Como ter uma alimentação balanceada mesmo com a vida corrida

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Ter uma casa pra arrumar, filhos pra cuidar, faculdade, trabalho,  uma vida social é uma realidade na vida de muitas pessoas e ainda conseguir tempo para cuidar da alimentação e da saúde parece ser uma tarefa impossível.

Nossa rotina repleta de deveres, compromissos e responsabilidades pode dificultar a caminhada e a falta de tempo leva muitas pessoas a optarem por se alimentar de industrializados, fast-foods, sanduíches, guloseimas entre outros alimentos que prejudicam a nossa saúde.

Essa prática parece ser a única opção possível para a grande maioria da pessoas, entretanto é possível conciliar todos os seus afazeres com uma alimentação balanceada e uma vida equilibrada. É necessário uma certa organização, só que é bem possível. Você já vai entender como fazer isso.

I-PREPARE A SUA ALIMENTAÇÃO

COMPRE DE MANEIRA INTELIGENTE

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A ida ao supermercado deve ser uma tarefa programada e consciente, focada em uma alimentação balanceada. Procure fazer compra de alimentos saudáveis e o mais práticos possíveis, como legumes que não precisam de tanto preparo, frutas, iogurtes, castanhas, folhas frescas e evite ao máximo produtos industrializados, como biscoitos e bolachas, macarrão instantâneo, nuggets e massas congeladas.

Manter a geladeira e a dispensas apenas com produtos que irão favorecer a sua saúde, tornará a sua missão muito mais fácil. É aquela velha história, se você só tem coisas saudáveis como opção, não é mais uma opção e sim a única saída, rsrs.

Observação: Faça uma contabilidade do quanto de comida você precisa para uma semana, para que a ida ao mercado seja apenas pegar o que é realmente necessário e evitar pegar os famosos beliscos (salgadinhos, biscoitos e etc). Ir ao supermercado uma vez por semana pode parecer ser trabalhoso no início, mas o tempo que você economizará no final do mês é surpreendente. Sem contar que suas refeições vão ser preparadas com alimentos mais frescos.

PREPARE A SUA PRÓPRIA COMIDA

Quando nós preparamos a nossa alimentação, nós sabemos tudo o que foi utilizado no preparo, podendo fugir de condimentos, aromatizantes, temperos industrializados e outras substancias que intoxicam o nosso organismo, prejudicando a nossa saúde e se é o seu caso, o seu processo de emagrecimento.

Quando se opta por comer na rua, muitas vezes as únicas opções possíveis são fastfoods ou lanchonetes e você acaba comendo aquele salgado frito, acompanhado de refrigerante, exterminando a sua saúde. Se comer fora for a sua única opção naquele dia, procure restaurantes por quilo, na grande maiorias das vezes, é disponibilizado algumas variações de legumes, saladas e carnes.

Procure reservar um tempo do seu domingo para preparar as suas principais refeições da semana. Por exemplo, cozinhe porções de legumes no vapor (brócolis, cenoura, couve-flor, abobrinha e etc.) para cada dia da semana almoço e janta e divida em potinhos (tapuer), faça a mesma coisa com a sua porção de carne (pode ser também, ovos, peixe, frango, porco) e deixe os recipientes guardados na geladeira, assim você só terá o trabalho de lembrar de colocá-los em uma bolsa térmica antes de sair da sua casa antes do trabalho.

Para o seu café da tarde, procure levar pacotinhos com uma porção pré-estabelecida de um mix de castanhas (castanha de caju, castanha do Pará, amêndoas entre várias outras opções) acompanhada de uma fruta.

II- NÃO RETIRE NENHUMA REFEIÇÃO DA SUA ALIMENTAÇÃO

NÃO PULE O CAFÉ DA MANHA

Você já deve saber que o café da manha é a refeição mais importante do dia, pois o que você come na sua manha, determinará como será a sua disposição, o seu metabolismo e sua energia durante todo o resto do dia, determinando como o seu organismo vai utilizar tudo o que você oferece como energia nas refeições seguintes. Em hipótese alguma saia de casa de jejum e tenha o almoço como primeira refeição do dia.

Isso fará com que o seu organismo fique desregulado durante muito tempo, pois ele estava utilizando a energia armazenada em seus músculos para que você se mantenha de pé, ai você vai e oferece uma grande quantidade de energia, fazendo com que ele na aproveite bem esses nutrientes oferecidos, podendo te dar sonolência, cansaço, fazendo com que o seu dia não renda.

Observação: Procure acordar alguns minutinhos mais cedo para preparar um belo café da manha. Você precisa ingerir proteínas, gorduras boas, vitaminas e uma certa quantidade de carboidrato na sua primeira refeição do dia. Existem diversos estudos comprovando os benefícios de ter uma alimentação balanceada logo no começo do dia. Opte por ovos, castanhas, frutas, abacates, isso te dará uma imensa energia durante todo o seu dia.

HIDRATE-SE BEM

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Vários médicos e nutricionistas indicam o consumo de pelo menos 2 litros de água por dia. Você sabe o por que? O nosso organismo é composto por cerca de 75% de água, e uma grande parte das reações que ocorrem no nosso corpo necessita de água para ocorrer de forma normal. Manter o nível de hidratação balanceado fará com que o seu corpo te ajude a se manter disposto e energizado constantemente. Sem contar que a ingestão de água auxilia na saciedade, fazendo com que diminua a compulsão por comer sem estar realmente com fome.

TENHA HORÁRIO PARA SUAS REFEIÇÕES

Quando nós nos alimentamos sempre no mesmo horário, o nosso corpo se acostuma a receber energia sempre nos mesmos intervalos, fazendo com que o nosso organismo tire o maior proveito possível dos nutrientes que nós estamos fornecendo a ele. Isso alem proporcionar um melhor aproveitamento das suas refeições fará com que você diminua aquela vontade de comer doce, quando você está sem se movimentar nos seus compromissos do dia.

GARANTA QUE SUAS REFEIÇÕES CONTENHAM FIBRAS DE QUALIDADE

As fibras são de extrema importância para quem quer manter uma saúde em dia. As fibras proporcionam um grande aumento na nossa saciedade, pois ao entrarem em contato com o suco gástrico do seu estomago elas formal um gel, onde esse gel aumenta o volume do bolo alimentar fazendo com que os nutrientes tenham maior contato com as paredes do estomago, melhorando a absorção de nutrientes e aumentando a sua saciedade por muito mais tempo, evitando a compulsão de comer mais do que o necessário.

Outro ponto muito importante, é que as fibras são ótimos alinhados na manutenção da saúde do nosso intestino, que é responsável por cerca de 80% do nosso potencial imunológico, fazendo com que isso aumente a nossa resistência e coloque o nosso corpo pra trabalhar a todo vapor, se livrando das toxinas , já que as fibras se grudam nesses tóxicos e os levam embora junto com as fezes.

UTILIZE O BOM SENSO NAS SUAS ESCOLHAS

Muitas vezes com a rotina incessante do dia a dia, nós ficamos sem muitas opções para nos alimentarmos, as vezes precisamos ficar trabalhando a mais no nosso horário de almoço, buscar o filho na escola entre diversos outros imprevistos que aparecem na nossa vida.

A questão é que nós precisamos utilizar o bom senso em nossas escolhas, evitando que os deslizes aconteçam . Se por algum motivo você precisar comer fora ou não deu tempo de preparar uma refeição mais elaborada, procure por pratos mais práticos e saudáveis, como mix de legumes em conserva, pescados enlatados e se você tiver que sair para comer, tenha noção do que pode te prejudicar ou não.

Busque sempre avaliar a qualidade dos alimentos que estão no seu prato. Por exemplo: se os itens do seu prato apresentam uma variação de cor, com diferentes tipos de legumes e folhas, você saberá que esta no caminho certo mesmo sem ter muitas opções.

Agora se o seu prato apresentar apenas cores amareladas e claras, reavalie o que pode ser mudado. Mude o arroz com feijão, batata frita e nuggets para, arroz, feijão, salada e um bife, pois apesar de essa ultima opção não ser a melhor possível, você estará evitando as frituras e aumentando a quantidade de proteínas e gorduras boas que estão presente na carne.

III-NÃO SE ESQUEÇA DE MONTAR UM PLANO

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Quando nós deixamos as coisas acontecerem sem um planejamento, elas simplesmente saem do controle. É muito importante ter bem claro quais são os seu objetivos e como você vai alcançar esses objetivos.

Fazer um plano que posso realmente ser seguido irá alavancar qualquer processo que você esteja buscando, seja para emagrecer ou para melhorar a sua saúde. Quando nós trilhamos o caminho com antecedência, nós tendemos a permanecer por mais tempo, e acabamos inconscientemente a nos prepararmos mais para os obstáculos que possam vir a aparecer, diminuindo muito as chances de desistência. Tenha em mente quais são os seus objetivos e metas, organize e execute. Assim você conseguirá atingir resultados extraordinários e o mais importante, permanentes e contínuos.

SE ATENTE AO JANTAR

Quem passa o dia todo fora, com uma rotina corrida e com pouco tempo disponível, tende a chegar em casa a noite faminto, com vontade de comer a primeira coisa que ver pela frente. O jantar é um refeição muito importante e deve ser controlada de maneira consistente. Comer de forma exagerada a noite, principalmente alimentos processados ou frituras,é muito prejudicial ao nosso organismo.

Como pouco tempo depois de se alimentar você vai dormir ou descansar um pouco, toda aquela energia ingerida não é gasta e utilizada de maneira eficiente, pois seu corpo esta em estado de repouso e o seu metabolismo desacelera, fazendo com que você acumule mais fácil essa energia em excesso.

Procure adquirir o hábito de fazer refeições mais leves no jantar, optando por legumes frescos e carnes brancas como peixe e frango, que apresentam um menor teor de gordura. Implementar isso em sua rotina te deixará mais leve no final do seus dias, fazendo com que você durma muito bem e acorde com fome no dia seguinte, para preparar um excelente café da manha, que como você já viu, é muito importante para a sua saúde.

TIRE O MELHOR PROVEITO DESSAS SUGESTÕES

Entenda que o resultado só aparecerá se você fizer algo por ele. Então não tente colocar a carroça na frente dos bois e fazer tudo de uma vez, evolua permanentemente, no seu tempo, implementando cada hábito de maneira gradual, percebendo como o seu organismo está reagindo. Permanece focado mesmo quando os resultados não estiverem aparecendo aos seus olhos. Assim você conseguirá atingir a saúde do seus sonhos antes mesmo do que espera. Espero ter te ajudado de alguma maneira. Um grande abraço, Gustavo Silva.  =)

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