Veja 8 Alimentos Para Perder Barriga e Cintura Naturalmente

Precisa perder medidas? Veja a lista com os 8 melhores alimentos para perder barriga e cintura naturalmente

Perder barriga e cintura é um processo que deve ter como aliado não só os exercícios físicos, mas também a alimentação saudável. Dentro da alimentação saudável, alguns alimentos podem ajudar a potencializar esse processo.

Os alimentos para perder barriga e cintura contêm determinados nutrientes que são justamente os que fazem com que esse processo seja acelerado. Por isso, neste artigo, abordaremos quais alimentos você pode incluir na sua alimentação para que você consiga eliminar barriga e cintura e até de forma mais rápida.

  1. Proteínas

Os alimentos fontes de proteínas são essenciais para perder barriga e cintura. Isso acontece porque os alimentos fontes de proteínas são alimentos que garantem mais saciedade ao organismo, pois são de digestão mais demorada fazendo com que permaneçam por mais tempo no trato gastrointestinal. Com isso, a ingestão alimentar se mantém mais controlada.

Alimentos para perder barriga e cintura - Proteínas
Alimentos para perder barriga e cintura – Proteínas

Os alimentos para perder barriga e cintura que são fontes de proteínas são os de origem animal que, além de garantirem mais saciedade, são proteínas de alto valor biológico. Isso significa que fornecem todos os aminoácidos essenciais (que só podem ser obtidos através da alimentação) dos quais o organismo precisa para manter o seu bom funcionamento.

Os principais alimentos proteicos de origem animal são:

  • Carne vermelha magra
  • Aves como o peito de frango e de peru
  • Peixes e outros frutos do mar
  • Ovos
  • Iogurte e queijos magros como cottage, ricota, queijo minas frescal e mussarela de búfala

Além de contribuir para perder barriga e cintura, os alimentos fontes de proteínas também são importantes para a manutenção e crescimento da massa muscular. As proteínas também são necessárias para formar e manter a estrutura física saudável de várias partes do corpo como cabelos, unhas, entre outras.

  1. Fibras

As fibras são alimentos para perder barriga e cintura porque, assim como as proteínas, dão mais saciedade ao organismo. Isso ocorre porque as fibras retardam o esvaziamento gástrico permanecendo por mais tempo no tato gastrointestinal. Isso ajuda a manter a ingestão alimentar mais controlada evitando o consumo aumentado e, consequentemente, o aumento da ingestão calórica.

Os principais alimentos para perder barriga e cintura fontes de fibras são:

  • Cereais integrais (in natura ou farinhas): arroz, aveia, trigo, milho, quinoa, amaranto, etc.
  • Sementes (in natura ou farinhas): chia, linhaça, gergelim, girassol, etc.
  • Farelos
  • Oleaginosas: castanhas, nozes, amêndoas, amendoim, avelãs, pistache e macadâmia
  • Leguminosas: feijão, soja, lentilha, grão de bico e ervilha
  • Verduras folhosas
  • Frutas e legumes com casca, entrecasca, talos, folhas, bagaço e sementes

Outro benefício das fibras é manter o bom funcionamento do intestino, pois melhoram o trânsito intestinal e ajudam na formação do bolo fecal e da evacuação. Além disso, as fibras também ajudam a manter as taxas de açúcar e de colesterol sanguíneos controlados, pois elas controlam a absorção dos açúcares e das gorduras pelo intestino.

Os alimentos fontes de fibras podem ser consumidos em qualquer refeição do dia.

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  1. Termogênicos

Os alimentos termogênicos são uma classe de alimentos que mais estimulam a perda de barriga e cintura. Isso ocorre porque esses alimentos aumentam o trabalho do metabolismo favorecendo o maior gasto calórico.

Os principais alimentos termogênicos são:

  • Café
  • Gengibre
  • Canela
  • Chá verde
  • Pimenta vermelha
  • Cacau em pó
  • Guaraná em pó
  • Vinagre de maçã

Alguns termogênicos não são consumidos puros. O gengibre e canela, por exemplo, podem ser acrescentados em preparações como sucos e vitaminas. A pimenta vermelha é mais é utilizada para molhos e temperos, bem como o vinagre de maçã. Já o cacau e o guaraná podem ser utilizados na forma de vitaminas, entre outras preparações.

  1. Chás

Muitos chás são utilizados para eliminarem gordura. Esses chás exercem essa função porque eles são ricos em substâncias que potencializam a queima de gordura e as principais substâncias são os antioxidantes e a cafeína, uma substância termogênica presente em alimentos como o café.

Alguns dos chás utilizados para perder gordura e, consequentemente, barriga e cintura são:

  • Chá verde
  • Chá mate
  • Chá de hiibisco
  • Chá de carqueja
  • Chá de limão

Além da eliminação de gordura, outro benefício desses chás é que eles funcionam como um diurético. Isso significa que contribuem para eliminar líquidos retidos no corpo que causam a o aspecto de inchaço. Isso ocorre porque esses e outros chás melhoram o funcionamento dos rins à medida que aumentam o volume e o fluxo urinário.

Os chás podem ser consumidos em horários como café da manhã, lanches e à noite.

  1. Verduras

As verduras são alimentos para perder barriga e cintura porque, além de serem ricas em fibras dando mais saciedade ao organismo e ajudando a controlar a ingestão alimentar, são alimentos pobres em calorias.

Alimentos para perder barriga e cintura - Verduras
Alimentos para perder barriga e cintura – Verduras

As principais verduras que exercem esse benefício são as verduras ricas em água e também menos calóricas como, por exemplo, o pepino e o tomate, além das verduras folhosas como alface, acelga, espinafre, couve, repolho e várias outras.

As verduras também são alimentos ricos em nutrientes, principalmente as vitaminas e os minerais, que são indispensáveis para o bom funcionamento do organismo. Podem ser consumidas em horários das refeições como almoço e jantar.

  1. Água gelada

A água gelada, apesar de não ser considerada um alimento, também ajuda a perder barriga e cintura, pois estimula a queima de gordura. Isso ocorre porque, quando a água gelada é ingerida, o corpo precisa trabalhar mais para normalizar a temperatura da água. Com isso, o corpo aumenta o trabalho do metabolismo fazendo com que o gasto calórico seja maior.

A água, além de hidratar o corpo, também é importante para o bom funcionamento do organismo já que muitas reações no corpo ocorrem com a presença da água. Além disso, a água ajuda no fluxo urinário e é importante para a saúde da pele.

A água gelada pode ser ingerida em vários momentos do dia, inclusive em jejum e antes das refeições. Adicionando limão à água gelada, potencializa ainda mais essa perda de gordura na região abdominal.

Nutricionista Samara da Silva.

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1 Comentário


  1. Bacana a matéria, gostei mas o último item, a água gelada, se não for usada com o suco de limão em jejum não emagrece tanto, eu andei procurando a respeito e notei que meio litro de água gelada consome 17 calorias. É muito pouco.

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