é benéfico tanto para evitar o aparecimento da diabetes tipo 2 quanto para evitar o aumento de peso.

Além disso, as fibras dos carboidratos complexos são benéficas para a saúde intestinal, pois elas melhoram o funcionamento do intestino ao passo que estimulam os movimentos intestinais e ajudam na formação do bolo fecal melhorando a evacuação.

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Já os alimentos ricos em carboidratos simples não são recomendados para serem consumidos diariamente porque não oferecem nenhum benefício à saúde, apenas fornecem açúcares e calorias. O consumo frequente e também em excesso desses alimentos pode levar ao aumento rápido da glicose sanguínea e, em longo prazo, pode causar uma resistência do organismo à ação do hormônio insulina, o que pode levar ao aparecimento da diabetes tipo 2, além de causar aumento de peso.

Deficiência de carboidratos no organismo

A ausência severa de açúcares no organismo é identificada através de alguns sintomas como fadiga, tonturas, visão embaçada, tremores, suor frio e até desmaios.

Além desses sintomas, a deficiência de açúcar no corpo pode levar o organismo a retirar energia de outras fontes e uma delas são as proteínas. Isso se torna prejudicial porque o corpo passa a degradar as proteínas musculares fazendo com que a massa muscular fique reduzida.

Outra consequência da deficiência de carboidrato é que a função cerebral pode ser prejudicada já que cérebro é um órgão que precisa deste nutriente para manter o seu bom funcionamento.

Excesso de carboidratos no organismo

O excesso de carboidratos no organismo, assim como qualquer outro nutriente, também é prejudicial. Pode causar, principalmente, hiperglicemia e aumento no peso.

Quando o corpo recebe carboidratos em excesso em longo prazo, associado a outros fatores como sedentarismo e alimentação errada, por exemplo, pode haver desregulação do funcionamento do hormônio insulina, como vimos, e se instalar o quadro de pré-diabetes ou diabetes do tipo 2.

Outro prejuízo causado pelo excesso de carboidratos no organismo é o aumento do peso. Isso ocorre porque, quando o corpo recebe muito carboidrato, transforma o excesso desse nutriente em gordura e armazena essa gordura na forma de tecido adiposo que, entre outras funções, serve como reserva de energia. Além disso, o excesso de carboidratos causa rapidamente a sensação de fome após o processo de digestão e absorção, o que leva ao aumento do consumo alimentar favorecendo ainda mais o aumento de peso.

Lista de 5 alimentos ricos em carboidratos que engordam

Os alimentos ricos em carboidratos que facilitam o ganho de peso são os que contêm carboidratos simples. Os 5 deles são:

Alimentos ricos em carboidratos - Massas
Alimentos ricos em carboidratos – Massas
  • Pão
  • Biscoito recheado
  • Macarrão
  • Farinha
  • Arroz branco

Lista de 5 alimentos ricos em carboidratos complexos

Os 5 alimentos ricos em carboidratos complexos:

  • Farelo de aveia
  • Farinha de linhaça
  • Chia
  • Castanhas
  • Couve
Alimentos ricos em carboidratos - Linhaça
Alimentos ricos em carboidratos – Linhaça

Portanto, os alimentos ricos em carboidratos complexos são os mais importantes para a saúde. Para uma alimentação ou dieta balanceada, o recomendado é que você procure um nutricionista, pois este profissional está apto a dar todas as orientações necessárias e fazer um acompanhamento adequado levando em consideração as necessidades nutricionais e condições fisiológicas de cada pessoa.

Nutricionista Samara da Silva.

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